quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bisnaguinha integral

Ontem estava eu no supermercado, quando vi um pacote bisnaguinha integral. E eu pensei: adorei!!!


Olha que ideia legal. Bisnaguinha integral. Nem pensei duas vezes. Comprei. 

Experimentei e tô pra dizer que é uma delícia. E cada bisnaguinha tem menos de 50 calorias. Olha que coisa maravilhosa. É ótimo!

Informações nutricionais por unidade
Valor energético - 52 cal
Carboidratos - 10g
Proteínas - 1,7g
Gorduras totais - 0,6g
Fibra alimentar - 0,5 g
Sódio - 59 mg

Mas aí fui olhar os ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, fermento biológico, fibra de trigo, gordura vegetal, sal, cloreto de potássio, soro de leite, dextrose (que é uma glicose) e conservador propionato de cálcio. Contém Glúten.

Eu fiquei preocupada com a quantidade de açúcar. E o integral do pão não é pela farinha de trigo integral. A farinha de trigo que vai na massa é a branca. O que é colocado para conseguir o "integral" é fibra de trigo ( e nem é em grande quantidade, falar verdade). Mas enfim, tudo bem, não vamos ser tão neuróticas. O que acho que tem muito aí é açúcar, que tá na segunda posição na lista. 

Continuo achando uma ótima ideia. Principalmente para criança. Fazer eles se acostumarem com produtos integrais. E comparado com a bisnaguinha comum, esta sem dúvida esta é bem melhor. 

E não pense que o pão integral que você consome é muito melhor que essa bisnaguinha integral, porque a maioria vai sim açúcar e gordura na massa. Só que em relação às versões normais, vai menos. Por isso se dizem light. 

O que quero dizer é: não é porque uma coisa é light que podemos comer sem culpa, ou desmedidamente. Precisamos ter essa consciência, de que por mais que eles sejam melhores que as versões tradicionais, podem não ser ideais para quem quer emagrecer. 

Vou comer a bisnaguinha integral? Claro. Vou usar ela sempre em vez do pão que uso. Não. 

Eu sei que dizeem que "ahhh, mas se eu começar a ler a lista de ingredientes não como mais nada". Esta é a intenção.  Precisamos sim saber o que estamos comendo. Precisamos ter o controle do que queremos ou não comer e por que. 

Não olhar a lista de ingredientes gera uma ilusão, um desconhecimento que é super prejudicial pra saúde.

Repito: a bisnaguinha integral é uma ótima ideia e vou comprar outras vezes. Mas não dá pra comer achando que tá consumindo algo realmente superrrrr saudável. Porque não é bem assim.

6 comentários:

  1. Verdade! Não é porque a embalagem diz que é ligth que vamos nos matar de comer...mas isso é uma coisa que ainda preciso melhorar muito: LER EMBALAGENS!
    Ótima dica!
    Beijão

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    1. Eu também, tenho que melhorar muito. Mas eu estou aprendendo. O principal a saber - e isso mudou a minha vida - é que na lista de ingredientes está na ordem do que tem mais para o que tem menos. Então as coisas que aparecem primeiro, é o que tem mais. E saber disso me fez olhar os produtos com outros olhos.

      Bjs Bjs

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  2. Quantas podem ser consumida ao dia?

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    1. Depende da sua dieta....depende de quantas calorias vc quer consumir, qual a quantidade de carboidrato é o seu objetivo...depende de muita coisa. O pão francês, por exemplo, tem unas 140 calorias....mas também tem que ficar de olho na quantidade de carboidrato se a sua deita for com redução de carbo.......entende o que quero dizer?

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  3. Quantas bisnaguinha posso comer na minha dieta eu como eu três em três hs mas estou perdida sem saber quantas posso comer no café

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    1. Depende....depende do seu objetivo, da sua dieta e de tudo mais. Se vc comprar as bisnaguinhas com o pão francês, em termos de calorias, seriam 3 bisnaguinhas. Mas é sempre bom lembrar que apesar dela ter um carboidrato melhor, e ser realmente gostosa, não há riqueza em termos de nutrientes....então...depende. Hehehehehhee Será que ajudei? Qualquer coisa, só perguntar de novo...

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