terça-feira, 23 de abril de 2013

A importância da Atividade Física

Esta semana eu não fui na academia ainda. E nem na semana passada. Eu ando preguiçosa. Só de pensar que terei que esperar e pegar um ônibus para voltar para casa, me desamina. Mas eu acho que meu erro maior é como eu vejo a atividade física. 

Eu não gosto de malhar. Claro que não. Prefiro ficar em casa, jogada no sofá comendo pipoca.....bem melhor.

Mas eu malho, quero dizer, costumava malhar, e muito, porque gosto dos benefícios que isso me traz. E não estou falando da saúde. Estou falando de um corpo magro e mais comida. Na primeira etapa da minha vida, o quero malhar para que isso me ajude a ter um corpo magro. E na segunda etapa da minha vida - quando eu já estiver com um corpo magro - eu quero malhar porque assim, gastando mais energia, eu posso comer um pouco mais. Pois é, eu sei, são os motivos errados.

A atividade física, falando de uma vida ideal, deveria ser um hábito de vida saudável. Que nem tomar banho ou escovar os dentes. Deveria ser algo do tipo: "tá legal, acabei de comer, preciso escovar os dentes", ou melhor dizendo "tá legal, estou desde cedo sentada nesse sofá, preciso dar uma caminhada". Mas não é. Pelo menos para mim, não é assim.

Mas a notícia boa é que isso melhora. Quero dizer, depois de um tempo malhando, mesmo que sem vontade, o corpo entende que aquilo é uma nescessidade e encara como um hábito. O problema todo é malhar mesmo sem vontade até o corpo entender que ele realmente precisa daquilo. Essa é a parte mais difícil. 

Bem, ontem eu percebi o quanto nosso corpo realmente precisa disso. Sem essa de corpo magro ou comer mais. O corpo precisa se movimentar para viver melhor. O meu marido fez uns exames e eu mandei os exames para a irmã dele - que é médica - dar uma olhada. Ele tá com a tireóide alterada (mas isso a gente já sabia, inclusive ele já começou o tratamento) e ele está com o HDL baixo. Agora deixa eu explicar o HDL baixo: o HDL é o colesterol bom, que o ideal é que esteja acima de 60. E o dele está em 30, ou seja, metade do mínimo. E a irmã dele disse uma coisa que me deixou chocada: "isso é coisa de pessoa muito sedentária".

Eu nunca tinha ouvido falar disso. Mas se ela tá dizendo, bem ela é médica, deve ser verdade. A questão é: tá vendo, o corpo precisa de atividade física?. Não para diminuir medidas, não para poder comer mais, mas porque ele precisa se movimentar para viver melhor. Olha a importância que a atividade física tem. E a gente fica nessa de "ah, eu não gosto de malhar". 


Eu não sabia que malhar era algo tão importante para o corpo. Eu sabia que era importante, mas não sabia que era tanto assim. Vou começar a ver a atividade física com outros olhos, vou começar a me habituar, e fazer isso ser mesmo uma rotina, tanto quanto tomar banho ou escovar os dentes. Porque se você passa dias sem escovar dente ou tomar banho, bem, você chega a se sentir mal. De noite quando chegamos em casa, vamos logo pensando "Bah, preciso de um banho".Com a atividade física tem que ser igual. Ou o corpo vai mesmo sofrer. E quando ele começar a sofrer, a gordura localizada será um dos menores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...