sexta-feira, 22 de março de 2013

Não Desista

Há uma frase que eu sempre vejo escrita por aí das mais diversas formas:

- Não desista dos seus sonhos
- Se chegou até aqui, siga em frente, não deista
- Só não consegue quem desiste
- Os Covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem

Dentre muitas outras. Mas todas, em resumo, dizem a mesma coisa. Não desista. E para nós que estamos sempre de dieta, essa frase significa muita coisa, mesmo por que constantemente precisamos encontrar força extra para não jogar tudo pro ar. Mas sabe que só agora entendo o que isso quer dizer.


Não sei vocês, mas o que eu fazia, e o que provavelmente muitas fazem, é o seguinte: eu começava uma dieta, e ia bem até um determinado ponto. Até que um dia, por estar de saco cheio de tudo, ou por estar na TPM ou por não está tendo o resultado que eu queria, no tempo que eu queria, eu atacava um pacote de biscoito recheado, ou uma barra de chocolate, ou um pote de sorvete, ou tudo isso de uma só vez. E então no dia seguinte (ou dias depois) eu acostava com aquela sensação de "Por que fiz isso?" e pensava comigo "eu cheguei tão longe, não vou desistir". E voltava pra dieta, com a certeza de que não vou desistir. Até o próximo dia infeliz. 

Bom, eu quero deixar claro que acho sim que "não desistir" é a receita para o sucesso. E que realmente só não consegue quem desiste. Quem persiste chega, sim, no objetivo.

Mas essas minhas ações tem um erro. E o erro, como eu disse, não está no pensamento "não desistir", está nas ações. Porque quando eu acordava com aquela cara de cara de "por que fiz isso?", eu retomava o caminho com a certeza de que não tava desistindo. Eu estava persistindo. 

O que eu não percebia é que eu já tinha desistido. Desisti quando ataquei o chocolate, o biscoito, o sorvete ou seja lá o que for. Naquele momento eu desisti. Naquele exato momento, o "só não consegue quem desiste" ficou pra trás. Eu estava desistindo e me condenando a não conseguir.

O que quero dizer é....sim, o recomeço faz parte, o recomeço é lindo. O recomeço é a melhor coisa que você pode fazer por si mesma. Mas quando a gente recomeça, temos aquela sensação de "olha só pra mim, eu não estou desistindo." Não, não. Você desistiu. Se você (e eu) está recomeçando, é porque em algum momento você desistiu. É porque em algum momento você deixou seu sonho pra trás. 

Mas eu não, eu realmente acreditava, a cada recomeço, que estava persistindo. 

Enfim, não podemos desistir. Mas temos que entender o real significado disso. Não desistir não é recomeçar a cada jacada. Não desistir é evitar a jacada. É claro que o caminho é longo, os tropeços fazem parte, algumas quedas são inevitáveis, e alguns recomeços serão necessários. Mas se a cada semana você se entrega, se a cada mês você resolve adiar tudo o que deve ser feito......entenda, você (e eu) anda desistindo de mais. 

Sim o segredo é não desistir, mas é também entender o que "não desistir" significa.

Quando você tiver num dia difícil, olhando para um pacote de biscoito recheado e tentando se lembrar por que é mesmo que não pode comê-lo. Esqueça isso. Não tente se lembrar dos motivos que você tem para evitá-lo. Por que se o seu dia estiver mesmo sendo dificil, nenhum motivo será realmente importante, nem mesmo a calça jeans número 38 no armário. Neste momento pense no que significa "não desistir". Por que não desistir é o segredo. Só não consegue quem desiste. E se você deixar aquele biscoito pra lá......aí sim, sua vitória é certa!


Eu não vou mais desistir! E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...