quinta-feira, 21 de março de 2013

Achocolatado Light e Diet

Já faz um tempo que o pessoal descobriu que os achocolatados light são umas furadas. E todo mundo se sentiu tão enganado.....mas esqueceram que essa é a essência dos produtos light. Porque "light" quer dizer que tiveram uma redução em algum ingrediente. Mas não quer dizer que passaram a ser bons. Ou seja, quando o pessoal faz deita vai no super, compra um monte de coisa light, sem saber que muitos deles não são tão light assim.

Se quer realmente mudar sua alimentação, tem que prestar mais atenção ao rótulo, e não apenas à tabela nutricional. Porque como já disse antes (e não canso de repetir porque achei que foi uma descoberta incrível) a lista de ingredientes, que aparece nos rótulos, está em ordem de quantidade, aparece primeiro o que tem mais.

Sabendo disso camos olhar melhor os achocolatados.


Pra começo de conversa, só olhando as calorias, os produtos nescau e toddy...em termos de calorias foram reduzidos à metade, mas a quantidade da porção medida também foi reduzida a metade. O que faz pensar que realmente não teve nenhuma diferença. Mas, segundo os fabricantes, a mudança mais importante é a seguinte: enquanto que nos produtos normais você preisa usar 2 colheres de sopa para prepatar o leite, na versão light você consegue o mesmo efeito com apenas 1 colher.

O que vamos combinar, é uma grande diferença. Eu realmente acredito que a versão light desses produtos são melhores que suas versões normais. O que não quer dizer que a versão light seja boa.

Muito mais grave que essa questão de calorias e quantidade do produto, é a questão dos ingredientes. Olha a lista de ingredientes do nescau light:


O açúcar continua vindo em primeito lugar. Isso quer dizer que o açúçar continua sendo o ingrediente que tem mais. O produto é light, mas ainda assim, nele, tem mais açúcar que chocolate. Isso sim é realmente preocupante. Porque a gente na dieta, evita chocolate, evita doces, e toma com leite algo que é puro açúcar.

Eu já tinha percebido isso há muito tempo. Desde que descobri que a lista de ingredientes está por ordem de quantidade, eu tenho dado uma atenção extra aos rótulos. E por muito tempo eu troquei o achocolatado light, pelo chocolate em pó. 


Apesar dele ter a mesma caloria que os achocolatados normais, nos ingredientes, ele tem mais chocolate que açucar. Ou seja, eu estava consumindo mais calorias, mas eram calorias melhores. E é uma delícia com o leite. É que nem chocolate meio amargo: no começo você acha estranho, mas depois não quer saber de outro.

Então, quando comecei com a minha nutri, falei com ela que eu tomava o leite com o chocolate em pó. E ela adorou essa minha mudança. Mas ela me deu uma outra dica. Ela me disse: "já que você quer mesmo melhorar a qualidade daquilo que você come, tentando eliminar o açúcar, vamos então eliminar de vez". E a dica foi: "use achocolatado diet. Eles não tem açúcar, e sendo assim, você pode até usar ele na sua ceia" (que é uma refeição que não posso comer carboidrato, nem gordura e nem açúcar). Imagina, no inverno poder tomar um leitinho quente de noite. Adorei a idéia.

E de todos que provei - pelo gosto - este é o melhor:


Ele tem a mesma caloria e quantidade que o achocolatado light. Ou seja, vocês podem pensar, qual é a diferença, se o nescal normal 20gr tem 74 calorias  e este 9gr tem 31? Bem, é que o gold você só precisa de uma colher. Mas a principal diferença é que o Gold não tem açúcar. 

Resumindo, nessa briga entre os achocolatados normais e light, o melhor mesmo é ficar com o diet. Mas se não se acostumar com ele de jeito nenhum, tente pelo menos o chocolate em pó, que tem menos açúcar e mais chocolate.

12 comentários:

  1. Só que esse achocolatado GOLD, contém aspartame! Experimente o achocolatado MAGRO, ele é uma delícia!!! e não tem aspartame. Basta uma mini colherzinha que já fica docinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmm
      ótima dica.....vou experimentar com toda certeza!!!!

      Excluir
  2. Experimente p achocolatado Light da Elege. Ele tem sucralose ao inves do açúcar. que na minha opiniao é p adoçante mais saudavel.que é totalmente eliminado do organismo em 24 horas.ele é super levinho e yma colherzinha ja adoça. eu bato bo liquidificar para dissolver rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse da Elege eu nunca vi. E eu procurei na internet para ver a embalagem dele e assim ficar mais fácil de achar no super, mas também não achei. Da última vez que comprei achocolatado eu comprei um monte, e ainda não acabou, mas quero também provar o Magro, que foi o palpite da Renata Lemos. Quero muito provar, vou comprar pra mim. Mas o da elege.....olha, vou procurar também, mas este eu não sei se vou achar.

      Obrigada pela dica.

      bjsbjs

      Excluir
  3. Uma pessoa q quer ter uma vida mais saudável cria essa mania de olhar o rótulo de tudo, mas apenas olhar o rótulo e não saber o que significa não adianta nada. No achocolatado que você indica o primeiro ingrediente é a MALTODEXTRINA, ou seja você continua comendo açúcar só que agora disfarçado em um químico muito ruim pra saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem TODA razão.

      O bom é que a cada dia aprendemos um pouco mais e melhoramos mais ainda.....é um processo. Esse achocolatado gold eu não uso mais. Quando quero....uso o dos frades, que tem açúcar ainda, mas tem mais cacau que açúcar. Mas o que normalmente tomo é leite com canela em pó.
      Mas adorei suas considerações. Ótima dica.

      Excluir
  4. Olá o amigo aí disse que maltodextrina é um químico muito ruim para a saúde, só para esclarecer a malto e um açúcar extraído do milho menos refinado e com menos aditivos químicos que o açúcar ele possui o índice glicemico maior que o açúcar o que realmente não é bom Pará quem está fazendo dieta devido ao pico de insulina que proporciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilela, obrigada pela informação. Muito importante aliás.....hoje em dia quase não uso e quando uso...uso os dos frades. Engraçado como nosso paladar muda. Hoje em dia, acabo achando os outros muito doce. E agora vou começar um processo para ir me adaptando ao 100% cacau.

      Mais uma vez...obrigada pela informação.

      Excluir
  5. O primeiro ingrediente é açúcar no gold

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm. Verdade. Não deixa de ser um açúcar. Obrigada pela informação. Na verdade se pudermos tirar todos esses químicos de nosso cardápio e ter uma alimentação mais natural...melhor.

      Excluir
  6. Já tinha experimentado em uma outra ocasião. Mas hoje no supermercado estava com o Nescau e Gold na mão. Não consegui comparar os rótulos. Pq não entendo muito
    Aí recorri ao santo Google. É AK estou.kk . Muito prestativa sua informação. Me ajudou a escolher o melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...