sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Constância

Uma coisa que a minha nutri disse ontem, foi o seguinte: "quem quer emagrecer e se manter magro, mais importante que emagrecer um monte de uma vez (como eu faço-fazia) é manter uma constância na dieta e um egrecimento mais contastante, para que o corpo entenda como você quer que ele reaja"


Porque imagina o corpo como um estoque de gordura. Estoque mesmo, que nem uma dispensa, cheia de podinhos de 500 gr de gordura. Se você vai lá e pega um monte de potinho de gordura de uma só vez, o corpo meio que percebe a diferença e tenta lutar contra isso. Então, tudo o que você come ele absorve desesperadamente para tentar repor o estoque que você usou. 

Então se numa semana você emagrece 3 quilos (quem nem eu) e na semana seguinte como o mundo (que nem eu), tudo aquilo que você comeu será absorvido com tanta gana, que você vai engordar mais do que engordaria normalmente comendo a mesma coisa. 

Então o importante é pegar menos potinhos, para que o corpo nem repare que você pegou, mas pegar sempre, todas as semanas, constantemente. Assim, o corpo vai acabar percebendo ( e a Jú - minha nutri- me garantiu que o corpo acaba percebendo isso) que essa perda de peso, ou de potinhos, é algo que você quer, é algo bom. 

E segundo ela, é por isso que os últimos 5 quilos são tão difíceis de eliminar. Porque se sua dispensa tem 30 potinhos, e você pega 2, depois 2 e mais 2, o corpo nem repara. Mas se sua dispensa só tem 5 potinhos, você pega 1, ela já percebe. E se ele só tem 5 potinhos, bem, ele é um estoque, quer ser um estoque, não quer ficar só com 5 potinhos, 4, ou 1. Convencer o corpo a te dar esses potinhos sem se desesperar não é fácil.

Então quanto mais próximo da sua meta você tiver, mais constante na dieta e no emagrecimento tem que ser, para que o corpo consiga entender que você retirar os potinhos de gordura é uma coisa boa. O corpo vai tentar segurar esses potinhos, mas é com a constância na dieta que você consegue pegar todos os potinhos que você quer. 

Então a partir de hoje eu vou tentar ser hiper e mega constante na minha alimentação. E sempre que eu quiser jogar tudo pro alto, vou vir aqui e ler este post. Eu não posso esquecer a importância de ser constante. E tentar assim um emagrecimento constante e principalmente durarouro.


Essa é uma nova versão daquela velha história do metabolismo se acostumar que todas nós já conhecemos. Mas sabe que toda essa coisa de potinho, eu consegui entender mais, aliás consegui entender o meu corpo. Antes eu pensava "maldito metabolismo", mas agora entendo que ele não quer ficar sem potinho no estoque. E que eu preciso ser constante para fazer ele tentender que abrir mão dos potinhos é uma coisa boa. 

Constância nunca foi meu forte. Mas a partir de agora, vai ser!


2 comentários:

  1. É ótimo tirar 1/2, 1 ou até 2 potinhos por vez e não pegar mais nenhum, nunca mais!!!! Apoio perder de pouco em pouco e para sempre!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...