segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Emagrecer é uma questão de matemática

Uma vez a minha nutri me disse que emagrecer é uma questão de matemática. E eu achei aquilo muito esquisito, porque para mim, emagrecer não é tão simples assim. Mas pensando bem nesta semana, descobri que é. É simples. É pura matemática. 


Esta semana eu fiquei pensando de porque na última semana eu emagreci só 900 gramas enquanto esperava 1,5kg (afinal, na semana anterior, com a TPM, tinha sido só 300 gramas, e a balança ficou me devendo). Bom, esquecendo a semana de TPM, e pensando só na última semana, vamos fazer as contas....

Cada 7.000 calorias equivale a 1 quilo. Então se em uma semana você quer eliminar 1 quilo, nas suas contas de consumo e gastos calóricos, tem que dar 7.000 calorias a menos. Simples assim. Se nas suas contas não der 7.000 calorias a menos, o resultado não será, de jeito nenhum, 1 quilo eliminado. 

As nutricionistas recomendam o caminho mais saudável: comer 500 calorias a menos, diariamente. Desse jeito o seu corpo não sente tanto e você não sofre com o efeito sanfona. Porque se você restringe muito o seu corpo luta contra, tentan manter toda gordura....e bem, já viu sou corpo desesperado por um chocolate? Eu já vi. Não tem quem o segure!

Só que 500 calorias a menos vezes 7 dias da semana, dá 3.500 calorias. E olha que nem tô descontando o luxo. E isso dá meio quilo por semana. No inicio a gente emagrece mais, no início eu emagrecia mais, normal. Mas com o passar do tempo, o corpo estabiliza naquilo que deve ser. A gente reclama, quer o mesmo resultado de antes......mas não tem jeito. Com 3.500 calorias a menos, a conquista é de fato menos 0,5Kg por semana, 2kg a menos por mês.

Quer emagrecer mais? Terá que se privar mais. Para você conseguir emagrecer 1kg por semana só com dieta, o seu cardápio só poderá ter 1.000 calorias. Isso se o seu gasto energético diário for de 2.000 cal. Mas é aquilo...o corpo vai reclamar, vair querer devorar tudo e você terá que conviver com um leão enjaulado diariamente....e vai ter um dia, que seu leão faminto vai escapar. E não vai ser bonito.

Para emagrecer de forma equilibrada e para sempre....é ter um cardápio de 1.500 calorias (para quem tem um gasto de 2.000 cal, claro). Porque melhor que estar perfeita no natal de 2012, é estar absolutamente perfeita em todos os natais, páscoas, anversários e festas da sua vida. Porque isso de querer emagrecer para ontem para o evento tal, passamos a vida toda tentando, e a vida toda não deu certo. A gente até conseguia estar linda no evento tal, mas depois, voltava tudo.

Então, o que devemos fazer? Nos conformar a emagrecer 500 gramas por semana? É um caminho. É pensar no natal do ano que vem e ir com calma. Mas tem outro caminho. Se não dá pra comer menos, vamos então gastar mais. A atividade física é a única forma de atingir menos 1 quilos por semana de forma equilibrada.

 Para chegar nas 7.000 calorias a menos semanais, temos que queimar mais 500 calorias por dia. E vamos combinar, isso não é facil. Com uma hora de caminhada, chegamos a 300 calorias por dia. (melhor que nada, e isso daria menos 800 gramas por semana, ou seja, menos 3,2 quilos por mês). 

Para chegar a menos 1 quilos por semana, é isso: comer 500 calorias a menos e queimar 500 calorias a mais. 

Agora vamos estudar o meu caso:

Eu faço transport todos dia, e isso queima 700 calorias. E 700 calorias vezes 5 dias da semana, dá as 3.500 calorias que eu preciso para chegar às 7.000 semanais e emagrecer 1 quilos por semana. nem precisaria malhar no fim de semana.

Mas sabe qual o problema.....eu não faço todos os dias. Tem dia, que os horários ficam tão apertados que não dá pra ir na academia. Na última semana, por exemplo, que eu reclamei de ter eliminado só 900 gramas, eu fiz transpor 3 vezes na semana (- 2.100 calorias) e caminhei 2 vezes (- 600 calorias). Ou seja, comsumi 3.500 calorias a menos e gastei 2.700 calorias a mais. Isso dá 6.200 calorias a menos, e pela matemática daria.....advinha só: - 0,885 kg. 

A balança ainda me deu 0,015 kg de presente. Tô reclamando de quê?

Foi fazendo todas essas contas malucas que cheguei a essa conclusão: a nutri tem razão. Emagrecer é matemática. 

Então, eu tenho duas opções: ou eu vou para academia todo santo dia e faço 1h e 10min de transport, deixando lá 700 calorias....repito, todo santo dia. Ou eu não posso reclamar de ter emagreciso menos de 1 quilo na semana.

E como tudo na vida....a escolha é minha!

8 comentários:

  1. Adorei esse post, She... até para contar pontos, notas e calorias, tudo é matemático. O problema é que existem muitos analfabetos funcionais, que jamais compreenderão o que isso tudo quer dizer. Triste realidade. Mas amei esse post. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. E realmente, existe mesmo analfabetos funcionais, não existe palavra melhor....e posso dizer que era uma, agora começo a entender certas coisas....

      Excluir
  2. Adorei esse post! Ele simplesmente abriu meus olhos (tem coisas que a gente não quer ver né...). Reclamei que ganhei 700g semana passada; também, brigadeiro em 3 dias e mais 3 dias sem atividade física! Até que a balança foi bem amiga "me dando" só 700g!
    Sucesso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bya.....quando eu descobri essa matematica toda eu tb acordei....hehehhe

      Excluir
  3. Mjuito bom! Fico contente que a minha opção pelo contador de calorias além das regrinhas da dieta seja ainda mais útil do que pensava! Obrigada pelas informações! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, vc viu meu post sobre batimentos cardiacos? seu contador de calorias se tiver monitoramento cardíaco, pode ser mais útil ainda....

      Excluir
  4. Oi SheRA, tudo bem?
    Estranho que meu corpo nao aceita muito a matematica, pois eu como 1.500 e emagreço 2kg, acho que é porque tenho 15 anos somente nao? ah.. e eu danço 1h no videogame.. bom a dança nao é lá essas coisas.. mas pelo menos é um exercicio né.. Outra dica pra voce é aqueles alimentos que aceleram o metabolismo, dai ele emagrece mais (canela, pimenta, limao, cha verde, linhaça, chia, folhas escuras, etc) beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicar...adorei.
      Com toda certeza o fato de você ter 15 anos ajuda. E vou te dar um conselho que muitas pessoas me derem e eu não acreditava, mas agora sei que é verdade: aproveite para emagrecer agora. Com a idade, a cada ano fica mais difícil.

      E a sua dança também deve ajudar muito. Fico feliz por você conseguir eliminar tanto...é um sonho! Parabéns!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...