sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Kefir

Gente, finalmente consegui o meu Kefir!!!!!

Estou tão feliz. 

Pra quem não sabe o que é kefir (muita gente não sabe, eu mesma não sabia até pouco tempo) deixa eu explicar nas minhas palavras, e depois vamos ver o que a internet tem a dizer sobre ele. 

Kefir é uma colônia de probiótico, que faz leite fermentado. Sabe, tipo Yakult. Só que pelo que eu pesquisei, o Kefir é melhor que o Yakult por ter probióticos mais complexos. E na prática acontece assim: você pega a colônia de Kefir, coloca leite, e 24 horas depois você coa esse leite. Toma o leite. Lava o recipiente, devolve o Kefir e coloca mais leite para o dia seguinte. O sabor é....de leite fermentado, não sei como explicar. Mas pensa assim, é que nem iogurte natural, o nosso paladar acostumado com brigadeiro vai estranhar no começo, mas depois é só uma questão de se acostumar.

É um alimento super saudável, natural, e vocês faz em casa. Gostou? Mas já vou avisando que kefir não tem pra comprar. Você precisa entrar em contato com a rede de doadores. 

Se você realmente gostou, aqui vai algumas informações extra: Kefir é um alimento de origem turca, que tem ação anti-inflamatória, fortalece as defesas do corpo e ainda é fonte riquíssima de fibras, minerais e vitaminas. Em turco, kefir significa “sentimento bom”, um ótimo indício de que é um alimento que vale a pena conhecer. Mas, afinal, o que é? É uma colônia de microrganismos probióticos simbióticos. Na verdade, os microorganismos crescem em  leite, formando grãos, com uma variedade de bactérias semelhante à do iogurte, mas com benefícios ainda mais potentes. O kefir dá aquela força na regulação intestinal e fornece bons níveis de cálcio, fósforo, magnésio e das vitaminas B12 e K. Além disso, traz benefícios também para pele e cabelos.Você pode ingerir diariamente em forma de shakes, vitaminas ou iogurte, que têm um azedinho refrescante. Há uma rede de doação dos grãos, já que tradicionalmente, ele deve ser dado, não comercializado. 


O meu, eu consegui de doação, claro. Entrei em contato com o pessoal do Blog "Kefir - Alimento Probióico". E é muito simples entrar na lista de interesse deles. Basta seguir o blog (para segui, clique aqui) e curtir eles no Face (para curtir no facebook, clique aqui). Depois disso veja na lista deles se tem doadores na sua cidade (para ter acesso à lista de doadores no Brasil, clique aqui.). Se não tiver doadores na sua cidade, não desista. Ainda não. Há grupos que enviam o Kefir pelo correio, bastando pagar a taxa de postagem. 

Eu recomendo ler as postagens do blog para ver como funciona o Kefir e até mesmo tirar dúvidas. Depois disso entre em contato com o pessoal do blog para que eles enviem o contato do doador mais próximo a você (se tiver na sua cidade).

Ah, outra coisa importante, para quem tem perfil fake (como eu), eu recomendo entrar em contato com eles com seu perfil pessoal. Eles ficam receosos, e com toda razão, de dar informações sobre doadores para uma pessoa fake. Então quando for entrar em contato com eles, usem o e-mail pessoal.

Enfim....muito legal! Eu tô mega feliz de ter conseguido o meu Kefir.

Agora...quando a gente pega o Kefir, dá medo. Eu tive medo. São probióticos vivos. Não sabia como cuidar deles.  Mas depois que li sobre o assunto, descobri que é muito fácil. Eis um resumo:

Consumo: o que deve ser consumido no cultivo, é o leite fermentado, o kefir bebida. Apesar que, há também depoimentos de pessoas que já consumiram os grãos, mas isso não é comum. Os grãos não farão mal se consumidos, mas geralmente eles são preservados para que cresçam e aumente a produção de kefir bebida.

Utensílios: para cultivar os grãos de kefir você vai precisar de: peneira de plástico, vasilha de plástico ou vidro para cultivar e recipiente com tampa para guardar o kefir bebida na geladeira (caso deseje guardar a bebida para ser consumida depois). ATENÇÃO: não utilize nada de metal para tocar nos grãos, exceto aço inoxidável. Os grãos são sensíveis a maioria dos metais.


Manuseio: após a fermentação do leite, coe os grãos de kefir utilizando uma peneira de plástico para separar a bebida dos grãos. Importante: Não aperte ou esprema os grãos de Kefir, apenas chacoalhe a peneira para facilitar o escoamento do leite. Guarde a bebida fermentada na geladeira em recipiente tampado. Utilize o kefir bebida de preferência no prazo de até 3 dias, pois com o passar do tempo alguns probióticos podem morrer. Para um melhor aproveitamento, consuma a bebida dentro de 24 horas.

Probióticos: é aconselhável que você consuma o seu kefir preferencialmente sem cozer, pois quando ele é aquecido acima de 40 graus Celsius os probióticos, que são a parte mais importante desta bebida fermentada, morrem. Isso ocorre também com outras bebidas fermentadas, como o iogurte e a coalhada. Nós sugerimos que, ao consumir algum alimento preparado com kefir que foi levado ao fogo, como um pão ou um bolo, inclua também outros alimentos preparados sem cozer, como por exemplo uma vitamina de frutas. Kefir não é a mesma coisa que iogurte, o Kefir é uma bebida probiótica complexa. O iogurte é um probiótico simples.

Sabor: a acidez (pH) do seu kefir bebida, vai depender de dois fatores: tempo de fermentação do leite, que poderá variar de 6 a 24 horas. Quanto mais tempo o leite ficar fermentando, mais ácido será o seu kefir bebida. Há relatos de pessoas que deixaram o leite fermentar por até 3 dias. Os grãos não morrem, mas o kefir bebida fica extremamente ácido. Outro fator é a quantidade de leite (ou melhor, a quantidade de kefir em relação ao leite). Se for colocado pouco leite em relação a quantidade de grãos, seu kefir bebida também ficará mais ácido. Conforme seus grãos forem aumentando, você vai precisar aumentar a quantidade de leite. Com o uso, você mesmo vai descobrir o tempo ideal de fermentação de acordo com o seu paladar.

Tipos de leite: os grãos de kefir podem ser cultivados em leite integral, desnatado ou semi-desnatado, ou até mesmo em leite em pó diluído em água filtrada ou mineral (sem cloro). O alimento do Kefir não é a gordura, e sim o açúcar do leite (lactose). O leite para cultivo pode estar em temperatura ambiente ou mesmo gelado, isso não vai alterar o produto final. Importante: NUNCA coloque leite quente ou morno nos grãos de Kefir, isso pode matá-los! A aparência dos grãos pode mudar durante a adaptação ao novo ambiente, com o tipo de leite de cultivo, temperatura do local e até mesmo com as mudanças das estações do ano. Não estranhe se os seus grãos tomarem formas diferentes.

Calorias: se você fizer com leite integral, 1 Copo (250 ml) de leite integral (B) tem 189 calorias, supondo que os grãos de Kefir devorem no mínimo 70% da lactose (açúcar) do leite teremos em um copo de Kefir 57 calorias. Se você fizer com leite desnatado, então fica melhor ainda, 1 Copo (250 ml) de leite desnatado tem 84 cal, fazendo a mesma suposição temos que um copo de Kefir tem 26 calorias.

Cuidados importantes para a vida do seu kefir: toda vez que for coar o leite do kefir, lave com detergente neutro e enxágue muito bem o recipiente de cultivo. Tenha o cuidado de retirar o sabão por completo antes de devolver os grãos ao recipiente. É importante não lavar seu Kefir com água. A água pode matar os grãos, pois retira o gel que há neles (kefiran). Caso os grãos estejam muito "pastosos", utilize um pouco de leite para enxaguá-los. Depois disso, este leite poderá ser consumido também. Devolva os grãos ao recipiente de cultivo e coloque mais leite novo até que os grãos fiquem boiando. Imagine que eles são como peixinhos num aquário e precisam de espaço para se desenvolver. Cubra o recipiente com um pano de prato limpo ou voal para evitar que insetos e poeira contaminem seu cultivo. Pode utilizar a tampa do próprio recipiente, não tem problema tampar o kefir. A mosquinha da fruta, também chamada de mosquinha da banana (Drosophila melanogaster), é o inseto que mais oferece perigo ao seu cultivo de kefir, por isso evite deixar o recipiente perto de fruteiras. A mosquinha não mata os grãos de Kefir, mas ela deposita ovos minúsculos, impossibilitando de serem separados dos grãos. Devido a esta contaminação, é muito provável que você perca todo o seu cultivo, inclusive os grãos!



Se você for viajar: se você precisar viajar por alguns dias ou chegar a época em que sua produção de kefir bebida aumentar a ponto de você não conseguir consumir, ou não conseguir doar os grãos excedentes, proceda deste modo: Coloque o recipiente de cultivo onde estão os grãos com leite novo na geladeira. Isso irá diminuir o desenvolvimento dos grãos e retardar a fermentação do leite. Troque o leite de cultivo da geladeira no mínimo uma vez por mês, descartando o leite velho e colocando um novo, sempre devolvendo o recipiente à geladeira. E quando quiser retomar a produção, é só descartar o leite velho e colocar um novo e deixar fermentar em temperatura ambiente.

 Evite acidentes: para evitar acidentes, principalmente se estiver utilizando vidro, mantenha o recipiente de cultivo longe do alcance de crianças e animais, prefira lugares altos. E é sempre bom ter uma colônia extra guardada no congelador, para o caso de algum acidente vir a acontecer, você ainda terá Kefir.

Armazenamento no freezer ou congelador: os grãos de Kefir não morrem se congelados. Isso pode ser útil para realizar um "estoque de segurança", se acaso sua colônia venha a sofrer algum acidente. Não é necessário lavar os grãos antes do congelamento, basta coá-los e levá-los para congelar. É aconselhado congelar o Kefir em pequenas porções, pois assim não será necessário "quebrar" um bloco grande já congelado caso necessite de apenas um pouco. Duas boas maneiras de congelar os grãos: armazenar uma porção dos grãos em saquinhos plásticos individuais etiquetados com o nome do conteúdo e a data de congelamento, fechando a boca do saquinho dando um nó; ou utilizar uma forminha de gelo para fazer "cubinhos" de grãos congelados. Enche-se cada compartimento da forma com grãos de Kefir, e após congelados pode-se desenformar e guardar em um recipiente tampado e etiquetado com o nome do conteúdo e data de congelamento. É importante etiquetar as embalagens para evitar que o seu Kefir seja confundido com outra coisa e acabe indo para o lixo por engano. O congelamento também é muito útil caso você tenha uma quantidade muito grande de grãos e não tenha a quem doar. Com a diminuição da colônia, reduz-se a quantidade de leite do cultivo. Para descongelar, basta colocar os grãos ainda congelados no leite em temperatura ambiente ou mesmo gelado, e aguardar o período de fermentação fora da geladeira. Importante: Não descongele os grãos no microondas ou em líquidos quentes! Temperaturas acima de 40/50ºC podem matar o Kefir.


Doação: Sempre que tiver grãos sobrando, o melhor mesmo é optar por doações. Tem muita gente que quer o kefir.

Para ter acesso a essas informações no próprio site, clique aqui.

Legal, né?

Mas a parte mais legal eu ainda não disse: o kefir ajuda a emagrecer!

Isso porque ele regula todo o organismos e repõe uma séria de vitaminas, fazendo o corpo funcionar melhor. E isso ajuda na hora de mandar os quilinhos extra pro espaço....tudo de bom, né?

Quem experimentar, depois me conta o que achou!

Bom, este post sobre kefir, foi mais informativo. É que quem não conhece tem um monte de dúvidas mesmo. Mas espero depois colocar mais, muito mais, sobre minhas experiências...comecei a tomar esta semana, e já to adorando.....

41 comentários:

  1. Olaaaa, estou te seguindo e adoraria ter vc como seguidora tbm, seu blog é lindo... beijos glamourosasempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. bom dia eu queria sabe como pego as doação como fasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente tem que pegar pessoalmente. Vc entra em contato com o doador e combina com ele.
      Entra em contato com pessoa do blog do Kefir que eles te explicam melhor:

      http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Adorei seu post sobre Kefir!! Ele é tudo isso mesmo!!!
    Estou usando ele em meu lanche entre as refeções, e olhe, sacia a fome por 4 horas!
    Sem chances de ficar beliscando bobagens, pois vc não sente fome e tem baixíssima lactose!
    Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, depois eu vou falar mais dele, porque o post ia ficar muito grande. Mas eu to tomando de ceia, por enquanto. Quando aumentar a produtividade, quero incluí-lo no café da manhã. No primeiro dia, eu estranhei um pouco o gosto, porque o vidro ficou vedado. No segundo dia eu cobri com papel toalha, e o gosto ficou bem melhor.....delicioso......vou fazer propaganda....bjsbjs

      Excluir
  4. She Ra, que delícia, adoro kefir. Quando criança tinha em casa e era eu quem cuidava dos bichinhos. Adorei saber que a tradução significa "sentimento bom". Precisamos tomar muitos "sentimentos bons", nosso organismo precisa disso em todos os sentidos.
    Vou atrás dos meus "sentimentos bons"
    Beijos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Márcia, e tô pra dizer que quanto mais sentimentos bons.....melhor.
      A pessoa que doa em POA é lá da zona norte. Mas qualquer coisa me avisa.....bjs

      Excluir
  5. Que super dica! Adorei. quando chegar em casa vou pesquisar com mais cuidado e carinho sobre o Kefir..hehehe...
    Obrigada por compartilhar!

    Abraço e beijo! Feliz dia das crianças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada...sempre um prazer dividir com vocês tudo o que eu acho por aí de interessante.

      Feliz dia das crianças para vc também, mas vamos comemorar sem guloseimas infantis.....hehehehe

      bjsbsj

      Excluir
  6. Kefir¹¹¹ Realmente eu nunk tinha ouvido falar, mas gostei!! Vlw pela dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Legal mesmo!! Tinha visto em vários blogs, mas nunca com uma explicação tão completa. Não sabia sobre essa rede de doadores. Vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bahhhh, é verdade, a maioria dos sites divide as informações por tema, foi difícil achar algo que falasse de absolutamente tudo......procura sim, e depois me conta como foi....

      Excluir
  8. Fiquei curiosíssima quanto ao Kefir, estou pensando seriamente em incorporá-lo à minha alimentação!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, o treco é maravilhoso. Ache alguém que doe na sua cidade de experimente. É revolucionário.......depois me conta como foi!

      bjs

      Excluir
  9. Adorei! Já tive kefir uma vez!!! É muito pratico para um café saudável... Vou entrar em contato com os doadores. Acabei de conhecer seu blog e estou gostando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thatiana, e seja muito bem vinda!!!!
      Se não conseguir falar com eles, me avisa!!!

      bjsbjs

      Excluir
  10. Boa tarde!!!! Visito seu blog sempre, vc é linda!!!!!!
    Somos parecidas em algumas coisas, também sou alta, luto contra a balança, e tmb estou tomando o kefir, no entanto, apesar de todos os depoimentos e indicações de benefícios, meu intestino não funciona, como o seu reagiu? beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, e obrigada pelo elogio :D

      Bom, comigo eu também não notei uma enorme diferença nem nada gritante. Mas continuo tomando. Primeiro porque notei uma melhora, mesmo que pequena, em temos do organismo funcionando melhor, e respondendo melhor. Mas repito, não foi nada de outro mundo, foi bem sutil. E em segundo lugar, porque acredito no benefício não visível, lá no interior do meu organismo, fazendo bem a minha flora intestinal, à saúde de um modo geral. E é algo que eu realmente encaixei na minha rotina. Tomo todos os dias no café da manhã. Ele deixou o meu café da manhã mais reforçado e me deixou mais saciada. Por isso continuo tomando. Mas entendo o que quer dizer quando diz que acha que não funciona contigo, porque eu também pensava assim, estava louca para ver um resultado mega ultra hiper surreal. Mas não é assim. Então hoje eu nem procuro as transformações, só o encaro como um iogurte um pouco mais saudável e o consumo pensando num corpo mais saudável.

      Espero ter te esclarecido em algo...qualquer dúvida, pergunta de novo...bjsbjsbjs

      Excluir
  11. Oi ganhei faz três dias o Kefir. Me ensina algumas receitas, e até como usar no cabelo e pele. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu nem sabia que poderia usar no cabelo e na pelo. Até vou pesquisar. Eu costumo consumir ele como vitamina....e só. Bato com banana pré-congelada e uma pitada de canela em pó. Eu não costumo fazer muitas receitas, e realmente uma pena, deveria fazer...

      O que eu já fiz e adorei foi o cream cheese. Olha aqui a receitinha. Fica muito muito muito bom.
      http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2013/08/cream-cheese-kefir.html

      Eu não achei o lique da onde peguei a receita, mas é mais ou menos isso. Eu usei um pano esterilizado. Coloquei o pano dentro de um vidro sem tocar o fundo, como se fosse um coador mesmo. E depois coloquei tudo um plástico maior, porque o pano pode absorver a "águinha" do kefir e pingar na geladeira. E depois pequei aquele creminho que ficou no pano, misturei com um pouquinho de azeite e sal....uma delícia mesmo. Vou ver se acho o linque de onde peguei e coloco aqui blog.....espero ter ajudado. Qualquer coisa....só chamar de novo. :D

      bjsbjs

      Excluir
    2. Olha, acho que foi daqui que tirei a receita. E o bom é que é um vídeo bem explicadinho.....

      https://www.youtube.com/watch?v=_k8dt0l474E

      bjs

      Excluir
  12. Existe também o Kefir de água, posso consumir os dois tipos (de água e de leite) todos os dias?Alguém poderia me responder??Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, eu estava consumindo os dois todos os dias. E não tive problema. Alias, eu andei pesquisando na internet antes de fazer isso e pelo que li muitas pessoas fazem isso. Eu parei porque com o inverno rigoroso do sul meus bichinhos entraram em hibernação contra minha vontade...kkkkkkk.

      Mas vou te dizer que gostei mais do leite que do de água. Mas vai do gosto de cada um. Qualquer coisa, só perguntar de novo.

      bjsbjsjbs

      Excluir
  13. Oii.Oii . ganhei uma mudinha e estou amando...Já fiz yogurte grego, Musse de morango e até requeijão. ..bjs amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom.....e que delícia. Eu tenho uma certa dificuldade de cultivar ele no inverno, mas no restante do ano....é meu companheiro. amoooooo

      Excluir
  14. Oi, ganhei os grãos está semana e estou amandoooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que legal....eu adoro os meus. Cuide bem deles :D ;)

      Excluir
  15. Bom dia. Gratidão por explicações tão claras.

    ResponderExcluir
  16. Essas calorias devem estar erradas, 200ml de leite tem cerca de 6g de gordura e 6g de proteína, em calorias da 54kl de gordura mais 24kl de proteína, supondo que o kefir coma todo o carboidrato ficaria algo como 80kl, se o kefir consumir os 70% sobraria algo em torno de 3 gramas, sendo um total de 90kl por 200ml.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kauê, eu peguei esses dados na internet, e a sua explicação é ótima e faz todo o sentido. Obrigada por avisar. Eu vou fazer uma busca melhor e procurar saber, e acertar a informação.
      Muito obrigada....

      Excluir
  17. Olá, você ainda toma o kefir?
    Li em alguns lugares que ele só pode ser cultivado com leite integral,e por isso só uso leite integral.
    Você usa leite desnatado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente uso o leite integral, mas usei por muitos anos o leite desnatado. Como o kefir trabalhar a lactose do leite, pode ser o desnatado sem problemas.....

      Excluir
  18. O consumo do Requeijão de Kefir e do Soro também merecem um artigo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade fiz o requeijão umas 3 vezes e realmente é muito bom. Mas não usei o soro. Eu consumo tudo junto...me acostumei assim. Então, realmente....teria que pesquisar bastante para escrever sobre esses temas. Mas é uma possibilidade. Quem sabe rola até uma parceria hehehehhe ;)
      obrigada pela sugestão

      Excluir
  19. Boa noite estou tomando kefir a um mês quanto tempo ele levar para começar a fazer os seus benefícios no organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei te dizer. Eu tomo há 3 anos. E se você me perguntar quando eu comecei a reparar nos efeitos, te direi que quando parei de usar. Às vezes viajo, e acabo não tomando. E como tenho problema nas juntas e de intestino preso, sinto uns 4 dias depois de parar. E é aí que percebo o quanto ele me faz bem......mas quando retomo....nunca parei para reparar no tempo....mas menos de 1 mês com toda certeza.
      Espero ter ajudado, se não....pergunta de novo hehehhehehe
      bjsjbsjbs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...