quinta-feira, 16 de outubro de 2014

As frutas e seus benefícios

As frutas são ótimas para servir de lanche, ou mesmo na hora que a fome aperta. E quando falamos em frutas, sempre tomamos cuidado com as calorias. Mas elas vão muito além disso. E pra não ficar apenas na tradicional maçã e banana....aqui vão os benefícios de 10 frutas.

Porque neste processo (chato) de emagrecimento, o que vale é variar. Para não enjoar e para ter acesso a diferentes nutrientes e possibilidades. Se inspire e deixe seu cardápio mais colorido.

(Esta reportagem eu encontrei na internet, e achei tão legal que resolvi colocar aqui no blog)

Conheça os benefícios de dez variedades de frutas


Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, diz nutricionista Daniela Jobst.

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o hábito de comer frutas ainda é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Se você pretende adotar uma alimentação rica em frutas, conheça as propriedades de dez variedades e saiba quais são os benefícios dessa dieta.

Banana: A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar 

Melancia: Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago

Pêra: Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água

Laranja: Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago

Limão: Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores

Goiaba: Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata 

Morango: Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração

Uva: Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A nutricionista Solange Saavedra explica que as uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol

Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas

Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante

Fonte: site Minha Vida

E para quem quiser comparar as calorias (fonte: Google):


Muito legal. Temos uma variedade de opções e não há motivos para não usar todas. Mas claro, uma por vez. A não ser que você se empolgue e faça uma salada de fruta. Também vale.

4 comentários:

  1. agora no verão, ela é a rainha dos lanches!!!...pelo método vigilante do peso pro-pontos elas estão liberadas!...valem 0 propontos!...tudo pra incentivar o consumo pois os benefícios delas são maiores que suas calorias!

    vamos às frutas!!

    bjks e foco!

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    1. Eu não sabia que pelos Vigilantes elas eram liberadas.....que interessante isso. Muito legal.

      Bjsbjsbjs

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  2. Interessante. Importante incluir frutas no nosso cardápio. Adorei essas dicas, consumir muito morango, possui antioxidantes, estou precisando desse beneficio.
    Sempre procuro variar meu cardápio com frutas, e eh difícil enjoar alguma rs! Beijos!

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    Respostas
    1. As substituições no cardápio são bem importantes. Mas devo confessar que ando variando tão pouco. Preciso me empenhar mais neste quesito.

      bjsjbsjbs

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