segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Um lixo no meio do caminho

Como dizia Carlos Drummond de Andrade: 

"No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho"

Peço licença para reescrever.....e eu diria:

 "No meio do caminho tinha um lixo
Tinha um lixo no meio do caminho"

O tal do dia do lixo foi inventado para nos ajudar. E ajuda mesmo. Mas algumas vezes ele vira vilão e acaba atrapalhando. Quer dizer, o vilão não é o lixo. Somos nós. Nós é que não sabermos usá-lo com sabedoria. Ai dá nisso.  


Bom, sábado eu fiz rondelli a pedido do meu marido. É um prato que vai leite, vai manteiga, vai queijo...mas nem tudo está perdido. Se você come rondelli e salada apenas, tudo bem. Não é a melhor refeição do mundo em se tratando de dieta, mas também não chega a ser um estrago.

Aí, a pessoa aqui pegou bastante salada, muitos legumes e rondellis a mais do que realmente deveria ter comido. E não satisfeita (e já que a travessa estava ali pertinho, em cima da mesa) pegou mais alguns rondellinhos (cometeu o pior crime conta a dieta: repetiu).


Foi quando me dei conta....putz, comi de mais. Mas, nem tudo está perdido....posso transformar meu exagero em lixo. Tenho direito a fazer 1 dia de lixo por semana. Então foi o que fiz. Mas eu sou formiga de natureza, e lixo sem doce não é lixo. Então de sobremesa comi umas 4 bananada de sobremesa.


Bananada - um doce que trouxe lá da minha terra a base de banana, como o nome diz. Parece uma mariola, mas é quadradinha e larguinha....e coberta de açúcar. Cada bananada tem unas 75 calorias. Comi 4, o que dá unas 300 calorias. Como meu lixo é de 500 calorias a mais, achei que ainda estava no lucro. 

É, eu sei. Foi muito roncelli e muita bananada. Mas eu só descobri isso no dia seguinte.

Quando fui me pesar no dia seguinte, deu exagerados 700 gramas a mais. Eu quase surtei.... "por quê?". Mas aí me lembre de um post meu sobre metabolismo. E no post diz:  "Não adianta fazer a compensação que quiser depois do exagero: ficar horas sem comer, malhar em dobro no dia seguinte, começar dieta na segunda… O que transbordou, já virou gordura localizada. E não é necessariamente isso que vamos eliminar nas compensações. O saldo tende a ficar positivo sempre. Com isso a flacidez e as gorduras localizadas só aumentam…"

E pra variar....eu tinha me esquecido. 

Preciso arrumar um jeito de me lembrar mais das coisas....credo!


Enfim, eu tinha me esquecido do seguinte:

Há muitos detalhes na hora de fazer a dieta que fazem toda diferença. E um dos detalhes é: comer pouco e mais vezes. Isso vai ajudar a acostumar o seu organismo a comer menos, ele ficará saciado com menos comida. Mas outro detalhe é: se você comer muito em um momento, o que seu corpo achar que foi de mais, vai colocar no estoque. E depois de colocado lá, não é tão simples tirar de lá. Usando o texto do metabolismo, o que transbordar (é que o post usa o balde para fazer a comparação) já era. Virou gordura localizada e pra tirar ela dalí você vai precisar de mais do que simpres compesações. E se pra compesnar você passa um tempo sem comer, pior ainda. Porque seu metabolismo cai e fica ainda mais difícil. 

Então, essa coisa de eu fazer o meu lixo ser a sobremesa do almoço não tá dando certo. Principlamente quando eu exagero no almoço. Vou ter que dar uma estuda mesmo para saber qual o melhor horário para fazer o lixo, qual a melhor forma de ter o lixo, para que não aconteça mais de eu subir na balança no dia seguinte e achar 700 gramas a mais.

Chega de pedras no meio de caminho!

6 comentários:

  1. Tô demorando pra comentar, mas é porque estou conectando pouco a internet (e no trabalho tem trabalho pra fazer... rsrsrs).

    Bom, comi tudo o que eu tinha direito no final de semana. Sorvete, macarrão ao molho branco, salgadinhos e até 2 doses de Mojito na sexta à noite. Hoje amanheci 100g mais "leve". Sabe o que eu acho disso tudo? Balança é mentirosa pra carvalho e o que a gente "pesa" a mais ou a menos nada mais é do que água!!! Desencane, até amanhã esses 700g somem do seu corpo!

    Obs: não sei mais comer de 3 em 3 horas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, eu to com o seu linque para ler, sobre comer de 3 em 3 horas, mas não to tendo tempo, tenho mil coisas para ler, para fazer....mas ele tá guardado aqui, assim que sobrar tempo vou ler ele. Por que sei que vc não acredita muito nessa coisa de comer de 3 em 3 horas.....e confesso que estou curiosa para saber o porquê. Então, assim que sobrar um tempinho vou ler o texto.

      E sobre a balança...ela tá bem doida depois de comecei a tomar o kefir...kkkkkk...eu quero ver o que acontece, então me rendo a ela. Mas é verdade. Ela não reflete a realidade tanto quanto pensamos.....

      Da próxima vez vou de Sorvete, macarrão ao molho branco, salgadinhos e 2 doses de Mojito....kkkkkkkkkk. É que você tem um monte de músculos né Mi, seu corpo queima gordura até em repouso.......taí outro benefício da musculação....preciso voltar urgente para academia. :O

      bjsbjs

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkk Ele estoca gordura se eu não cuidar! kkk Sério, é que hoje em dia eu posso até dizer que eu extrapolo comendo o que eu não deveria, mas no fundo eu sei que como 1/3 da quantidade que eu comia antigamente, mesmo que sejam coisas fora da dieta.

      Eu SEMPRE comi de 3 em 3 horas. SEMPRE mesmo sem fome, mesmo sem ter trazido lanches saudáveis para o trabalho, mesmo chovendo, mesmo fazendo sol. SEMPRE. Só que aí, lá pra junho resolvi testar e comer só quando eu sentisse fome. Conclusão: fico 5 horas sem fome, e meu metabolismo não mudou. Aí fez sentido o tal artigo que eu te mandei. Porque eu li E experimentei. Senão admito que não falaria isso pra ninguém... Mas eu me convenci e depois testei. E funciona! rsrsrs

      Quanto à balança, acho válido agora que está tomando o kefir (que parece coisa dos Deuses de tão saudável, tô muito doida pra conhecer e testar!) provavelmente deve estar mudando tudo dentro de você, te desintoxicando, matando algumas bactérias e afins e talvez até causando inchaço... Vale a pena se pesar por enquanto mesmo!

      Beijos!


      OBS: o segredo das benditas 3 horas é a insulina! Se ela sobe pela glicose você sente fome rapidamente: a insulina varre a glicose e fica um resto no seu sangue, te dando mais fome logo em seguida, aí você tem que comer novamente - está com fome, né? - ingere glicose e a insulina sobe de novo pra varrer a glicose. Por isso realmente dá fome! E por isso comemos de 3 em 3 horas. Mas não é pra "acelerar o metabolismo", pois nem é fome real. É apenas uma reação química natural do nosso corpo mal acostumado!

      Excluir
    3. Tem um grupo, tipo vigilantes do peso, que se chama Meta Real. E eles se baseiam nisso: só 3 refeições por dia. Quem fez, aprovou. Mas eu nunca fiz falar verdade.......mas vou sim ler o texto aquele.

      E sobre o kefir, entra em contato com a rede e pede o seu :D . Vai adorar.
      bjs

      Excluir
  2. Adorei a maneira que você escreveu, me fez pensar sobre o MEU dia do lixo hahahahaha, estou adorando o seu cantinho, beijos <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...