terça-feira, 25 de março de 2014

Jamie Oliver X Mc Donald's

Tempos atrás eu já falei de uma reportagem sobre o Mc Donald's, de uma experiência fotográfica que fizerem para ver a decomposição do Mc. Mas a surpresa foi que depois de 2 anos ele continuava o mesmo, tamanha a química contida nele.

E agora venho falar de uma outra notícia que vi na internet (e que até certo ponto explica a "durabilidade" do sanduíche). 


Jamie Oliver, chef ativista radical que assumiu uma guerra contra a indústria de alimentos, venceu uma batalha contra a mais poderosa cadeia de Junk Food do mundo: o Mc Donand's. Uma vez que Oliver demonstrou como são produzidos os hambúrgueres, McDonald’s anunciou que mudará a receita. Ponto para o Chef.

De acordo com Oliver, as partes gordurosas da carne são “lavadas” com hidróxido de amônia e, em seguida, são utilizadas na fabricação do “bolo” de carne que preenche o hambúrguer. Antes deste processo, de acordo com o apresentador, essa carne já não era apropriada para o consumo humano. Ele diz: "estamos falando de carne que tinha sido vendida como alimento para cães e após este processo é servida para os seres humanos. Afora a qualidade da carne, o hidróxido amônia é prejudicial à saúde."

O chef mostrou em seu programa transmitido pela ABC que a rede McDonald’s usava hidróxido de amônia para transformar a gordura animal em recheio para os produtos. A substância, em geral utilizada como conservante natural, era aplicada para derreter gordura de peças de carne que depois eram lavadas e moídas no processo de produção de hambúrgueres.

Que pessoa, no seu perfeito juízo, colocaria um pedaço de carne embebido em hidróxido amônia na boca de uma criança? Mas é o que acontece por aí....

Nos EUA, outras empresas como a Burger King e Taco Bell já abandonaram o uso de amônia em seus produtos. A indústria alimentar utiliza hidróxido de amônia como um agente anti-microbiano, o que permitiu ao McDonald’s usar nos seus hambúrgueres, carne que já era imprópria para o consumo humano. O mais irritante é que essas substâncias à base de hidróxido de amônia sejam consideradas “componentes legítimos em procedimentos de produção” na indústria de alimentos, com a bênção das autoridades de saúde em todo o mundo. Portanto, o consumidor nunca poderá se informar quais produtos químicos são colocados em sua comida.

A denúncia feita em 2012 pelo chef e apresentador britânico Jamie Oliver sobre o uso de amônia em produtos do McDonald’s finalmente surtiu  efeito e a rede de fast food anunciou mudança na receita do hambúrguer para extinguir o uso da substância.

Em outra de suas iniciativas Oliver demonstrou como são feitos os nuggets de frango: Depois de serem selecionadas as “melhores partes”, o resto- gordura, pele, cartilagem, víceras, ossos, cabeça, pernas -  é submetido a uma batida -  separação mecânica -  é o eufemismo usado por engenheiros de alimentos, e, em seguida, essa pasta cor de rosa por causa do sangue é desodorada, descolorida, reodorizada e repintada, encapeadas de marshmallow farináceo e frito em óleo geralmente parcialmente hidrogenado, ou seja, tóxico.

Fonte: IEST e Terra

Precisamos mesmo cuidar o que comemos e o que oferecemos para nossa família comer. Hoje em dia as pessoas estão morrendo envenenadas sem saber. E a informação é o primeiro passo para se livrar de tantos industrializados e ter uma vida efetivamente mais saudável.

8 comentários:

  1. Nossa, que horror!!!
    Eu nunca fui fã de McDonalds (só do sorvete), mas depois dessa, que nojo...
    Um absurdo é que isso deve ocorrer há anos, décadas, sei lá, e só agora tomaram providências.
    Cadê as agências de vigilância sanitária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o mais absurdo é que é permitido usar substâncias assim. E muitas outras do tipo devem ser permitidas igualmente. A gente que não sabe. Aí as pessoas falam: "ahhh, mas agora mudaram a fórmula, então podemos comer". Você comeria qualquer coisa de uma empresa que precisou de denunciada para parar de usar veneno na preparação de seus produtos?

      A verdade é que as indústrias nem precisariam disso, elas que tem que ter o discernimento de usar apenas coisas que façam bem . Mas a realidade é outra. Infelizmente.

      Mais uma coisa para eu cortar definitivamente.

      bjsbjsjbs

      Excluir
  2. Credu, ainda bem que nunca gostei desses lanches UFA!

    Beijosss!!!

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava... mas não como mais. Não depois dessa.

      bjsbjsbjs

      Excluir
  3. Ainda bem q não como nada disso, e tô cada vez mais me afastando dos industrializados...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb, mas alguns de meus lixos ainda eram no Mc.....não mais....heheheh

      bjsjbsjbs

      Excluir
  4. Adoro o Jamie! essa foi uma vitoria incrível pro lado da saúde!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não o conhecia, e depois disso até procurei pesquisar sobre ele e suas receitas. Muito legal. Ele tem um programa de culinária na GNT tudo de bom

      bjsbjsbs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...