terça-feira, 3 de dezembro de 2013

AF do Metabolismo (da She RA)

Bom, vou dizer logo o que ando fazendo para emagrecer, mesmo sem ter achado o plano ideal, e parar com o suspense. Eu queria esperar, e dizer depois de ter traçado tudo certinho, mas tô vendo que este processo vai demorar. E antes que o meu suspense fique antipático, vou dizer o que anda acontecendo.

Aliás o título é antipático. Atividade Física da She RA. Qual é? Você inventou a isso por acaso? Sim, eu inventei. Mas não é por isso que coloquei o meu nome nela. Quero dizer, é por isso, mas não neste sentido. Eu passei a chamar de AF da She RA para que as pessoas saibam que isso é algo que eu inventei. Mas não por uma questão de vaidade. Mas para as pessoas perceberem que se eu - leiga- inventei, coisa boa não há de ser....kkkkkkk. Falo sério. Não recomendo NINGUÉM fazer isso em casa. 

E eu não estou dizendo que nunca, no mundo todo, alguém pensou nisso.  Eu não sei. Podem ter pensado. Mesmo porque é um pouco lógico. Mas estou dizendo que eu não li isso em lugar nenhum. Nunca vi ninguém falando ou fazendo isso. Enfim, e de novo, sou uma pessoa leiga que nem entende disso, não estudou isso. Por favor, não inventem de fazer. Mesmo porque, provavelmente foi assim que dei um jeito na minha coluna. 

Mas se você não recomenda ninguém a fazer o mesmo, por que tá divulgando aqui? Porque este blog é o meu diário. Conto tudo aqui. Sendo louco ou não. E mais cedo ou mais tarde as pessoas vão me perguntar o que estou fazendo, como ando conseguindo emagrecer 2 quilos por semana - porque normal isso não é. Então vou dizer logo. Pronto e acabou. 

Bom, a história é longa..... 

Eu sempre fico me perguntando como as coisas acontecem, porque acontecem, e faço testes comigo mesma, e assim vou tentando achar soluções para meus problemas. Meu problema atual é o excesso de gordura localizada. E a solução é uma só: comer menos e gastar mais. 

A formula é simples. E é isso mesmo. Mas aí vem eu tentando incrementar a parada. E o que eu descobri: que quando você malha você aumenta o seu metabolismo. 


Você acelera ele. E isso acontece bem rápido. E quando você para de malhar o seu metabolismo está lá em cima. E com o passar do tempo o metabolismo vai caindo gradativamente. Não tão rapidamente quanto ele sobre. Então, depois de malhar, o seu corpo ainda está trabalhando mais rápido que o normal. Taí mais uma vantagem do exercício físico: você aproveita ele mesmo depois de ter parado de malhar. 



Então, eu pensei: O que eu quero? Eu quero que o meu metabolismo fique alto por mais tempo. Assim meu corpo queimaria mais que o normal. Como? Bem, eu malho a minha 1 hora por dia de manhã. O meu metabolismo sobe. E depois que eu paro de malhar ele vai caindo. Ainda está mais auto que o normal, mas vai caindo gradativamente. A minha ideia é: quando ele estiver quase que normalizado, eu vou e malho de novo, elevando ele de novo e aproveitando novamente o período em que ele continua alto após a atividade física. O gráfico ficaria assim:


Eu - tento - não deixo o metabolismo entrar no normal dele, toda vez em que ele começa a cair de mais, eu elevo ele de novo. Modéstia parte - genial, não? Na verdade não. Isso pode levar a uma fadiga muscular, a uma lesão e isso diminui a imunidade. 

Porque não sei se você sabe, mas quando malhamos a nossa imunidade diminui. O corpo concentra todas as suas forças na malhação e relaxa na defesa. Isso é normal. E quando paramos de malhar a nossa imunidade aumenta gradativamente. Mas isso é o normal do corpo. Agora....se eu malho o dia todo, a minha imunidade fica um pouco baixa o dia todo. Eu fico mais propensa a gripes e coisas do gênero. Por isso eu passo o dia me cuidando. Não fico com o pé no chão (adoro andar descalça) e sempre que sinto um fiozinho mais gelado cubro a garganta. 

Bom, se isso não é bem o ideal a ser feito, porque eu faço? Por pura loucura. Muita gente faz loucuras para emagrecer. Deixam de comer, tomam só líquido o dia todo...eu não sou adepta de diminuir ainda mais a quantidade de comida. Eu gosto de comer. Gosto muito de comer. Então a minha loucura é concentrada na parte de gastar mais.

E essa minha Atividade física do metabolismo é ótima, ela aumenta a perda de gordura e produz massa magra. Sempre que faço isso consigo reduzir meu percentual de gordura drasticamente. E eu acho isso ótimo. 

Tá, como eu faço. Já fiz isso. E antes era assim: durante o dia, a cada 1 hora eu pulava corda por 10 minutos. Então eu malhava a minha 1 hora normal. Depois disso, passava 1 hora eu pulava 10 minutos de corda. Passava mais 1 hora, mais 10 minutos de corda. Falar parece fácil, mas é super cansativo.  E difícil.

Ai podem me perguntar, porque eu malhava 1 hora mesmo sabendo que eu iria pular corda o dia todo. Bem, na atividade física o corpo usa a energia do próprio corpo. Só depois de uns 40 minutos de malhação é que ele vai no estoque de gordura buscar uma energia extra. E é por isso que eu começava o dia malhando 1 hora. Para induzir o corpo a buscar energia no estoque. 

Tá, eu disse como eu fazia antes. Preciso dizer como faço agora. Eu tenho uma lesão na coluna..hehehe..não posso ficar pulando corda. Então como eu faço: reproduzo a minha malhação "oficial", só que faço em menos tempo. 

A minha malhação de manhã é: 20min aeróbico (jump) + 20min de localizada + 20 minutos de aeróbico. Totalizando 1 hora. E a minha local não tem peso. Não quero ganhar muita passa magra por enquanto. Então só faço os movimentos sem peso nenhum. 

E a minha atividade física do metabolismo fica assim: 3 minutos de aeróbico + 3 minutos de local + 3 minutos de aeróbico. O que na verdade dá 9 minutos de AF. E o bom de colocar a local no meio é que é como se eu dissesse pro corpo onde quero que ele queime mais. Tem dias que faço um monte de abdominal, e intercalo com exercício para cintura. 

Enfim, estou feliz com os resultados. Ainda não achei a frequência acerta, porque - MUITO IMPORTANTE DIZER - eu faço isso dia sim e dia não. Os músculos precisam descansar. E no dia que eu faço eu to ganhando muita massa. Às vezes nem emagreço nesse dia. Mas no dia seguinte os músculos desincham e a perda de gordura aparece. 

Bem, esta é a loucura que disse que estaria fazendo. Mas o assunto não terminou neste port. Ainda estou em fase de teste, de achar a frequência ideal. Então, provavelmente, voltarei a falar disso. Mas o suspense acabou. Eis a minha loucura. Eu sei que é louco. Mas o corpo vai se desenhando a olhos vistos. E eu adoro isso. 

E a outra parte boa é que o dia é tão corrido que nem tenho tempo de pensar em comida. Simplesmente como as coisas que fazem parte do meu cardápio e ponto final. Porque o dia fica corrido, tenho tanta coisa pra fazer e tão pouco tempo, que nem tenho tempo para ter crises existenciais em relação à comida. Não sei se já perceberam, mas a melhor coisa para o emagrecimento é ocupar a mente. Parar de pensar em comida, calorias e coisas do tipo. E eu ocupo o corpo e a mente.

Vamos ver no que vai dar.......

8 comentários:

  1. Menina, mas eu ri tanto lendo esse post, mas tanto.... Não tow criticando não, é o jeito que vc escreve... kkkkkkkkkkk é muito engraçado...
    Eu costumo dizer que sou uma morta de preguiça. E sou mesmo. Vou pra academia "na marra", fazer esses exercícios de hora em hora me deixaria louca... Mas se dá certo pra vc, continua...
    Abraços!!!

    http://projetoviolao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...que bom que achou engraçado, porque no fundo, é mesmo. Um dia rirei de tudo. Um dia. Por enquanto só sufoco...kkkkkkk

      Mas sabe que eu não gosto de malhar. Não sou do tipo que vai feliz pra academia. Mas sou do tipo que saio de lá feliz. Eu gosto tanto de comer que se malhar me faz poder comer mais, eu amo malhar....entende o que quero dizer?

      Mas agora tô malhando não é nem pra comer mais, e sim para poder emagrecer mais rápido. Mas quando eu tiver na minha meta, malharei de manhã e de noite, sem problemas....e nem é para comer besteira o dia todo, é para poder comer coisas saudáveis mesmo, mas mais.......eu sei, um erro, alma gorda.....mas quero poder tomar um café da manhã de cinema, sem ter que compensar depois, quero almoçar em restaurantes sem me preocupar em ter que comer menos depois...com eu disse, não gosto de malhar, é chato. Mas amo poder comer algumas calorias a mais. Então.......continua me achando louca, né? É, eu sei. Eu sou.

      Excluir
    2. Que nada... sou do mesmo jeitinho... Na mminha última consulta, a nutri me disse que na próxima aumentaria meu consumo calórico diário, pra ganhar músculos... Vc nem imagina... Só penso nisso agora. Poder comer mais e mais e mais... Eu chamo isso de "mente de gorda"...
      Abraços

      Excluir
    3. E é né?

      Mas passamos grande parte da vida devorando o mundo, e agora temos que nos contentar com 1.500 calorias. Qualquer coisa a mais que isso é lucro. :D

      Excluir
  2. Não vejo problema na sua ideia, na verdade é muito boa, mas lembre-se de ser prudente, seu corpo precisa descansar...
    Beijos e boa sorte :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, eu não faço nos fins de semana, e durante a semana é segunda, quarta e sexta. Terça e quinta é para o corpo se recuperar o "choque metabolístico" kkkkkkkkkkk. Acabei de inventar o termo, mas é bem isso o que acontece. :D

      Obrigada pela força. bjsbjs

      Excluir
  3. Incrível! Doido, mais com resultado. kkkkkkkkkkk

    Cheiros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...