quinta-feira, 13 de março de 2014

Barrinha de frutas

Ontem saí e na pressa peguei uma barrinha de fruta. Nova mania das prateleiras de supermercado. É que nem a barrinha de cereal, mas é de fruta e ainda vem coberta com chocolate. Peguei esta aqui, barrinha de coco:


E depois que comi, bem, na embalagem diz que a porção tem apenas 91 calorias, o que estaria dentro do aceitável para um lanchinho, mas o gosto, gente, o gosto é do bombom prestígio ou It coco. Independente da marca, o que quero dizer é: parece mesmo bombom. O que é de estranhar, quero dizer, muito bom para ser verdade. 

Então fui olhar a lista de ingredientes. Olha o que achei: Açúcar, cobertura sabor chocolate (açúcar, gordura vegetal fracionada, cacau em pó, leite em pó integral, soro de leite integral, emulsificantes lecitina e ésteres de poliglicerol de ácido ricinoléico e aromatizante), glicose, coco ralado, leite em pó integral, aveia, gordura hidrogenada, açúcar invertido, sal, umectante sorbitol, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol, policinoleato, aromatizante BHA e BHT. Contém glúten.
 
O que isso quer dizer? Que é uma bomba. Mas vamos analisar. Na lista de ingredientes vem antes o que tem mais. E o que tem mais na barrinha? açúcar. E nem estamos falando da cobertura. Os ingredientes da cobertura estão entre parênteses (e também o açúcar vem em primeiro lugar). Então, na barrinha, o que mais tem é açúcar, em segundo lugar, chocolate, em terceiro glicose (mais açúcar). É isso o que você está comendo. Aí você deixa de comer bombom pra comer barrinha de fruta e depois descobre que é praticamente a mesma coisa. 

Você pode me dizer: "Ahhhh, mas a barrinha tem a metade das calorias...." Sim, e a metade da quantidade. O que dá elas por elas. Aliás, esta é a única vantagem: você come menos.  Tá, tudo bem, ali no meio dos ingredientes também tem uma pitada de aveia. O que é bom também. Mas acredite: é uma pitada.

Faz um tempo, postei um vídeo muito interessante sobre barrinhas de cereais. Para vê-lo, clique aqui.

Deixo claro que não estou dizendo para não comermos mais. O que não podemos é comer achando que é uma ótima opção. Quer comer, come. Aliás é gostoso. Como poderia não ser? Salva na hora do aperto. Mas coma sabendo o que está comendo: muito açúcar, um bocado de chocolate e uma pitada de coco.

2 comentários:

  1. É o que eu sempre falo, principalmente para quem não toma nem suco de laranja por ser muito calórico!

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    1. Pois é.....é que nem a história do suco de laranja. Porque as criaturas pedem pizza calabresa com coca zero, porque se pedissem o suco de laranja seria muito calórico. Poxa, peçam uma pizza vegetariana (que tem várias fontes de fibra) com um suquinho de laranja que aí sim estarão economizando calorias e esbanjando saúde.

      Bjsbjsjbs

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