terça-feira, 20 de maio de 2014

Alimentos que afinam

A dieta, às vezes, chega a um ponto que não basta comer coisas saudáveis, queremos saber quais os alimentos são mais eficientes para alcançar nossos objetivos. E eu adoro esse tipo de informação. Já falei aqui de alimentos que ajudam a eliminar gordura, e agora vou falar de alimentos que ajudam a afinar, ou seja, desinchar o corpo. O que é uma ótima dica também para o período de TPM. 

Eu não inventei isso...tirei do site da Boa Forma. E vou colocar aqui a informação na íntegra:


5 alimentos para afinar a silhueta

De uma hora para outra o ponteiro da balança subiu e o jeans apertou? Calma: esse peso extra pode ser água e não gordura. Na maioria das vezes, corpo inchado é sinônimo de retenção de líquido. A nutricionista Fernanda Abuhassan (MS) aponta cinco alimentos que podem ajudá-la a combater este vilão:

1. Melancia: como quase 90% da fruta é composta de água, favorece muito a hidratação do corpo. Ela é rica em antioxidantes e em citrulina, um aminoácido que atua na recuperação da musculatura, importante principalmente para quem malha. Para aumentar o efeito diurético da fruta a dica é fazer um suco com a polpa e as sementes.

2. Aspargo: Além de cálcio e ferro, possui potássio, um mineral aliado no combate da retenção de líquidos. A glutationa, presente em sua composição, torna o legume um aliado antioxidante, além de conter vitaminas do complexo B, C e betacaroteno.

3. Abacaxi: uma das frutas mais consumidas em dietas por sua ação diurética – nela encontramos sais minerais como potássio, fósforo e ferro- e vitaminas do complexo B. Graças a enzima bromelina, presente no miolo da fruta, é um excelente digestivo. Rica em fibras, também evita a constipação.

4. Melão: abundante em minerais que favorecem a diurese, a fruta é ótimo para hidratar o organismo e eliminar as toxinas. Contém betacaroteno, um tremendo antioxidante, além de vitamina C e complexo B.

5. Couve: hortaliça nutritiva e importante para normalizar os fluidos do corpo e hidratá-lo. Com altíssima quantidade de fitonutrientes, ajuda na manutenção da saúde, trabalhando para reduzir as gordurinhas. Como também fornece clorofila e muito magnésio, ajuda a desintoxicar e drenar o corpo.

"Para aumentar os benefícios destes alimentos e deixar a sua comidinha ainda mais saborosa, abuse de temperos como cebola, salsa e gengibre, que são anti-inflamatórios, bem como de sementes de linhaça e girassol, que ajudam a eliminar toxinas que causam o inchaço", complementa Ligia Henriques Ferreiro, nutricionista do Spàzio Vita E Salute (SP). E mais: praticar regularmente uma atividade física, beber muita água todos os dias, apostar nos chás diurético, reduzir o consumo de sal e produtos industrializados e apostar em alimentos que melhoram o funcionamento do intestino vão ajudá-la a fazer uma verdadeira faxina no organismo" complementa Ligia.

Muito legal. Adorei a dica de fazer o suco de melancia com a semente. E de saber que esses alimentos, além de saudáveis, são aliados. Bora incluir eles na lista de compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...