quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Canela: os perigos do excesso de canela

Vamos às últimas notícias e últimas loucuras....mas vamos por parte. 

Para quem não leu os posts de antes, sobre a onda de café com canela, leia aqui. E veja minha receitinha aqui.

Mas resumindo....eu entrei na onda do café com canela para acelerar o metabolismo. E devo dizer que acelera mesmo. 


E eu até andei pesquisando sobre o assunto, me informando mais. Olha as informações que achei (faço questão de colocar aqui):

Quer emagrecer? Substitua o açúcar e o adoçante por canela


- Uma xícara de leite quentinho com canela em pó, antes de dormir, garante um sono tranquilo e ainda ajuda a emagrecer.

- Elimine o açúcar e o adoçante. A canela já faz esse papel.

- A canela quase não possui calorias, e ainda ajuda a perder de peso.

 - Tem efeito termogênico: ela aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.

- Combate as bactérias ruins do corpo:O óleo essencial da canela age combatendo bactérias e fungos nocivos. Esse processo desinflama os tecidos.

- A canela faz o estômago esvaziar mais devagar: Com alimento no estômago por mais tempo, a fome demora mais para chegar.

- Tira a vontade de comer doce: Como a canela tem um sabor adocicado, é possível usá-la para adoçar o leite, café, sucos e vitaminas.

- Previne o envelhecimento precoce. Algumas substâncias presentes na canela combatem os radicais livres, deixando a pele firme e o cabelo mais saudável.


Sugestões de consumo:
- Asse uma fruta no forno (maçã, banana ou pera) e polvilhe um pouco de canela. A fruta fica mais doce, sem ganhar calorias extras.
- Em bebidas quentes, acrescente uma unidade de canela em pau.
- Em receitas de bolo, substitua uma colher de açúcar por uma de canela. Em vez de usar calda de chocolate, polvilhe canela em pó sobre o bolo.
- Uma colher de chá de canela por dia é suficiente para ter todos os efeitos benéficos da especiaria.
- Pessoas com pressão baixa e gestantes devem evitar a canela, pois ela ajuda a baixar a pressão arterial e pode ter efeito abortivo.

E não foi só isso que eu achei. Olha só mais informações:  

Canela acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer




Canela acelera o metabolismo e emagrece devido suas propriedades termogênicas ela aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.



Canela benefícios

Canela benefícios que nos oferece segundo estudos realizados nos Estados Unidos, foi descoberto que o uso diário da especiaria reduz significantemente o açúcar no sangue e reduz a taxa de colesterol (LDL) e triglicerídeos.



Favorece a perda de peso

Reduz o açúcar do sangue impedindo que vire gordura. Acelera o metabolismo facilitando a queima de calorias. Melhora o trabalho intestinal.Reduz a fome de forma natural.



Canela emagrece

Canela emagrece devido seu efeito termogênico, ela provoca o aumento da temperatura corporal e para equilibrar novamente o calor do corpo nosso organismo é obrigado a gastar mais energia, para isso utiliza a gordura acumulada.



Propriedades anti-inflamatórias


Combate bactérias e fungos nocivos, processo que desinflama os tecidos, permitindo que as células respondam melhor à dieta de emagrecimento.



Diminui a fome e vontade de comer doce


Tem propriedades que desaceleram a digestão, por isso ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Além disso seu sabor levemente adocicado, sacia o desejo de comer doce, sem somar calorias na dieta.



Canela em pó

Canela em pó é a maneira mais prática de consumir a especiaria, podendo ser facilmente encontrada à venda em supermercados. Pode acrescentá-la em bebidas quentes, frutas e no preparo de doces ou até mesmo sobre a comida.



Canela como usar

Canela como usar segundo nutricionistas ela pode ser misturada à frutas como maçã, banana ou pera, asse a fruta no forno e polvilhe um pouco de canela. A fruta fica mais doce, sem ganhar calorias extras. Ou pode simplesmente adicionar a canela em bebidas quentes como leite, chás e achocolatados.



Atenção. A quantidade recomendada é apenas uma colher de chá de canela por dia, esta quantia já é suficiente para ter todos os efeitos benéficos da especiaria.



Canela contra indicações e efeitos colaterais são devido sua ação anticoagulante por isso deve ser evitada por pessoas com pressão baixa e gestantes. Em grandes quantidades durante a gravidez pode haver à possibilidade de efeitos nocivos sobre o útero.

Eu achei as informações dessa segunda reportagem bem mais completas, eu já digo porque. Mas quando li, há mais ou menos 1 mês atrás, não dei muita bola. Mas tem coisas ali que são muito importantes de serem ditas, e faço questão de dizer de novo:

" Atenção. A quantidade recomendada é apenas uma colher de chá de canela por dia. Contra indicações e efeitos colaterais: são devido sua ação anticoagulante" 
Mas como eu disse, a principio isso passou despercebido por mim. Afoita e ansiosa para consumir canela e acelerar o metabolismo nem reparei nessa parte. 
Então, estava eu tomando meu café com canela, quando me deparo com um comentário no meu post. E a guria disse: "eu tava tomando, mas meus dentes estavam ficando muito escuros por conta do café, então parei". Aquilo ficou na minha cabeça, e eu comecei a reparar os meus. Toda vez que eu tomava café com canela, corria para escovar os dentes, mas não adiantou, o café escurece mesmo os dente.

(Photography by Jonas Kroyer – http://www.jonaskroyer.dk )

E é claro que eu não quero ter dentes escuros. Precisava, então, achar uma outra solução. Pensei logo de cara: vou tirar o café e ficar com o chá de canela. Tentei então fazer chá de canela com gengibre (que é outro termogênico), mas não gostei do gosto. O gengibre tem um gosto muito forte. Fiquei então, apenas com o chá de canela.

Mas aqui eu preciso fazer uma confissão: mudei a receita do meu chá. Porque olha só, com o café, eu fazia o café e colocava um pauzinho de canela dentro.....e olha, fiz isso por muito tempo e nunca tive problema. Mas quando fui fazer o chá de canela, fiz ele super, hiper concentrado. Coloquei uns 15 pau de canela na panela, coloquei água até cobrir e deixava no fogo até a água estar reduzida e o chá quase que grosso. 

Loucura, eu sei, doideira pura. E não foi só isso, tomei o meu chá concentrado de canela como eu tomava meu café com canela: 4 vezes ao dia. Isso não ia prestar. Só eu que não percebi isso. E eu tomava naqueles copinhos de licor (chegava a ser engraçado). Enchia o copinho de licor e virava que nem se faz com tequila......kkkkkkkk. Quatros vezes por dia. Eu sei, não é engraçado. Fiz isso por 2 semanas e alguns poucos dias, quando um belo dia, eu nariz começou a sangrar. Acho que eu devo ter machucado ele, mas ele ficou uns 4 dias sangrando. Não direto. Mas toda vez que eu mexia nele, ele sangrava de novo. Gente, eu nunca tive problema de nada, não era normal. E eu comecei a pensar no que poderia ser. Foi quando eu pensei: "será que a canela é anticoagulante?". Sim, porque isso explicaria tudo. E era a única coisa diferente no meu dia-a-dia. Mas eu nem lembrava das informações do site que coloquei ali em cima. Nem lembrava mesmo. Então fui procurar. Olha só o que eu achei (também faço questão de colocar aqui):


Canela em excesso: perigo!

Canela em excesso: perigo! Este aviso é dedicado aos que são amantes desta especiaria, e chegam mesmo a abusar do uso, ou desconhecem a interação que pode ter com outras substâncias. Os benefícios são grandiosos, mas é necessário estar ciente dos efeitos secundários, quando da ingestão, ou em demasia, ou sob determinadas circunstâncias. 

Conheça onde mora o perigo:

Jamais aplique o óleo essencial de canela diretamente na pele. Somente diluído em água é que este óleo essencial pode combater infecções cutâneas. Sozinho pode chegar a causar queimaduras, ou no mínimo, irritações. E, ainda que raras, as alergias podem se manifestar no corpo.

Quando usada para tratar problemas digestivos, como a Síndrome do Intestino Irritável, ou uma úlcera, a ingestão também deve ser moderada. A canela é tão potente que pode provocar sérios danos as paredes do estômago. Nunca ultrapasse a ingestão de meia colher de chá por dia. Também pode provocar aumento na frequência cardíaca, e se estivermos a falar de crianças, pode haver intoxicação. E devido a presença da substância cumarina, o perigo de toxidade também se estende para aqueles com problemas renais graves.

Conhecida por suas propriedades anti coagulação do sangue, não poderá ser consumida ao mesmo tempo que medicamentos anticoagulantes, sob o risco de afinar o sangue a um nível preocupante. É por isso que sua ingestão deve ser evitada antes de uma cirurgia, no decorrer do período menstrual, ou em situações onde possa ocorrer sangramento.

Aqueles que bebem medicamentos para regular o açúcar no sangue precisam ter cuidado especial. A canela possui um efeito poderoso sobre o açúcar no sangue. Logo, em combinação com remédios alopáticos destinados a este tratamento, pode diminuir o nível de açúcar de maneira drástica.

Estamos falando de um dos melhores antibióticos naturais. Todavia, é de fundamental importância consultar um médico, ou herbalista, antes de optar por seu consumo, pois pode interagir com um grande número de substâncias, e fazer mal, em vez de bem. Um chazinho inocente de canela pode se transformar num vilão para o organismo. Quando se trata de canela, moderação é a palavra de ordem. 


Olha só o perigo. Isso porque eu me esqueci da palavra-chave da Reeducação Alimentar: moderação. Isso poderia virar algo muito sério. Não dá pra brincar com a alimentação. Mesmo porque a diferença entre remédio e veneno é a dose. Então não dá pra abusar de nada. Em se tratando de reeducação Alimentar as grandes palavras são variedade e moderação. Aprendi isso no susto. E posto aqui para que não cometam o mesmo erro. A canela é ótima, acelera o metabolismo, mas não dá pra abusar.

Então eu fiquei 1 semana sem tomar nada de canela, para desintoxicar o organismo. E recomecei a tomar hoje. Continuo fazendo meu chá concentrado. Mas estou tomando só uma única colher dele por dia. Olha a diferença, de 4 copinhos de tequila para 1 colher.....mas estou ainda em processo de descoberta. Vou ficar de olho pra ver o que acontece. A partir de agora quero ter uma alimentação mais consciente. Quero prestar mais atenção aos alimentos e aos rótulos. Quero uma vida (não só uma alimentação) mais equilibrada.

35 comentários:

  1. Eu amo canela, mas há algum tempo não como mais, mas não por causa dos possíveis malefícios, e sim porque eu esqueço de colocar ela no meu delicioso abacate... Enfim...

    Depois de ler isso confesso que fiquei com um pouco de medo! Mas a verdade é que com moderação realmente podemos comer de tudo! Menos Coca... rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk

      Menos coca.....adorei!!!!

      Mas sabe que incorporar a canela em pó na comida não tem problema nenhum, porque quando colocamos de mais, nem conseguimos comer, porque fica enjoativo, o próprio paladar controla isso. O problema é fazer que nem a louca aqui, fazer um chá concentrado e tomar que nem tequila....kkkkkk. Só eu mesmo. De onde, Deus, eu tirei essa ideia?

      Mas continua comendo no abacate, porque a canela moderadamente faz muito bem. Eu até provaria, se gostasse de abacate ;)

      Excluir
  2. Que perigo heim! Eu também não tinha pensado nisso do sangue no naris e tal... Mas desde sempre sabia que pra ajudar a menstruação vir mais rápido(fazer descer) chá de canela era o remédio(aprendi com a vó).... vix!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canela é ótimo, mas tem que ser usada com moderação!!!! ;)

      Excluir
    2. SABEM A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO? A QUANTIDADE. HÁ ANOS, EU CONSUMO 1 COLHER DE CHÁ POR DIA, EM MINHA MISTURA/GRANOLA.

      Excluir
    3. Exatamente Maria....disse tudo. Mas foi isso que quis dizer no meu post.

      Eu ainda uso canela todos os dias. ! pauzinho no café da manhã e outro no da tarde. Eis o meu ponto de moderação. O café absorve um pouco e o resto eu descarto. São coisas simples, e até previsíveis, mas na hora de inventar moda, a gente muitas vezes se esquece do básico da vida: tudo com moderação.

      bjsbjsjbs

      Excluir
  3. Howdy stranger,

    I’m so happy you like my photo. It took me months to plan, several hours of make-up and ditto photographing and retouching. Which means I’m not so happy that you chose to use it on your website without asking for my permission first or at least credit me.

    Luckily, I’m a gentle guy and generally pro fair use. Meaning: You are already using my photo, however not with commercial intent and thus we can settle this matter here and now if you put a little credit line under the photo with the following info:

    Photography by Jonas Kroyer – http://www.jonaskroyer.dk

    This way you get to keep your article as it is with the photo, I get some traffic to my website, and we can skip the part where I go the legal way with takedown notice, lawyers, etc. etc.

    Jonas Kroyer is an international award-winning photographer from Denmark.
    He specializes in storytelling through photography in:
    Conceptual photography
    Portrait photography
    Journalistic photography
    Passion is key, good relationships and going the extra mile for the extraordinary result.
    http://www.jonaskroyer.com

    Jonas Krøyer er en internationalt prisvindende fotograf fra Danmark
    Han specialiserer sig i storytelling gennem sit fotografi i kategorierne:
    Konceptuelt fotografi
    Klassisk portræt fotografi
    Rapportage fotografi
    Passionen driver værket, gode relationer og at tage det ud over det sædvanlige for et ekstraordinært resultat.
    http://www.jonaskroyer.dk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tell the truth I'm happy with that comment. I am completely in love with photography, and I know how important it is to assign the author, but as shooting images of google, there has never authorship. This photo in question is FABULOUS. Perfect.

      And not only already put the authorship, as did a linque for seite Jonas Krøyer. And I'm very happy to refer people to photos so beautiful. Congratulations to artist and my sincere apologies. And thank you for giving me the opportunity to continue taking his photo illustrating my post, which erally has nothing commercial. Thank you so much.

      Excluir
  4. Olá! Menina, vim parar aqui por curiosidade! kkkk
    Adoro leite com canela, seja, com toddy, nescau, aveia... eu amo adicionar canela em tudo que bebo... em em doces também! hahah' E me peguei na dúvida na ali na cozinha ''gente, será que faz mal todos os dias?"
    Eu realmente, uso canela todo o santo dia! Não sei nem porque gosto tanto, enfim, fiquei feliz te ter achado em seu blog a resposta para minha dúvida! Costumo consumir ela sempre em pó, e só uma pitada no leite! rs, Depois de ler o post acredito que não vá me trazer malefícios!
    Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...que bom que ajudei alguém :D acho que isso é o mais legal de compartilhar as experiências....vamos aprendendo uns com os outros......volte sempre!

      :D

      Excluir
  5. Adorei parabéns.. É bom lembrar que tudo em excesso faz mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmmmm tudo em excesso faz mal. É mesmo sempre bom lembrar disso.

      bjsjbjsbjs

      Excluir
  6. Meu Deus, como eu amei esse blog! Começando pelo nome UAHUHuhauha! eu estou começando a usar a canela todos os dias, pois vi na internet que possui ação anti inflamatória e antibiótica. Tenho um probleminha com espinhas no rosto e me tornei refém de um certo creme (Epiduo) para conseguir controlar o processo inflamatório. Os resultados são bastante satisfatórios! não possui a mesma potencia do creme, mas ajuda DEMAIS a não ter que usá-lo todos os dias, ja que ele queima a pele e deixa muito seca e sensível ao sol! Eu tava com medinho de estar exagerando na dose, ja que tomava uma xícara de chá dele todos os dias e seu blog resumiu todas as respostas para minhas dúvidas rs te agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada pelos elogios....hehehehe. Um outro produto que também possui ação antinflamatória, e até bem parecido com a canela é o gengibre. Experimenta usá-lo também.

      E de novo, obrigada...hehehehe

      bjssjbsjbs

      Excluir
  7. Olá estava tomando a duas semanas o chá de canela, coloco 2 pau de canela um copo por dia pela manhã. Porém há 1 semana comecei a ficar com dores fortes na barriga e corro pro banheiro. Será que foi o chá de canela? Eu estou achando que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha.....nas minhas pesquisas nunca li que canela daria dor abdominais. Mas sabe que uma vez uma vizinha tentou tomar a água morna com limão pela manhã (que é um outro queridinhos da mulherada). E não deu certo, ela passou mal. Então, o quero dizer é, o que dá certo pra uma pessoa não dá certo pra todo mundo. E vc tem que achar o que dá certo pra vc.

      Excluir
  8. Ola!tomei canela!na seguinte formula,300G,mel puro, e uma colher de café de canela em pó.por doze dias, mais ciprofibrato 100MG,para baixar triglicerídeos que estavam em 1700,fui hospitalizado por labirintite forte e o médico,pediu exames de sangue,e em 12 dias tinha baixado o colesterol, e os triglicerídeos,baixaram para 430,os medicos se impressionaram pelo pouco tempo de dieta baixaram tão rapido.pra eles,eu só estava usando o ciprofibrato 100MG,e fazendo a dieta.. Meu nome é jose danúbio sou pai do Marlon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, José....baixou muito mesmo. Impressionada. Pra você ver o poder dos alimentos. Umas mudanças e muda tudo...a qualidade de vida melhora 100%.

      Excluir
  9. Muito obrigado, She-ra!! Além de marcar positivamente a minha infância com ótimos conselhos você agora está dando uma importante contribuição para minha saúde - recentemente aderi à canela no meu cotidiano, principalmente misturada com banana amassada... e em altas doses. A ponto da banana ficar marrom. Inclusive, enquanto eu lia o conteúdo do teu post e enquanto digito esta mensagem, estou consumido a bendita. Mas será a última vez (nesta quantidade excessiva); Muito obrigado mesmo pela contribuição!!

    P.S.: Vim parar aqui graças a minha intuição... pensei... tudo em excesso faz mal... e então joguei as devidas palavras-chave no pai-dos-burros virtual e te encontrei. Grata surpresa!! Beijos épicos.:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Adorei o comentário. Mas devo dizer que não sou a mesma she RA que te dava bons conselhos na infância. Sendo bem sincera, sou uma usurpadora. kkkkkkkkkkkkkkkk

      E sobre a canela, acho que depende de quantas vezes vc consome essa combinação, e vamos combinar, canela é tudo de bom. Mas comece a observar quando vc se machucar, se o sangue está saindo demais e se tá difícil de sarar. E se for assim....diminua a quantidade.

      PS: adoro o google. ADORO. Nem sei o que faria da minha vida sem o google. Fico muito irritada quando procuro algo no google e não acho. Eu não entendo como pode ser.

      Excluir
  10. Nossa desde de Dezembro venho tomando canela no café ,nas frutas e etc... pois amo canela e quero acelerar o metabolismo e estou emagrecendo ,mas percebi que meu ciclo menstrual ficou descontrolado e mesmo depois que acaba fico vários dias com resíduo de sangue então resolvi dar um tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm
      E depois que voltar ao normal, use canela com moderação......

      Excluir
  11. Eu gosto de chá de canela. Porém parei de tomar mais pq já me disseram q canela faz mal para o homem. Não me explicaram muito bem em q a canela afeta mas queria saber se isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? nunca ouvi falar disso. Tem alguns chás que, dependendo do gênero, é melhor evitar, tipo o anis estrelado. Por que ele tem um "estrogênio natural". Mas a canela nunca tinha ouvido falar....vou procurar no google.

      Excluir
  12. Gente, tudo que faço é sempre em exagero, amo café, e com canela sempre abuso. Tomo umas cinco xícaras por dia com uma colher de canela! Agradeço por essa valiosa informação. Agora vou moderar!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, diria que deve moderar na canela e no café hauahauhauhauha
      mas eu te entendoooooooo

      Excluir
  13. Adorei o post! Tbm estou trocando açúcar e adoçante por canela e estou adorando!

    ResponderExcluir
  14. Gente, otimo ler isso aqui. Estou tomando café com canela a uns três meses e minha última menstruação foi diferente, com sangue mais claro e intenso. Mas até aí, ok. Nem.lembrei da canela. Foi quando tive outro sangramento vaginal uns 15 dias depois. Fiquei assustada. Aí eu lembrei da canela. Não estava usando uma dose alta, mas foi contínua... Vou consultar pra ter certeza de não ser outra coisa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica.....e depois, se for continuar tomando, diminua a dosagem.....nada em excesso é bom. bjs

      Excluir
    2. Isso aconteceu comigo, mais misturei com gengibre, minha menstruação veio rala com muito fluxo no inicio, sinto muitas dores no estômago, muita azia, vejo que nada em excesso faz bem

      Excluir
  15. Eu utilizo canela no café a tempos.A dica é simples: Na cafeteira adicione 1 colher de chá de canela ao pó de café. Beba sem natura, ou seja, sem adocar. Simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Paulo, baita dica. Eu nunca tinha pensado nisso. Vou experimentar. Obrigada mesmo.

      Excluir
  16. Oi. Estive usando canela em pau no café há uns 20 dias. Acelerou muito meus batimentos cardíacos. Estou parando para desintoxicar! Depois vou usar com mais cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim......e quando for retomar, sugestão, use um pau menor de canela.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...