terça-feira, 25 de novembro de 2014

Chocolate pode se tornar escasso

Sim, péssima notícia pra você que está na TPM, mas vamos lá:


Chocolate pode se tornar escasso até 2020, alertam fabricantes do produto

Pressões ambientais em produtores de cacau e aumento insustentável da demanda são os principais fatores que ameaçam futuro do doce.

 O chocolate, tão amado em todo o mundo, pode estar com os dias contados, alertou o maior fabricante do produto, o suíço Barry Callebaut Group. Segundo a empresa, até 2020 o cacau pode ter se tornado um produto escasso.

Barry Callebaut revelou, ao jornal "The Independent", que vendeu 11.8% a mais entre os anos de 2013 e 2014 e seu relatório anual indica que o aumento do consumo deve continuar. No entanto, a produção de cacau não é mais suficiente para dar conta da demanda.

Fiona Dawson, ex-presidente da fábrica Mars Chocolate, já havia alertado em 2012 que o setor  poderia estar escasso até 2020 por conta do aumento das pressões econômicas e ambientais em cima de produtores de cacau. "Não é sustentável", avaliou na época.

Com a mesma preocupação, o editor da revista Kennedy’s Confection alertou, no ano passado, que a barra de chocolate do futuro pode ser feita com tão pouco cacau que o sabor "será bem diferente do que conhecemos amamos".

O preço do doce vem aumentando nos últimos anos não somente pela escassez, mas também pelos temores do Ebola no oeste da África, pelos estragos causados pelo El Niño e pela especulação financeira.

Apesar disso, a demanda não para de crescer, sendo a Ásia a principal responsável pelo aumento da procura. O relatório também cita o Brasil, que já foi um dos maiores produtores de cacau, mas nos últimos anos está se tornando um importador.

Em 2010, John Mason, do conselho pela conservação da natureza em Gana, afirmou que "em 20 anos, o chocolate será como caviar". Tão caro que pessoas comuns não poderão comprar.

Fonte: Marie Claire

Vamos a alguns comentários:

- Não sei vocês, mas percebi um tom sensacionalista na reportagem, algo como "essa coisa de preservar a natureza está atrapalhando a produção de cacau". Olha, mesmo na TPM, o chocolate não é algo essencial. Olha que eu AMO chocolate, mas a natureza vem em primeiro lugar. Vamos continuar, sim, com a onda de preservação, e vocês, produtores de cacau, procurem um plano B. 

- Com a quantidade de açúcar (e a pouca quantidade de cacau) nos chocolates atuais....olha, se continuar neste ritmo, vai sobrar cacau no planeta

- Você que come 5 barras de chocolate por semana....tá na hora de preservar o produto. Para não acabar e todo mundo ter. Se concentre no consumo de frutas (muito mais saudável) e coma chocolate apenas de vez em quando (na TPM por exemplo) e assim estará garantindo a existência do produto na terra. 

Garanto que essa notícia abalou certas pessoa muito mais do que a previsão da falta de água......kkkkkkkkkkkk. Mas acredite em mim....a água é muito mais importante. Mas isso não significa que não precisamos preservar o cacau. Precisamos sim: COMA MENOS CHOCOLATE! Please...

8 comentários:

  1. Hahahahaha
    Engraçado isso!
    Se acabar o chocolate, teremos a Alfarroba ainda! Que é uma delicia e muito mais saudável.
    Sem dúvida, água é muito mais importante!
    Beijo!
    Ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que ainda não provei a tal da Alfarroba......tenho curiosidade de experimentar

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkk
    o chocolate não pode acabar, mas a natureza vem mesmo em primeiro lugar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh sim, a mente gorda tem limite, né?

      :(

      kkkkkkkkkkkkk bjsjbsjsb

      Excluir
  3. Oi! Tô passando aqui pela primeira vez! :) Eita...notícia bem chata essa, né! Mas com toda certeza, concordo com o que você falou: a natureza vem em primeiro lugar!

    Tá rolando um sorteio de um livro bem bacana, com dicas de emagrecimento, lá no meu blog (que por sinal, reiniciei hoje!rs). O link é este: http://www.saigula.com.br/p/sorteio.html

    Vem participar! o resultado vai sair dia 10/12! :)

    Ah! Já tô te seguindo! ;)
    beijo

    http://www.saigula.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tô participando....quero muito o livro. Vamos lá gente, participar também, e não esqueçam de dizer que eu que indiquei :D

      Bjsjbsjbsjbs

      Excluir
  4. Concordo com vc, a natureza é muito mais importante!!!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro.....por mais que a gente ame chocolate, ele não faz parte da lista dos essenciais....por mais que pareça fazer....hehehehehe

      bjsjbsjbs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...