quinta-feira, 22 de maio de 2014

O primeiro passo

Às vezes - sim, às vezes acontece, já aconteceu comigo - algo faz você ligar seu "clic". Uma foto em que você não se reconhece, uma critica em publico, a maior calça do seu guarda-roupa começa a ficar apertada em você, até mesmo ruim de entrar. Então você percebe que ou você começa a fazer algo por você agora ou você começa a fazer algo por você neste instante. Sim....não tem outra opção. 

Este é o momento - na minha opinião - mais fácil para comer a dieta. você está focada, sabe o que quer, sabe onde chegar e sabe o que precisa fazer para chegar até lá. 

Mas, na maioria das vezes - pelo menos pra mim - não é bem assim. Sim, a calça tá apertada, sim você não se reconhece na foto, sim vc olha a desaprovação na cara das pessoas por você estar gorda (de novo). Mas isso não é suficiente. Você quer emagrecer.....mas não quer se sacrificar para isso. A dispensar está abarrotada de doces e você não quer abrir mão deles. Este é o momento mais difícil pra se começar uma dieta. Você sabe o que precisa fazer....mas não quer fazer. Este momento da vida é chamado de desânimo. Acho que já fiz tanta coisa, por tanto tempo, que me cansei. Cansei. 

Nestas circunstâncias, o passo mais difícil da caminhada é o primeiro.


Mas ele é essencial. Se você não der o primeiro passo, você não sai do lugar. E começa uma batalha interna. Você sabe que tem que dar o primeiro passo, mas não consegue dá-lo. E você não sabe o que fazer para driblar o desânimo. 

Sempre que eu vejo alguém reclamando que está desanima, eu sempre digo:  "simplesmente comece". E é verdade. Dê o primeiro passo, mesmo sem saber muito como. Simplesmente faça. Que o ânimo aparece. Ele vem naturalmente. Mas você precisa dar o primeiro passo. 

E não é fácil. Não é fácil dar o primeiro passo enquanto a vontade é de ficar parada. Mas se obrigue. Ande. Saia do lugar. Depois de dar o primeiro passo, os outros vêm naturalmente. 


E quando você se der conta...estará caminhando na direção certa.

Mas....uma coisa eu preciso dizer sobre o primeiro passo: nem sempre ele sai do jeito que deveria. 

Quero dizer, você sabe que tem que comer mais vegetais, que tem que malhar, que tem que cortar os doces......eis o primeiro passo. Mas naquele momento não-sei-se-vou-ou-se-fico, nem sempre encontramos a força necessária para fazer isso tudo. E eis a segunda dica: faça o que conseguir. 

Pensa bem, você já está desanimada, já esta cansada....o seu primeiro passo - em alguns casos - não será perfeito. É claro que o objetivo é ter um primeiro passo perfeito. Mas o que quero dizer é: se não for, não se atormente. Faça o que conseguir fazer, faça o melhor que conseguir fazer. Se não conseguiu cortar os doces de cara, diminua, se não conseguiu fazer 1 hora de malhação, faça 20 minutos.

É claro que, a longo prazo, o objetivo é diminuir drasticamente os doces, colocar o corpo para se movimentar o máximo possível, ter uma alimentação mais saudável. Mas se seu "clic" estiver desligado, se permita um começo menos perfeito, menos exigente. E com o tempo, vai aumentando o grau de dificuldade. E chegue onde sabe que precisa chegar. 

Mas para começar.....sim, o segredo é este: comece como der. Se você tá super focada, aproveite. Se não....simplesmente comece como der. E quando você se der conta....já estará longe, e preparada para se focar em você mesma.


Porque pra emagrecer não tem um segredo mágico. É esforço, combinado com determinação e perseverança. E quando não se tem isso tudo....o jeito é ir assim mesmo.

Mas, lembre-se...com o passar do tempo, você precisa aumentar o nível de exigência consigo mesma. Este "corpo mole" só é aceito no começo, para dar os primeiros passos...depois disso, é ligar o "clic" e partir pra briga. E nunca, nunca nunca nunca, desista de brigar por você.

2 comentários:

  1. Pois é...No meu caso, o problema é que quando começamos a ter os primeiros resultados, relaxamos e perdemos o foco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale...porque é exatamente isso que acontece comigo. Quando eu estou quase lá, eu relaxo e me permito um monte de coisas que eu não deveria me permitir. É isso o que acontece. Sempre. E eu preciso mudar este ciclo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...