terça-feira, 27 de maio de 2014

Batatinhas do Mc Donald's

Eu desisti de vez do Mc Donald's.

Eu já tinha desistido dos sanduíches depois de minhas duas postagens sobre eles ("O lanche do McDonald's continua do mesmo jeito 2 anos depois" e "Jamie Oliver X Mc Donald's"). Mas admito, ainda sentia uma atração fatal pelas batatinhas. Pelas perfeitas batatinhas do Mc Donald's. 


Até descobrir o que as tornam perfeitas: açúcar.

Tudo bem, não é nenhum tipo de veneno.....mas não deixa de fazer mal. Quero dizer, já não consumimos açúcar o suficiente? E a batata já não possui carboidrato (que é um tipo de açúcar) de sobra? Realmente precisamos de mais? Eu não. Eu não preciso. Não preciso das batatinhas do Mc. Quero dizer, já é muito carboidrato, muita gordura, muito açúcar, muito tudo. É um excesso completamente dispensável. 

E não estou falando de batatas fritas em geral......estou falando de batata frita do Mc (que além de fritas ganham uma quantidade extra de açúcar). As batatas fritas devem ser sim evitadas. Está com uma vontade enlouquecida de comê-las? As faça no forno. Ficam deliciosamente iguais. Mas é claro que de vez em quando, a versão frita da batata é sim permitida.

Mas repito: apesar de serem permitidas de vez em quando, as batatas fritas (assim como qualquer tipo de fritura) devem ser evitadas, e as batatas fritas do Mc, devem ser evitadas mais ainda. 

Agora para não acharem que estou louca (porque doces elas não são), vamos ver de onde tirei essa história:

Fritas com açúcar? Saiba como são feitas as batatinhas do McDonald’s

Sal, óleo, batata e... açúcar. Esses são alguns dos principais ingredientes das famosas batatas fritas do McDonald’s. Dando continuidade a uma campanha iniciada em 2012 no Canadá, a rede de fast foods revelou como faz um de seus lanches mais populares. Em um documento de mais de 30 páginas, atualizado nesta segunda-feira, o restaurante detalha de que são feitos todos os itens presentes nos menus canadenses, dos hambúrgueres aos sucos de fruta, e, entre os ingredientes das batatinhas está a dextrose, um tipo de açúcar aplicado antes da fritura.

Segundo a empresa, a preparação das fritas inclui óleo de canola, ácido cítrico (como conservante), dimetilpolisiloxane (para evitar formação de espuma), ácido sódio pirofosfato (para manter a cor) e a dextrose, açúcar derivado do milho. Mas o objetivo não é fazer com que as batatinhas fiquem doces. A substância é aplicada para repor a glicose perdida no início do processo de cozimento das batatas.

Antes de serem fritas ao óleo de canola, as batatas do McDonald’s passam por uma breve fervura, que funciona como um pré-cozimento, fazendo com que parte do açúcar seja perdida. Por isso, a receita da rede de fast-food inclui a adição de uma solução de dextrose, que serve apenas para repor o açúcar natural do tubérculo. Segundo o restaurante, isso garante que as batatinhas tenham, depois de fritas, uma aparência “dourada e uniforme”.

A explicação já havia sido dada em uma seção criada pelo McDonald’s Canadá para responder clientes curiosos sobre os bastidores da preparação dos lanches. Sob o mote “nossa comida, suas perguntas”, a companhia mantém uma espécie de tira-dúvidas interativo. Com a atualização do documento nesta segunda, no entanto, o assunto voltou à tona na internet.

As iniciativas voltadas para aumentar a transparência em relação à preparação de seus lanches foram intensificadas no ano passado. No mesmo documento em que revela a receita das batatas fritas, o McDonald’s garante que seu Big Mac é feito com “100% de carne bovina”.
Fonte: O Globo

Bom, para vocês isso pode não ser muita coisa. O Mc coloca de volta o açúcar perdido no cozimento. Mas para mim é. Porque a batata perde o seu açúcar natural e em troca eles adicionam açúcar industrializado derivado do milho, além de outros conservantes. Por mais que a batata lhes pareça um produto natural dentro daquelas caixinhas vermelhas, vocês estão comendo um produto totalmente industrializado.

Nos enchemos de conservantes, açúcar, gordura trans....e depois reclamamos quando o corpo revida. Câncer, infartos, diabetes......o nosso corpo é tão saudável quanto a comida que damos a ele. Pense nisso.



PS: não estou dizendo que quem come saudavelmente está livre de qualquer doença, e nem que os doentes procuraram isso. Não mesmo. Estou apenas dizendo que quanto mais saudáveis forem nossas vidas e nossas comidas, maiores as chances de termos um corpo mais saudável e livre de doenças.....não custa tentar. 

2 comentários:

  1. Lembrei do Livro do Michael Pollan: Regras da comida.Tem uma regra que diz: Faça sua própria comida. Comemos mal pq é muito fácil o acesso as porcarias... Se todo mundo precisasse fazer sua própria batata frita quando tivesse vontade de comer, acabaria comendo bem menos.
    Comprar batatas, descascar, cortar, fritar, escorrer o óleo, comer... Da um baita trabalho... desisto só de pensar! rsrsrs

    Beijo e obrigada por compartilhar informações tão bacanas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente....fazer a nossa própria comida, e se tiver tempo e espaço...plantar a própria comida. Ta tudo tão pronto que nem sabemos o que estamos comendo........estamos nos envenenando.

      bjsbjsbjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...