quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tia, você é minha gostosa....

Sempre que viajo pro ES, meu pai vai logo providenciando caranguejo. Pra quem não conhece (tem estados brasileiros que não tem) eu lhes apresento, o caranguejo:


Eu adoro....adoro.

Mas, confesso, tento não incentivar a compra. Primeiro porque tem leis que nem sempre são seguidas pelos pegadores de caranguejo. Já cansei de comprar e devolver metade pro mangue (sim, me dou o trabalho de ir lá e devolver) porque eram muito pequenos ou fêmeas. Mas às vezes, quando me dou conta, papai já comprou. Aí eu não tenho frescura. Sento e como mesmo.


Porém....tem um outro motivo para eu não incentivar que minha família compre caranguejo pra mim: o modo de preparo. Eles são limpos e colocados na panela e em seguida, cozidos....vivos. E quando prontos, você come eles inteiros. Quero dizer, claro que você não come a casca. Mas você pega o bichinho inteiro e vai retirando a carne deles. Acho muita maldade.....morro de pena. Tenho até vergonha de dizer que como caranguejo, sendo uma pessoa que gosta tanto de bicho. Enfim....eu quero falar mesmo e uma outra coisa. Mas eu precisava (tentar) me justificar. 

Então, nesta última viagem, papai comprou. E me apareceu uma dúvida: quantas calorias tem o caranguejo?

Claro que fui na internet procurar:


E agora, deixa eu tentar me justificar de novo: não sou daquelas fanáticas que soma as calorias de tudo que come (não cotidianamente). Sei mais ou menos quantas calorias deveria comer em cada refeição e tento ficar dentro disso. E se tem algo que eu não sei as calorias, eu vou procurar. Primeiro porque é uma informação que poderei usar futuramente. O meu cérebro é como um banco de dados. E nestes momentos, eu estou apenas inserindo um dado novo. 

E isso é muito normal pra mim, quero dizer, é natural. Vou comer algo que eu não faço ideia quantas calorias tem, se puder, eu procuro saber quantas calorias tem. Pra quê? Pra eu saber quantos eu posso comer mais ou menos. Para eu poder saber se posso - no caso dos caranguejos - comer 1, 3, 6 ou 10. O quê? se eu soubesse que poderia comer 10, acredite, eu comeria. 

Então, enquanto meu pai preparava os caranguejos fui até o computador ver as calorias. E minha sobrinha foi atrás. Eu tentei disfarçar, mas não teve jeito. Ela me viu lá, conferindo as calorias. Tentei disfarçar para não passar essa neura para a criança. Criança sempre repete as ações dos adultos, e não quero que ela incorpore isso.

E quando ela me viu conferindo as calorias dos bichinhos, eu tentei fazer cara de normalidade. Mas ela, sem tempo me disse: "tia, você tá vendo quantas calorias o caranguejo tem? Para com essas maluquices....tia, você é minha gostosa."

Achei tão bonitinhos. Ela tentando me confortar. 

Mas depois fiquei pensando....será mesmo que é estranho  isso? Alguém conferir as calorias dos alimentos. Não é algo normal? Quero dizer, porque não faço isso o tempo todo. Não mesmo. Só quando é algo mais estranho, que eu não faça ideia do valor. E mesmo assim, será mesmo tão estranho? Será que estou mesmo exagerando. Eu sempre achei que saber as calorias do que você come é uma arma secreta contra a obesidade. Porque as contas são milimétricas. Minha dieta, por exemplo é de 1.500 calorias. E se as contas derem errado, uma colher de arroz a mais, um bife a mais....é a diferença sempre emagrecer e engordar. 

Mas minha sobrinha me disse com tanta naturalidade que aquilo é uma loucura, que eu até fiquei na dúvida. Será que estou exagerando? Quando se trata de dieta e de calorias, quando é exagero e até onde pode ser considerado normal? 

Eu não faço ideia....mas vou tentar descobrir!

6 comentários:

  1. Aaaiii deu vontade de experimentar agora, nunca comi,☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia. Mas comer caranguejo não é uma tarefa fácil, e se você não sabe comer, desperdiça muita carne. Então, na primeira vez, tente comer com alguém que sabe das manhas.....hehehehehe

      Pode me chamar :D

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      bjsbjs

      Excluir
  2. Nunca comi, mas sou a louca do camarão! rsrsrs...
    Acho perfeitamente natural essa curiosidade! Saber quanto daquilo sua dieta comporta!
    não se sinta culpada ! Eu também faço isso com as "novidades"

    pra isso tenho um app no celular..rsrsrs...

    Só não podemos nos tornar escrava dos numeros... contar cada grama e etc..
    apenas uma noção geral e um pouco de bom senso! ;)

    Beijo grande e continue se informando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.....eu não sou de contar absolutamente tudo. São as novidades mesmo. Por isso que acho natural, normal. Mas fiquei chocada por minha sobrinha, de 11 anos, achar aquilo loucura. Bem, na idade dela eu nem sabia o que era calorias, então, talvez também achasse estranho.

      Precisando de um celular novo então :D

      Comprei um tablet pra malhar, que não tem 3G, mas ele é tão prático....que até me deu vontade mesmo de ter um celular novo....aliás, já até sei o modelo que quero, falta dinheiro. Estou falida por um tempo.....kkkkkkk...mas já estou programando colocar ele no orçamento, porque realmente é muitooooo prático.

      Obrigada pela força de sempre. E seu blog....meu Deus, tá lindo, conta tantas novidades e coisas....estou adorando.

      bjsbjs

      Excluir
  3. Eu não consigo comer o caranguejo, só o pirão e as verduras que vem como acompanhamento...E não se preocupe, vc não está sozinha contando calorias: é mais uma ferramenta e temos que usar tudo o que pudermos a nosso favor e, mesmo assim, derrapamos.

    Declaração de sobrinha deixa a gente boba, né? Fico imaginando se seria capaz de sentir ainda mais se fosse minha filha...Outro dia, minha sobrinha de cinco anos me disse: "Tia, você é meu mundo todo..." - Eu quase chorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minha sobrinha temos uma ligação muito forte. Ela é meu presentinho. Minha vida. Pena que fui morar tão longe. Mas mesmo assim, sempre que dá, eu estou lá, chamegando com ela. E o fato de ele não absorver essa minha neurose com peso, e ainda por cima achar estranho é tudo pra mim. Eu sempre tentei disfarçar isso pra ela, mas ela tá crescendo. E aos 10 anos começa a perceber uma coisas que antes ela não percebia. O que me mostra que eu tenho que ter ainda mais cuidado. Na verdade tenho que virar a página. Resolver logo essa questão, chegar e ficar no meu peso ideal e encerrar essa batalha. E fazer de conta que ela nunca existiu. Porque as crianças absorvem muito essas coisas. E daqui a pouco terei filhos....estarão comigo todos os dias...tb não quero passar isso pra eles. É algo que precisa ser resolvido logo na minha vida.....

      bjsbjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...