segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Brigadeiro de chuchu

Não sei quem teve esta ideia, mas foi um gênio. 

Para as chocólatras de plantão, que não conseguem ficar sem um docinho, ainda mais na TPM, aqui vai uma receita pra lá de saudável: brigadeiro de chuchu.

Eu entendo o nome, porque se faz uma massa a base de chuchu para substituir o leite condensado. Depois você leva essa massa ao fogo com achocolatado. Brigadeiro. Sim. Mas o meu, a consistência, ficou mais para mouse de chocolate. Mas enfim, o batizaram de brigadeiro de chuchu. Que assim seja. 


E é inacreditável. Porque quando ouvi falar pela primeira vez, eu também não levei fé. Mas é muito bom. Nem parece que é feito de chuchu. Claro que não. Chuchu não tem gosto de nada. Então ele fica perfeitamente delicioso. Acreditem em mim. Eu fiz. Comprovei. É muito bom. 

Então na próxima vez que estiver em casa sozinha e quiser atacar um docinho....em vez de correr para lata de leite condensado, apele para o brigadeiro de chuchu. É mais saudável, menos calórico, e igualmente saboroso. Sua dieta agradece. 

Eis a receita:


O achocolatado que eu uso é meio a meio. Metade gold, e metade do chocolate dos frades. É verdade que o achocolatado dos frades tem menos açúcar que o Toddy e o Nescau light. Muito menos. Mas ainda tem um pouco. Eu sei disso. Mas é isso que faz o meu brigadeiro de chuchu ficar delicioso. Ele fica com um gostinho de chocolate meio amargo. Não fica tão doce para o paladar. O que eu acho ótimo. Porque se você come algo muito doce, mesmo que light, isso te dá mais vontade de comer doce. E quando você come algo doce mais para o meio amargo, isso te controla mais. Controla mesmo a fissura. 

E calculei as calorias de tudo que vai, e falar verdade não achei as 32 que diz na receita. Meu jeito de calcular calorias é meio arcaico, e pode não estar certo. Eu simplesmente somo as calorias da cada ingrediente (e o jeito certo seria calcular as gramas de proteína, carboidrato e gordura de cada coisa, mas nem sei como se faz isso). E eu achei o seguinte:

Depende do achocolatado que usar:

Chocolate em pó dos frade = 568 no total, ou seja, 10 porções de 57 cal
Achocolatado Gold = 488 no total, ou seja, 10 porções de 49 cal
Meio a meio (gold e chocolate dos frades) = 523 no total, ou seja, 10 porções de 52 cal

O brigadeiro comum tem 121 calorias por unidade. 

É uma redução de mais de 50% nas calorias. Mas não é só isso. O brigadeiro comum é puto açúcar. Entra no sangue e vai direto pro culote . O brigadeiro de chuchu é pobre em açúcar e rico em fibras. Melhor, não?

Experimentem.....eu recomendo. E depois vem me contar o que acharam.

4 comentários:

  1. ai! Eu acho que te amo! hahahaha
    Sempre vi essa receita mas nunca levei fé... agora com um depoimento desses criei coragem pra tentar! Dona Monstra tá chegando e eu estou doidinha por doce! hahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk

      É um super tranquilizante para dona monstra. Mas também não pode exagerar. Apesar das calorias serem super reduzidas, se comer a panela inteira - e olha que dá vontade - com certeza fará um pequeno estrago na dieta. Mas realmente é um alívio poder comer algo assim.

      Depois conta o que achou!

      bjsbjs

      Excluir
  2. pode substituir o leite em pó por leite normal ou pelo que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lin, acho que não. Porque é o leite em pó que dá a cremosidade a massa. Pelo menos é o que eu acho. Nunca tentei fazer de outra forma........mas por que você quer excluir o leite em pó?

      Tem outra receita de brigadeiro light, da revista boa forma (qualquer dia posto ele tb), que também vai leite em pó em grande quantidade. Enfim, acho que é o segredo para substituir o leite condensado........mas tenta substituir....e depois me conta como foi

      bjsbjsjbs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...