quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A vida depois

Para muitas de nós, manter o peso é mais difícil que o próprio emagrecimento. Às vezes por que não temos a menor idéia de como fazer. Às vezes por que apesar de saber, nos iludimos. Como assim? Pelo menos eu, quanto atinjo a meta, sempre como de mais. Não por achar que não vou engordar, mas por achar que eu mereço depois de tanto sacrifício, ou memso por achar que essa seria a vida perfeita, e aí confundo a felicidade de estar magra, com a vida perfeita. Resumindo: como de mais. 

Mas na última consulta, perguntei pra minha nutri: "Tá, depois que eu atingir minha meta, como é o plano para manter?". Não só por curiosidade. É que eu precisava saber. Precisava!

E o que ela me disse, abriu meus olhos de uma tal forma, que hoje vejo a dieta e a vida de uma outra forma. Ela me disse que tenho 2 opções. A primeira é colocar carboidrato na janta (já foi descartada essa possibilidade porque gostei mais da outra). E a segunda opção é seguir exatamente o mesmo cardápio que sigo hoje, exatamente o mesmo. Só que em vez de ter direito a 1 dia de luxo, vou ter direito a 3 ou 4. Lembrando que o dia de luxo não é o dia todo, é apenas uma refeição e tudo com moderação. 

Eu fiquei bege!

Sabe aquela coisa de pegar leve depois, de achar que pode ter sobre-mesa todos os dias (ainda mais eu que comia 2 quadradinhos de chocolate todo santo dia mesmo de dieta), esquece. E sabe esse atual sofrimento que é segui a dieta bem direitinho...pois é, se acostume que vai ser assim pra sempre. Literalmente.

Porque quando a gente fala que RA é pra sempre, se refere às escolhas saudáveis, à comer salada, evitar fritra. Mas eu to falando de 3 col de arroz e 1 concha de feijão pro resto da vida. 


Pode parecer que eu estou exagerando, afinal, terei 3 saídas. Aí pensa: reunião com os amigos na sexta à noite, cinema sábado de tarde com pipoca e almoço de domingo com a família. Pronto. Lá se foi os 3 luxos e você nem viu passar. Porque isso acontece com tanta frequência, que....pera aí, porque tenho que gastar meus luxos assim?

Não quero desmotivar ningué. Mesmo porque isso não me desmotivou. Muito pelo contrário. Porque sabe quando a gente jaca até a barriga doer? Bem, isso não existe, nem pra gente e nem pra ninguém. Mesmo as "magras de ruim", duvido que comam tanto. Então também não é permitido pra nós. Até nossos deslizes têm que ser pequenos.

Isso que a gente faz, trate de gostar, porque é o que vamos fazer para sempre, mesmo depois de magras. A base da nossa alimentação vai continuar sendo arroz, feijão, salada e grelhado. E o fato de saber que terei que fazer isso depois, me dá mais força para fazer agora. Não é algo que vai passar logo. Se eu quero mesmo ficar magra e me manter magra, se este é mesmo o meu sonho, se é isso mesmo que eu quero, então tem que ser assim.

Não adiante jacar, não adianta jogar tudo pro alto, porque quando eu tiver que voltar, e eu terei que voltar, é para isso aí que voltarei. Então pra quê? Faz logo tudo certo e se acostume a essa vida. Se quiser ficar magra. Se não se importar de ser gorda, bem aí é outra história. Mas eu me importo.

E eu acho que isso, saber disso, vai me ajudar muito futuramente. Sabe quando a gente quer emagrecer os últimos 5 quilos, que é uma luta, e aí a gente logo joga tudo pro alto e devora tudo? Pois é, se tanto com os ultimos 5 quilos, como depois de eliminado os 5 quilos, eu vou ter que fazer a mesma coisa, em termo de alimentação, então posso ficar calma e aproveitar cada quilo eliminados dos últimos 5 quilos. E no ano passado que passei o ano inteiro tentando eliminar os últimos 5, ahhh, se eu soubesse.

Mas agora eu sei. E por conta disso estou super determinada. Já que tenho que me acostumar com isso, não tem sentido jogar tudo pro alto e jacar. Bem, espero continuar pensando assim.....para sempre!

2 comentários:

  1. Oie Fernanda tudo bem ? Pois é eu li seu post e adorei o que você escreveu , realmente precisamos pensar sempre dessa forma pois so assim sermos fiéis a nós mesmas neste processo ... Abraços e muita força, foco e fé ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...