terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como fazer as crianças comerem melhor

Tentando colocar a minha vida e o HD da minha TV em dia, assisti essa semana a um programa bem antigo que estava gravado chamado "Crianças fast food". Acho que o nome diz tudo.


Bom, no programa tinham 3 casos. E 2 deles eram o comum: os pais tinham péssimos hábitos, e os filhos não eram diferentes. Nem vou comentar. Mas 1 deles me chamou atenção. O terceiro caso. Os pais tentavam dar ao filho uma alimentação saudável, e ele se recusava a comer qualquer coisa além de fast food. E os pais sucumbiam a isso para que o filho, enfim, comece alguma coisa. 

Essa criança tinha menos de 2 anos. E isso é importante dizer. Acho que casa fase da criança requer uma abordagem específica. Ou seja, vou falar da abordagem para esta fase. Porque achei muito interessante. E acho que pode sim ajudar a outras pessoas que passam por problemas semelhantes.

Aliás, este caso me chamou atenção justamente pela abordagem usada. Primeiro a nutricionista foi avaliar o que acontece. E ao assistir a cena, da mãe que tentava fazer seu filho comer na mesa, a criança furiosa com a situação não querendo comer nada, querendo mesmo era jogar o prato longe. E a mãe disse: "Fulano (não lembro no nome da criança), não brinque com a comida".

Depois de analisar a situação, a nutri disse para os pais: "Bem, o que queremos na verdade, é que ele brinque com a comida". E explicou que essa idade é de descoberta. Não adianta colocar no prato de uma criança de quase 2 anos coisas que ela nunca viu e espera que ela coma. E foi assim que fizeram: deram alimentos para a criança brincar: brócolis, cenoura, beterraba....para criar familiaridade. 


As crianças nessa idade estão em fase de descoberta mesmo. Pegam as coisas, sentem o cheiro, o gosto...e ser der alimentos saudáveis e deixar que elas "brinquem" vão acabar levando a boca, e podem descobrir que gostam disso ou daquilo. 

Então, como uma brincadeira, a criança quebra o brócolis, manuseia a cenoura, a beterraba.

Achei isso mega interessante. Usar a curiosidade da criança para ajudar na construção de hábitos saudáveis. Porque depois que a criança ver aquelas coisas no seu prato, sabe exatamente o que é, que gosto tem.  


Acho que muitos pais passam por isso. E quanto mais cedo começar essa inicialização na vida saudável, melhor é para o indivíduo. E acho que essa dica pode mesmo ajudar aos pais que passam por este problema. Então.....fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...