quinta-feira, 13 de março de 2014

Analisando o Diário alimentar

Apesar de ter emagrecido 3,9 quilos em 3 semanas, eu achei que nesta semana meio que empacou. E como não quero perder nenhuma semaninha de resultado, fui logo analisar o meu diário alimentar para ver o que estava errado. 


E olha a importância do diário alimentar.....quase 20 anos fazendo dieta (e efeito sanfona), uns 3 anos de diário alimentar, e ainda cometo erros bobos. Quero dizer, a gente acha que tá tudo sobre controle, que já se acostumou à vida saudável, e na verdade percebe que pequenos deslizes é o que coloca - muitas vezes - tudo a perder. E não estou falando de 1 bombom aqui e outro ali, porque isso nem faz mais parte da minha rotina, falo de um pouco mais de azeite, um pouco mais de granola, um pouco mais de nesfit.....e as calorias vão se somando e se acumulando....no culote. 


Mas vamos lá, analisar. Para isso peguei um dia aleatoriamente que representasse bem como são meus dias e joguei dos dados no meu programinha de Diário Alimenta (só uma observação: algumas das coisas anotadas no programa não foi exatamente o que consumi. Como não tinha a opção exata, eu coloquei uma com calorias iguais). Olha o que deu:


Quase 2.000 calorias diárias. Isso é quase que as necessidades diárias totais. A minha dieta deveria ter 1.500 calorias. Mas como podem ver, passou bastante. E no lado eu coloquei um quadro com o número de calorias que deveria ser. Meu café da manhã passou 15 calorias. O almoço 13. O lanche da tarde 24. A janta.....bem, como não faço ceia, a janta é a única refeição que ficou dentro do esperado. Agora o lanche da manhã (que passou 185) e o sanduba (que passou mais 134) é que foi um tanto trágico. Realmente, como a nutri já tinha alertado, o nesfit de manhã e a granola na hora do sanduba terão que sair. 

Como eu consegui eliminar 3,9 quilos em duas semanas comendo mais ou menos 1.900 calorias todos os dias é mesmo um grande mistério. Mas é que são as primeiras semanas, e as primeiras semanas são mesmo mágicas. 

É, terei que fazer mudanças. Mas não vou mudar tudo de vez. Uma coisa que aprendi em 20 anos de dieta é que o corpo se acostuma com tudo. Seja lá o que for que você faça, ele sempre irá se acostumar. Então tem um determinado momento que ele se acostuma com a dieta e ela não faz tanto efeito quanto deveria (é nessas horas em que geralmente desisto - mas não desta vez!). 

Então, se fizermos pequenas mudanças ao longos das semanas, em vez de mudar tudo de uma vez só, o corpo permanece reagindo por mais tempo. E foi isso que eu fiz. Na primeira semana eu reduzi na alimentação. Na segunda semana eu retomei a atividade física, na terceira semana um milagre aconteceu, porque sem malhar e na TPM consegui um número bom, mas no feriado de carnaval acordava tarde e não fazia o lanche da manhã (o trágico nesfit). 

Então pretendo continuar assim, mudando aos poucos. Por enquanto não vou tirar o nesfit e a granola do cardápio, vou só diminuir. E voltar analisar meu cardápio na semana que vem. Espero conseguir ir longe assim. Tomara que eu consiga!

4 comentários:

  1. Tbm vou analisar minha alimentação, eu não ando prestando muita atenção nos pequenos detalhes.
    Abraços garota fazia maior tempo que eu não passava aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom analisar de tempos em tempos, porque nos acomodamos, achamos que tá tudo sob controle e começamos a permitir que velhos hábitos voltem. Tem mesmo que ficar de olho.

      Excluir
  2. Essa semana jaquei de todas as formas e a balança tá cobrando o preço disso! Maldita tpm.
    Preciso começar um diário, mas dá uma preguiça!
    Hoje vou na academia tentar compensar tantos carboidratos.
    Sempre temos que nos policiar para não desistir ou desanimar.
    A recompensa vale o esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom ter um diário alimentar. E você tem que achar um modelo que vc se adapte. Demorei para achar o meu modelo e agora não o troco por nada.

      Olha o meu:
      http://sheradedieta.blogspot.com.br/2014/01/meu-diario-alimentar.html

      E o legal é justamente isso, poder analisar para ver se está errando em algo. Temos o mal hábito alimentar tão arraigado que precisamos mesmo dessas coisas para nos ajudar a permanecer no caminho certo.

      Bjsbjsbjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...