sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Por uma dieta mais saudável

Eu estou absolutamente cansada de fazer dieta. E não é pra menos, fiz dieta quase que a vida toda. Então decidi não mais fazer dieta, nem RA, e nem nada.....Tá, deixa eu explicar, é que eu quero ir um pouco mais além. 


Eu sei que to indo na contramão, que todo mundo tá indo pra um lado e agora estou resolvendo ir para o outro. E que isso pode não dá boa coisa. Mas quer saber? Vou tentar. Por um mês, vou tentar. Mesmo sabendo que tá no fim do ano praticamente, que quando chegar janeiro vou querer estar linda num biquíni, sei disso tudo, e é por minha conta em risco.

Mas devo dizer que exagerei no discurso. Preciso explicar exatamente o que quero fazer:

Vou continuar controlando as calorias - aliás, mais do que nunca. Vou continuar seguindo o meu cardápio base. Toda aquela coisa de diminuir açúcar, gordura e sem carboidrato depois das 18hs tá valendo. Inclusive tá valendo o dia do lixo. Ahhhh, então você não vai mudar nada? Na verdade, eu vou mudar tudo. O resto da minha dieta será desconstruido propositalmente. E eu quero só ver no que dá. 

Como assim? 

Pra começo de conversa, vou esquecer os alimentos light e diet. Quer dizer, não vou esquecer totalmente. Sabemos que eles salvam a pele de vez em quando. Na hora do aperto, não tem nada pra comer...mas eles não serão mais a base da minha alimentação. A minha alimentação a partir de agora e experimentalmente no próximo mês terá uma base totalmente natureba. Por que estou sendo tão radical? Porque eu cansei!

Esses produtos industrializados são umas mentiras, em sua grade maioria. Tem um monte de produto diet por aí com alto teor de gordura, tem um monte de produto light que apesar de terem diminuído a gordura, continua gorduroso de mais para o corpo. Tem um monte de gente achando coisas estranhas em sucos, leites e refris. Sem falar que em sua maioria são cheios de sal e de conservantes.



Sem falar que quando o alimento é diet ou light acabamos consumindo mais. Todo mundo é assim. Temos 120 calorias liberada pro pão. Se compro aqueles que cada fatia tem 30 calorias, como 3 fatias. Ou então, como só duas, mas incluo uma outra coisa. Então o que era para fazer a gente economizar nas calorias, está sendo usado para comermos mais, e com isso nosso estômago continua grande. Ele não se acostuma com pouca comida. E quando voltamos para os produtos naturais, inconscientemente queremos comer o mesmo tanto.  

Claro que minha dieta natureba não será da noite pro dia, ainda preciso construir ela, preciso aprender como se faz. Mas eu acho que ela tem tudo para dar certo. E acho que ela pode fazer muito bem pra mim. Pessoalmente acho que a expectativa de vida está só aumentando nos últimos anos, mas um dia ela vai cair drasticamente, por conta da alimentação. Nós comemos muito mal. Até a carne vem lotado de hormônios. E isso, pra mim, é muito grave. O plano agora não é comer o que emagrece, é comer o que faz bem.


Então, meu plano agora é ser natureba. Procurar por produtos orgânicos, ou mesmo fazer meu próprio alimento em vez de simplesmente comprar. Isso demanda tempo? muito. Dá preguiça? com toda certeza. Mas não podemos esquecer que foi a preguiça que nos trouxe aqui. Se não temos disposição para fazer um comida, onde vamos arrumar disposição para malhar. Bem, eu sou suspeita porque adoro cozinhar (acho que a maioria das gordinhas gostam), então chega de desculpa. Sem falar que cozinhar relaxa. É só fazer em maior quantidade e deixar pronto na geladeira, ou mesmo no congelador.E eu já comecei. Esta semana eu fiz pão. Tá, na máquina de pão, mas fiz.


A partir de agora vou fazer uma pesquisa dos produtos que realmente fazem bem, vou pesquisar também nos light e diet...vai que eu acho alguma coisa. Vou estudar quais as opções mais saudáveis. E sempre que der, vou produzir meu próprio alimento. Vou fazer uma hortinha com temperos. Quero cuidar mais do meu corpo, em vez de só colocar pra dentro um monte de produtos industrializados. 

Eu estou consciente de que sem a ajuda de todos os produtos light que usamos, terei que diminuir a quantidade (aliás já diminuí. O pão que eu fiz comi uma única fatia fina e somei os ingredientes que usei para saber mais ou menos as calorias). Aliás, este é o plano. Aprender a comer menos. Aprender a comer melhor. Estou adorando a minha fase natureba. Mas já digo de antemão que não serei aquelas naturebas radicais. Como eu disse, uma vez por semana terei o dia de lixo. Poderei comer no Mc quando eu quiser. Mas acho que com minha mudança alimentar, o meu paladar vai mudar, e acho que vou dar cada vez menos atenção às guloseimas.

E com produtos mais consistentes e integrais, acho que apesar de comer menos, eu vou ficar mais saciada. 

Enfim, é só um plano, vou experimentar e ver no que vai dar. Vamos ver como será a minha versão natureba!

6 comentários:

  1. Tem tudo pra ser o plano perfeito She ! Desejo muito sucesso! Muito mesmo!

    Dica de livro para sua nova fase: Regras da Comida, por Michael Pollan Release

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, anotei aqui para ler depois que eu terminar esse.....obrigada mesmo. bjs

      Excluir
  2. Bem vinda ao mundo natureba!!! Vc vai ficar mais saciada, sua pele mais bonita, vai sentir mais energia! Tem receitas DELICIOSAS de pães, bolos e tuuudo (faço um pão de grão de bico mara!).
    Vc não vai querer outra vida. Esses industrializados são uma grande mentira...
    Beijo no Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que eu não to sozinha nessa. Eu quero isso tudo que você disse aí, mas também quero emagrecer e talvez esse seja o desafio, mas eu adoro um desafio. E acho que esse meu plano tem tudo pra dar certo e tem tudo para ser duradouro. Muito muito muito obrigada pelo apoio.
      bjs

      Excluir
  3. "Por que estou sendo tão radical? Porque eu cansei!". Quase chorei de emoção quando li isso! AMEI! rsrsrs (Ok, tô meio dramática, pois estou de TPM, mas a emoção foi a mesma).

    O que me fez ir para as gorduras e quase zero carb foi isso: eu cansei! Cansei até meu último fio de cabelo. Cansei e me esgotei. Depois de ler por mais de 1 ano sobre dietas low-carb, acabei resolvendo testar em mim mesma e descobri coisas magníficas!

    Bom, eu não confio em produtos light. Desconfio também desses dietas zero gordura (pois já disse lá no meu post: eu já fiz e tive deficiência em vitaminas lipossolúveis). Desconfio muito de comidas de saquinho. E finalmente me desapeguei das calorias.

    Eu como até ficar saciada e não como mais de 3 em 3 horas. Parecia, quando comecei, que estava pulando em um abismo escuro... Qual não foi minha surpresa quando me vi livre da comida e da loucura viciante que é essa vida de dieta? Liberdade e emagrecimento (lento, ok) tem sido o prêmio por essa decisão tão fora dos padrões que eu tomei!

    Vai com fé que vai dar certo. De quebra, seu cabelo vai melhorar, possíveis espinhas vão sumir, intestino vai funcionar melhor, pele vai ficar mais hidratada... Vida nova!

    E se quiser descobrir um "universo paralelo" como eu chamo minha alimentação atual, recomendo a leitura do início ao fim (incluindo os comentários) desse blog: http://www.lowcarb-paleo.blogspot.com.br/. É realmente muito bom e completo!

    Beijos!

    Obs: responderei seu comentário lá no meu blog em breve. É que eu não gosto de ficar no PC no domingo bravo, mas não resisti a comentar esse post em especial... rsrrsrsrs Talvez mais tarde eu volte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas olha...é a verdade. Estou profundamente cansada. E isso pra mim está mesmo sendo como pular em um abismo escuro. Mas eu vou pular. E isso sobre melhorar a pele, cabelo, e tudo mais, bem, agora estou lendo o livro da Teia de Aranha Alimentar. Mas quando o fui comprar, comprei também um outro, que nem comecei a ler ainda, mas que se chama A Dieta da Beleza. E que fala disso mesmo . Não o li anda, mas já estou me antecipando.....e é isso que eu quero: ficar linda e com aparência saudável.

      Sobre o blog que você me indicou, fui lá, e adorei. Já o salvei nos meus favoritos e assim que der vou lê-lo todo de trás pra frente (que é o sentido em que é escrito), mas li alguns posts, e achei muito legal o conceito.

      No mais, obrigada pelas dicas valiosas de sempre.........você está me ajudando muito. Valeu mesmo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...