quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Para você que quer começar a malhar

Vou dar uma dica para você que quer começar a malhar, mas falta aquela disposição: comece. 


Parece uma dica simples, mas não é tão fácil quanto parece. E toda vez que eu fico um tempo sem malhar, para retomar, é um martírio. E pode ser que isso tenha algo a ver com a Primeira Lei de Newton, que diz que um corpo em repouso tende a ficar em repouso e um corpo em movimento, tende a ficar em movimento (lei da inércia).

Porque quando um corpo sedentário que ser movimentar, ele mesmo se nega a isso. Porque logo no início, a força que é necessária para colocar o corpo em movimento é muito grande, é cansativo e o corpo não vê nenhum benefício nisso. Não, ele não quer se mexer. 

Mas depois de um tempo, quando o corpo se acostuma com o movimento, isso para ele é natural, e ele faz sem nenhum problema. Então, para você que não malha, não faz absolutamente nada, quando for começar não pense em fazer 1 hora, ou controlar a respiração, contrair o abdome. Nada disso. Isso, é coisa para se preocupar depois, quando o corpo já estiver habituado. Quando for começar a malhar, tenha uma única preocupação: começar a malhar. Simplesmente comece. 

Se no primeiro dia só conseguir fazer 20 minutos, ótimo. Faça 20 minutos. No dia seguinte só conseguiu fazer 10. Tudo bem, faça os 10. Mas faça. E, gradativamente, vá aumentando este tempo. A medida que o corpo for obedecendo e aceitando a atividade física, vai aumentando o tempo. E quanto conseguir chegar a 40 minutos, 50 minutos ou 1 hora, aí comece a aperfeiçoar, controle a respiração, mantenha a postura, abdome contraído, tente andar um pouco mais rápido (geralmente quando começamos a caminhar por exemplo, a tendência é andar como se estivesse passeando, e a caminhada tem um ritmo um pouco mais rápido). O importante no momento de começar é tirar o corpo da inércia. Depois que você conseguir isso, vá em busca de objetivos maiores. 

Isso o que falo parece simples, mas o que acontece na realidade é que quando a pessoa decide malhar, ela quer logo fazer 1 hora. O corpo quase infarta, mas a pessoa consegue. O que é mesmo uma grande vitória. Mas aí, quando a pessoa pensa em malhar novamente, o corpo se lembra que quase morreu na última caminhada, e não quer ir. Vem a preguiça, vem a desculpa, vem um monte de coisas para fazer, hoje não, mas amanhã sem falta. E quando você percebe, o amanhã não chega nunca. Então, se for começar, no começo, respeite o limite do seu corpo sedentário. Não exija dele o comportamento de um atleta. Deixa ele começar no ritmo dele, depois de duas ou quatro semanas, aí sim, vai exigindo um pouco mais dele. 

Aí você diz: mas eu ouvi dizer que o corpo só queima a gordura do estoque depois de 40 minutos de atividade física. É verdade em termos. Porque cada corpo é de um jeito. E se você não faz nada de atividade física, esses 20 minutos farão uma diferença muito maior do que malhar 1 hora para quem já está acostumado. Então isso é relativo. Como eu disse, deixe para pensar nisso mais tarde. Agora se concentre em se mexer. Não quer ir para uma academia, ótimo, vai dar uma caminhada, uma pedalada, dance em casa, pule corda por 5 minutos, olha, as possibilidades são infinitas....e não se preocupe em por quanto tempo o seu corpo vai aguentar, por enquanto simplesmente faça. 

É importante dizer isso, porque quando se fala em ter uma vida saudável, quase todo mundo diz: olha, você precisa caminhar pelo menos 1 hora 3 vezes por semana. Mas ninguém fala que, para uma pessoa de mais de 100 quilos que nunca caminhou, no primeiro dia provavelmente não conseguirá fazer 1 hora. A pessoa descobre isso sozinha. E quando descobre isso, se sente fraca, chateada, uma perdedora. Quando na verdade é normal. Todo início é difícil. E bem no início, o que importa é dar  o primeiro passo. Então apenas dê o primeiro passo. Apenas faça. Você vai se surpreender com o que é capaz.

4 comentários:

  1. Amei seu post!! Me vi nessas linhas que vc escreveu...estava até hoje dando desculpas, dizendo que amanhã sem falta...e o amanhã nunca chega. Adorei!
    Um beijão

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    1. Mas sabe que esse post, parece contigo, comigo e com muitas por aí. A gente inventa mil desculpas, e quando começa quer já correr uma maratona. Não é assim. A atividade física é algo sério, pode causar lesões, tem que ser feita gradualmente. Ou então, desiste mesmo. Mas faz isso, comece aos poucos, respeitando seus limites e vc chegará longe.

      bjsbjs

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  2. Você descreveu o meu exato momento. Obrigada, você é maravilhosa!

    Cheiros

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    1. :D
      Que bom que se identificou. E é mesmo verdade

      bjsbjsbjsjbs

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