segunda-feira, 7 de outubro de 2013

De grão em grão....

Como eu disse antes, o livro A Teia de Aranha Alimentar tem me ajudado a enfrentar minhas frustrações. A identificar e a enfrentar cada uma delas.

E claro que quando se trata de emagrecimento a primeira frustração que temos que enfrentar é o nosso atual corpo. Não gostamos dele, não concordamos com ele. Mas é o que temos, e precisamos lidar com isso. E nessa onda de negação, a parte mais frustrante para mim é subir na balança. 


Eu sempre tive uma relação de amor e ódio com a balança. Porque se eu subisse nela e o resultado era ótimo eu comia de felicidade e se eu subisse e o resultado fosse péssimo, eu comia o dobro de pura raiva. Pensa: eu passava a semana toda malhando, dispensando todo e qualquer chocolate, e quando subia nela no final de um semana e descobria que tinha eliminado só 300 ou 500 gramas, era muito sofrimento para pouco resultado (ao meu ver)  e não valia a pena.

Então eu estou fazendo um exercício, que - eu sei - é o inverso do que eu deveria fazer. Mas é um tratamento de choque. Quero lidar com a frustração, quero encará-la, vê-la de frente. Olhar bem nos olhos dela e dizer: "não tenho medo de você". 

Para isso estou me pesando todo dia. Sim, todos os dias eu subo na balança, olho pro resultado e tento lidar com ele. Aí você podem me perguntar (eu estou sempre tentando antecipar os comentários de vocês....hehehhe): mas pra que tanto sofrimento? 

Eis a questão.....sofrimento. Estou gorda desse jeito por não saber lidar com ele. E é isso que estou tentando aprender. A lidar com o que não é do jeito que eu gostaria que fosse.

Como eu gostaria que fosse? Que todo dia eu subisse na balança e descobrisse 1 quilo a menos. O que é totalmente fantasioso e nada saudável. Mas é meu sonho. Entretanto ficaria muito feliz com 500 gramas a menos todos os dias. Continua a ser nada saudável e muito fantasioso. Mas no fundo, é isso o que quero. E é claro que essa não é a realidade. Não mesmo. 

Antes de dizer qual é a minha realidade, quero só lembrar que no meu desafio do arco-íris eu tive 7 semanas bem oscilantes, de sobe e desce do número da balança. E que depois disso tentei entrar no ritmo. Eu até tive uma TPM chata depois, mas no final o resultado do mês foi bem bom, com -3,3 quilos (para ler este resumo completo, clique aqui).

Como eu disse, fantasiosamente esse número é horrível. Mas é real. Quero dizer, com RA e sem atividade física....é um número realista e ótimo.

E é com essa realidade que tenho que lidar. Enfim, resumindo, o quero dizer é o seguinte: aqueles 100 ou 300 gramas que apareciam na balança e me deixavam furiosa, é a realidade. Eu preciso não só aceitá-lo, mas comemorá-lo. Porque é assim que se emagrece, de 100 em 100 gramas. 

E eu digo isso para as gurias que, como eu, quase morre quando sobe na balança e vê só 100 gramas a menos. Lide com isso. Reconheça isso. Porque é um bom resultado. 

Como eu disse, eu ando me pesando todos os dias, e olha o meu resultado:


Quase morro todos os dias quando subo na balança e vejo (só) menos 100 gramas. Mas como eu disse antes, é com isso que quero aprender a lidar. E olhe só, foi de 100 em 100 gramas, que na primeira semana eu eliminei 1,1kg e 0,9kg na segunda semana (que seria novamente 1,1 se o meu lixo no fim de semana não fosse tão grande).

Então se no dia, na semana ou no mês você só emagreceu 100 gramas, lide com isso. Porque são essas gramas que vão se juntando e que depois se transformam em quilos. 

Agora, uma relação que não consigo deixar de fazer - desculpe, é mais forte que eu : até a virada do ano, ainda faltam 12 semanas (sim, eu contei) e se eu continuar neste ritmo, serão 13,2 quilos a menos. Se isso não for a minha meta....chega bem perto. Eu sei que na prática os número não são constantes, blá blá blá.....mas não consigo não fazer essas contas....hehehehehe

Mas enfim, o que quero mesmo dizer é que emagrecimento é um processo demorado. E ele vai de grama em grama e não de quilo em quilo. 



Então paciência, lide com cada grama eliminada e fique forte com cada resultado obtido. E a coleção das pequenas conquistas é que fazem as grandes aparecerem. Vamos nessa.....conquistar!

4 comentários:

  1. Eu me peso todos os dias! Mas admito que é muito menos pelo peso e mais pela vontade de aprender com meu corpo.

    Me pesando todos os dias consigo perceber o que me faz bem e o que me faz mal, pois eu fico inchada e retenho líquidos como ninguém! rsrsrs

    Enfim, muita gente que perdeu 50kg deve ter comemorado até os 50g que perderam em 1 semana. A gente não tem noção do quanto os resultados são grandes até chegarmos lá... E então, enquanto estamos vendo de 100 em 100 gramas, não visualizamos que a soma deles dará 1kg ou 10kg a menos num determinado período...

    Vai com fé e foco, pois você consegue!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, a ideia é essa mesma, aprender. Ver o que dá certo, o que dá errado, quando algo precisa ser mudado......só que para isso tem que analisar os número com uma certa frieza que não temos. Mas estou aprendendo a ter.....acho mesmo que é assim que se aprende......

      Excluir
  2. é isso ai! cada graminha eliminada é uma vitoria! Cada centímetro a menos é um passo mais perto do sucesso!

    Continue firme ! Beijão e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...