quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Porque engordar é fácil.....

Ontem eu assisti outro episódio de "Comer é melhor remédio". Dos que eu tenho gravado. E adorei.

Em um dos casos, a nutricionista fez uma reflexão interessante: engordar é fácil.

Bom, isso agente já sabe - é verdade. Basta uma escorregada na dieta e a gente já ganha o que lutamos 1 semana inteira para eliminar. Mas na verdade o buraco é ainda mais embaixo. Porque coisas que às vezes nem consideramos como escorregões, podem nos engordar. O fato é: a cada 7.000 calorias acumulamos 1 quilo. Então basta 250 a mais por dia para que no final do mês estejamos 1 quilo mais gorda e no final do ano 12 quilos a mais na balança. 



Ou seja, não estou falando de escorregões ou numa pessoa em deita. Estou falando que mesmo uma pessoa que nunca teve problema com peso, ou uma pessoa que até pensa que está com um consumo calórico equilibrado, por fazer algumas escolhas erradas.....a balança já sobe e o corpo sofre com o acúmulo.

Vou dar alguns exemplos....imagina que além das necessidades diárias tão bem calculadas, eu faça alguma dessas escolhas, qualquer uma........serão 250 calorias a mais no dia e 1 quilo a mais no final do mês. 

Por exemplo:

5 biscoitos recheados = 257 calorias

2 pães de queijo médios = 260 calorias

1 taça média de mouse de maracujá = 300 calorias

2 fatias médias de queijo gorgonzola = 250 calorias


1 Charge = 215 calorias


2 copos de suco de laranja = 250 calorias


1 taça grande de salada de fruta = 240 calorias

1 picolé Magnum = 247 calorias

1 bife frito a mais = 247 calorias

1 caipirinha = 260 calorias

3 col chá de azeite de oliva = 210 calorias

Imagina, se você resolver comer um charge de sobremesa, já está quase nos 250 cal a mais, se resolver temperar um pouco mais a salada no almoço e na janta, também estará quase lá, se sair com os amigos e resolver tomar uma caipirinha já até passou das 250. Um único picolé magnum e já está quase lá também. O que quero dizer é: olha como é fácil consumir despercebidamente 250 calorias a mais todos os dias, e sem perceber estar com 1 quilo no final do mês. E isso em dois anos já são 24 quilos.....se perceber. Apenas por achar que pode temperar a salada com um pouco mais de azeite. 
 

Mas a boa notícia é que o inverso também funciona. Economize 250 calorias todos os dias - abra mão da sobremesa, diminua a porção da carne, tire o miolo do pão no café da manhã, troque a manteiga por requeijão light - e em 1 mês, também sem perceber - estará com 1 quilo a menos. E no final do ano 12 quilos a menos. Pensando assim, emagrecer também é bem fácil. O nosso problema é que a gente não quer se contentar com 1 ou 2 quilos  a menos por mês, queremos mais, se possível 6 quilos em 1 único mês....é, realmente aí fica um pouco mais difícil, e então começamos a fazer loucuras que não conseguirmos manter por muito tempo. Emagrecer é muito fácil. Muito. A parte difícil é se convencer de que temos que ter paciência para isso!

4 comentários:

  1. É matemática pura!
    Também assisto "Comendo Escondido" e "Comer é o Melhor Remédio", segunda ninguém me tira de casa de noite :P
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de comendo escondido....muito legal!!!!
      Por isso que eu adoro minha NET. Eu coloco para gravar, e assisto quando puder. Veja se sua T tb faz isso, porque assim a gente não precisa ficar escrava dos programas....bjs

      Excluir
  2. Oie! Nossa amei seu post, é verdade emagrecer é muito fácil...o duro é ter paciência!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...