sexta-feira, 23 de maio de 2014

Reclamando da vida

Mas que droga....que vida chata!!!!

Eu sei que a reclamação que vou fazer hoje em nada mudará os fatos. É como reclamar por que chove pra baixo ou por que o tempo passa. Mas como as explicações científicas e os motivos racionais em mudam a minha revolta......preciso abrir meu coração. Vou reclamar assim mesmo:

Por que que com o passar do tempo fica tão difícil emagrecer?

E nem tô falando da idade (até poderia). Tô falando de que os primeiros dias de dieta são tão maravilhosos....porque não é sempre sim?

Na primeira semana é tudo sensacional....você vem de uma vida de comilanças, e quando entra na linha, o seu corpo entra em choque. Não, ele não esperava por isso. 

No primeiro dia você já emagrece 1 quilo....e no resto da semana, vai mais 1. 


Só que quando chega lá pela quarta ou quinta semana....bem, você pode fazer exatamente a mesma coisa, ou pode até fazer melhor, mas - se você estiver com sorte - emagrece só 500 gramas.

Eu sei, eu sei - acredite, eu sei. Na primeira semana você perde muita água. Na primeira semana seu metabolismo está nas alturas......seu sei disso tudo. Mas como eu disse, os fatos científicos não amenizam a minha revolta. 

Por que na primeira semana, você se apaixona tanto pelos resultados, que passa a amar alface. Você ama maçã, pera.....já faz uma lista das suas frutas preferidas.....parece ter descoberto um novo planeta e uma vida possivelmente mais saudável.


Mas quando você se esforça, dispensa as sobremesas, desmarca aquele jantar na pizzaria, acorda às 5hs da manhã pra poder malhar, janta só aquela saladinha mesmo num frio de cão.....e chega no final da semana e percebe que se foram apenas 300 gramas....é desestimulante. E é neste momento em que pensamos em desistir. Aliás, é neste momento que desistimos. Eis a formulação do efeito sanfona: começamos a emagrecer, ficamos felizes, mas daí empacamos, desistimos, comemos horrores, retomamos a dieta, recomeçamos a emagrecer, ficamos felizes......e se a gente não se der conta de que precisamos mudar este circulo vicioso....podemos passar a vida inteira neste processo.

Eu sei- ahhhhh, como eu sei -que os fatos científicos não alteram nossa revolta. Tudo o que a gente quer é que a primeira semana dure para sempre. Mas ela não dura. E não adianta reclamar. A chuva chove pra baixo, o tempo passa....não tem o que fazer para mudar isso. Mas podemos entender o processo e usar a nosso favor. Porque se a gente entender (e aceitar) as coisas como são, podemos perceber que elas não só não podem ser mudadas, como precisam ser incorporadas. E neste contexto, desistir não muda nada e só atrapalha. 


Quando a gente realmente perceber que desistir não é uma opção, que não pode ser um caminho....poderemos chegar muito mais longe. Podemos ir além. Para conseguir emagrecer não basta malhar e ter uma alimentação saudável. É preciso ter paciência, e aceitar que com o passar do tempo, o processo fica mais lento. Mas que isso não pode ser um motivo para desistir. E entender isso é tão fundamental quando comer salada e caminhar no parque. Aliás, aceitar isso é a parte mais difícil. Ninguém disse que seria fácil. Mas vale muito a pena.

4 comentários:

  1. Nossa! Amei! Post maravilhoso que, com certeza, já me ajudou muito!

    Beijinhos
    Luna
    devagaresempre-lunalattanzi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luna....adorei seu blog. Já tô te seguindo. bjsbjs

      Excluir
  2. A gente vai ter que levar isso pro resto da vida...E como não estamos no primeiro patamar dos participantes de realitys, nossa perda vai ser sempre menor (mas temos que ficar felizes por isso)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei. Vc tem toda razão....mas na prática....como é difícil lidar com isso.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...