segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dieta milagrosa

Ontem, no Fantástico, passou uma reportagem sobre bronzeamento artificial- aquelas camas de bronzeamento - que pode causar câncer e que estão proibidas no Brasil. 

E na reportagem uma especialista disse: "é que no Brasil se acredita muito no milagre". Não acho que isso seja uma coisa de brasileiro (até podemos ser mais). Acho que é uma coisa do ser humano. 

Acreditamos que não precisamos perder um tempinho todos os dias tomando sol. Temos tantas coisas para fazer. Basta 1 hora por semana na  cama bronzeadora e ficamos com a cor do verão. Acreditamos que não precisamos cuidar da pele todos os dias sem cessar. Quando ficarmos cheias de rugas fazemos uma plástica e ficamos milagrosamente mais jovem. Não precisamos controlar a alimentação o ano todo, e nem ir para academia todos os dias. Basta investir numa dieta radical, ou ir para academia 4 horas por dia (este último é mais meu caso) que milagrosamente ficamos magras e definidas em semanas. 

Então....pra quê ficar investindo nisso todos os dias. Somos da geração que estuda de véspera para prova, que fica horas na fila das lotéricas, somos a geração do macarrão instantâneo, do fast food. Queremos ter tudo sem ter trabalho. E queremos agora.....

Sabe, tudo é a mesma coisa. O bronzeamento, a pele jovem, o corpo magro....Não estamos dispostas a fazer nada diariamente e nem incorporar novos hábitos, quem dirá pensar a longo prazo. Queremos uma dieta milagrosa, que corta carboidrato e faz perder peso mais rápido. Queremos uma atividade física que só ocupa 10 minutos do nosso tempo diário e faz queimar a gordura por 3 dias......

E quando paro pra pensar nisso....é tudo tão insano. Quero dizer...quer emagrecer...parece tão lógico, coma coisas mais saudáveis, malhe 1 hora por dia, e isso é suficiente.....a longo prazo terá a magreza que durará para sempre. 


Evite doces, evite a gordura, mas não corte nada. Se permita aos pequenos prazeres da vida, e além de magra estará feliz  - afinal, este é o objetivo, não?


Não corte nada...apenas diminua o consumo. 

Não precisa passar 3 horas malhando por dia (isso vai ser mais difícil de entender, pelo menos pra mim). Malhe 1 hora por dia, e a longo prazo terá um corpo realmente saudável e sem lesões. 


Mas nós não conseguimos realmente entender e incorporar isso. Já começamos o ano pensando em emagrecer para o verão. Ops. O verão já chegou. Então queremos emagrecer para o carnaval. Depois para a páscoa, para o dia das mães, para a festa, para nosso aniversário, para o natal, para o ano novo, e no ano seguinte, começamos tudo de novo.

Temos o ano todo pela frente, mas não queremos o ano todo. Queremos pra já, pra agora, e ficamos sem nada. 

Precisamos mesmo encarar o emagrecimento como um processo diário, que demora mesmo, mas a longo prazo, logo chega a fase da manutenção. Não que seja uma fase mais fácil. Não é. Você terá que fazer tudo o que fez até então, mas pelo menos já estará mega feliz com a imagem que vê no espelho. 

Todo ano aprendemos que essas dietas milagrosas são furadas, e todo ano insistimos no mesmo erro. Quando ouvi a especialista no Fantástico dizendo que acreditamos no milagre, lembrei de mim na mesma hora. E tive mesmo que fazer todo esse discurso, porque isso tudo passou na minha cabeça......mas sabemos, tudo isso é tão fácil de falar e tão difícil de fazer. É difícil largar mão da nossa crença no instantâneo. Parece que estamos perdendo tempo. Mas a verdade é que estamos perdendo tempo de qualquer jeito, então, por que não acreditar em algo novo? Só pra variar....

2 comentários:

  1. Muito boa pervepção desse imediatismo insano e doentio, isso vai alêm e aquém do emagrecimento e da estética, permeia nossa vida pessoal, familiar, afetiva, sexual, profissional, recreativa e psíquica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Nanda. Isso vai além da beleza. É uma mania tão perversa, mas está cada vez pior. Olha todo mundo, olhando para seus celulares, tentando ser o primeiro a postar sobre algo. A vida real por si só já é muito lenta, o virtual é mais rápido. Mas o virtual não é vida. Nunca foi. Nunca será!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...