quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Uma ex-gorda

Hoje eu tava me lembrando de uma coisa que aconteceu mais pro início do ano. E refletindo....bem, tenho um defeito sério: eu não esqueço. Não esqueço do que me dizem, do que me fazem.....isso é muito ruim. Mas enfim, vamos ao acontecimento em si. 

Eu estava na casa de uma pessoa, e alguém do meu circulo (que vou chamar de Fulana) foi me apresentar a uma pessoa (que vou chamar de Ciclana). Então vamos às apresentações:

Fulana: Fernanda, esta é Ciclana. Ciclana fez cirurgia de redução de estômago. Ciclana, esta é Fernanda. Ela também era enorme de gorda. 
Ciclama: Você também fez cirurgia?
Eu: Não, foi só reeducação alimentar e atividade física mesmo
Ciclama: Aham

E pensando nisso, eu me lembrei de tantos outros acontecimentos parecidos. Vários. No mesmo circulo de amizades, vários exemplos.....e eu fiquei -não me pergunte o porquê - pensando nisso.

Poxa....você é gorda.....ok?


Então resolve mudar. Resolve fazer algo por você mesma. Começa a comer coisas saudáveis...o que não é fácil. 


Começa a malhar, que também não é uma coisa fácil. 


E tudo isso para ser tornar uma pessoa mais saudável? Também. Mas, principalmente, para se tornar uma pessoa magra. É nisso que você pensa: serei magra. E você consegue.Você consegue. Você emagrece. "Sou oficialmente magra" - você pensa.


Mas as pessoas (pessoas como Fulana) não te deixam. Elas não permitem que você seja magra. Então você passa oficialmente a ser uma ex-gorda.

Acho que nem preciso dizer o quanto ODEIO esse tipo de gente. Pessoas que para se sentir melhor, diminui o outro. Não. Não estou exagerando. Vai dizer que a única coisa que ela poderia dizer de mim é que eu era gorda? Ou a única coisa que ela tinha a dizer da Ciclana é que ela fez redução? E eu acho que as pessoas que fazem redução enfrentem esse problema em dobro. Muitas pessoas não as perdoam por ter emagrecido por meio de cirurgia. Dizem o tempo todo como é que elas emagreceram. Pra quê?

Eu e a ciclana estávamos recém nos conhecendo. Eu magra, ela magra. A gente não podia partir dali. Não.....pessoas como Fulana não deixa. Tem que jogar ali no meio o nosso passado. E não venha me dizer que a Fulana estava exaltando nossas lutas, porque não é assim que as coisas acontecem. Eu repito: eu ter sido gorda é a única coisa que poderia ser dita ao meu respeito?

Comentário totalmente dispensável, mas meu lado vingativo não deixa encerrar este post sem dizer: eu e Ciclana magras, lindas, jovens. Fulana velha, gorda e feia. Pronto. Falei.

Eu sei, disse algo feio e dispensável. Mas me senti tão melhor com isso...kkkkk. Gente, eu tava quieta no meu canto. Me deixa quieta no meu canto. Agora, pra que dizer que a pessoa "era enorme de gorda"? Acha mesmo que alguma mulher, em alguma lugar do planeta, aceitaria isso como elogio? 

E esse tipo de gente nunca que vai deixar você ser magra. Elas vão te lembrar sempre que você é uma "ex-gorda". Mas quer saber. Não importa. O importante mesmo é como você se vê. Como você se sente. E você ser e se sentir magra é vingança suficiente. E ainda assim não é a maior de todas. A maior vingança de todas é fulana ser o que ela é. Gorda, velha e feia? Não! Claro que não. Porque nenhuma dessas coisas é de fato algo ruim. A vingança é ser ela o que ela é: má!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Só para dar uma inspirada.....


Mudando um pouco as coisas

Resolvi dar uma mudada. Talvez temporária, talvez definitiva.....vamos ver no que dá. 


Ando um pouco cansada de tanto detalhar no meu diário alimentar tudo o que eu faço. Não vou excluir ele da minha vida porque bem sei a importância que ele tem. Mas quero ver se consigo mesclar ele com o TecnoNutri

Resolvi fazer um cardápio base no TecnoNutri e seguir ele por um tempo, e quando eu enjoar, faço um novo....só pra ter a consciência do que que eu preciso fazer. Claro que tem a lista de substituições e toda variada que vou dar, mas deixa isso sem anotar por um tempo. Eu ando cansada. E com um monte de coisa pra fazer, e o diário alimentar se torna algo a mais. Então fiz minha dieta padrão no programa, imprimi, colei no meu diário alimentar, e é ele que vou seguir por um tempo.

E é claro que eu não ia deixar de colocar ele aqui:


Como minha dieta é diferente da sugerida pelo programa, eu registrei o sanduba das 18hs na janta e a janta na ceia. E por algumas semana vou deixar uma porção pequena de carboidrato na janta. O inverno não tá pra brincadeira. E eu prefiro fazer isso do que arriscar a colocar tudo a perder. Mas em breve eu tiro o carbo da janta.....vamos ver.

Enfim, mas tem muita coisa pra ser melhorada. Coisas que só o TecnoNutri me diz. Por isso adorei tanto o programa. A quantidade de açúcar e sódio ainda tá muito alto. O açúcar eu acho que é por conta das 3 porções de fruta diária. Mas não vou mexer nisso por enquanto. E o sódio precisa ser analisado de perto. Mas eu sozinha não vou me dar conta do que tá acontecendo. Estou programando uma consulta com a Nutri, mas por hora, eu preciso resolver algumas coisas antes, olha, tem um limite. Eu tenho um limite. Fazer mil coisas ao mesmo tempo, tudo bem, mas quando chega no 1.001 ou 1.002, bom, ai a gente tem que ser dar conta que precisamos de calma. Muita calma nessa hora. Algumas coisas estão para ser resolvidas, e depois disso, volto pra nutri. 

Então por enquanto vai ser assim....aí está meu cardápio. E ele será minha base para esta semana, e para próxima também. Vou dar um passo de cada vez nessa história......vamos ver no que vai dar.

Qual destas portas você atravessaria?

Mais um teste de personalidade pra coleção. E - como já disse antes - independente de acreditar ou não....dá pra se divertir com isso. Para quem quer fazer os anteriores, aqui vão eles:

O que a inicial do seu nome diz sobre você
Que tipo de árvore você é?
O que o dia do seu nascimento diz sobre você?

Que tipo de mulher você é?

E agora......é bem simples. Olha a figura e escolhe uma porta para você atravessar. E dependendo da sua escolha, você tem uma descrição de suas características. 

Eu escolheria a 4. 

E pra mim veio a seguinte definição:

"Você pode até ser um pouco dramático mas é uma daquelas pessoas que está sempre disposta a ajudar o próximo, seus conselhos são completamente verdadeiros e sinceros. Suas atitudes provam o quanto você adora ajudar quem precisa de sua ajuda. Sua paz espiritual aproxima pessoas que possam somar na sua vida e te ajudarem a seguir em frente quando você mais precisar. De natureza, sua personalidade é forte e bastante amável. Você nasceu para liderar uma equipe e fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais próximas a ti. Você possui uma alma bondosa o que gera inspiração nas pessoas que estão ao seu redor. Continue com seus objetivos e com este carisma, pois são eles que fazem de você essa pessoa espetacular."

Gente.......agora me achei.....kkkkkkkkkk. Juro que não fui tendenciosa e nem olhei as características antes. Realmente a porta 4 é minha cara e eu adorei a definição. 

Agora se você também quer brincar, aqui vai:

Qual destas portas você atravessaria?


Escolha a porta que você acha mais interessante. Ela pode revelar um pouco mais sobre você e sua personalidade.

1 – Você é uma pessoa bem extrovertida e que adora manter as coisas em seus devidos lugares.  Adora apreciar luxos simples que são colocados à sua frente, tipo uma louça bonita ou até mesmo sua cor de vela favorita. Uma das suas maiores vontades é viajar e conhecer diversos lugares e culturas diferentes.  Você adora quando está cercado por todas aquelas pessoas que você gosta e te fazem bem, assim acaba tornando o clima mais amável.

2 – Você é daqueles que não gosta de bagunça, adora limpeza mas não de frescura. Sempre se esforçou para ter uma vida honrada e bem transparente mas não sabe se isso é o certo a seguir. O sucesso na carreira é um objetivo muito buscado por você, tem a grande mania de carregar o mundo nas mãos achando que toda a responsabilidade só depende de você.  Nunca se esqueça quem você é de verdade, na vida devemos buscar o equilíbrio entre o emocional, espiritual e o físico. Não deixe que seus sonhos se distancie e continue buscando a carreira que você tanto quer, pois é lá que você chegará.

3 – Você é uma pessoa muito cuidadosa, pessoas que entram na sua vida você a trata como quem merece bastante respeito. Essa é uma característica que faz com que todos queiram ficar ao seu lado. Quando uma pessoa se distancia, você se sente completamente perdido e começa a se perguntar o porque disto estar acontecendo. Não se preocupe, a sua parte você faz, pessoas que saem do seu caminho estão perdendo o que nem você pode imaginar. Você é uma pessoa bastante artística, o que faz com que seja bastante buscada no mercado de trabalho e em todos os tipos de relacionamentos. Você se sente uma pessoa frágil e acaba sendo abalado por algumas atitudes das pessoas que o cercam.

4 – Você pode até ser um pouco dramático mas é uma daquelas pessoas que está sempre disposta a ajudar o próximo, seus conselhos são completamente verdadeiros e sinceros. Suas atitudes provam o quanto você adora ajudar quem precisa de sua ajuda. Sua paz espiritual aproxima pessoas que possam somar na sua vida e te ajudarem a seguir em frente quando você mais precisar. De natureza, sua personalidade é forte e bastante amável. Você nasceu para liderar uma equipe e fazer com que as pessoas se tornem cada vez mais próximas a ti. Você possui uma alma bondosa o que gera inspiração nas pessoas que estão ao seu redor. Continue com seus objetivos e com este carisma, pois são eles que fazem de você essa pessoa espetacular.

5 – Você se sente bem quando descobre que está sendo de serventia bem útil para pessoas que estão passando por dificuldades tremendas. Sua capacidade de interagir e guiar uma pessoa para que ela possa sair do fundo do poço é imensa e uma das formas de gratidão que você mais adora é apenas um simples sorriso verdadeiro. Sinta-se completamente livre para perder tempo descobrindo novos hobbies, isso ajudará você a descobrir cada vez mais a fundo quem você realmente é. Deixe que sua fé o leve para os mais lindos lugares e que sua cabeça o guie para o caminho mais interessante.

6 – Você se sente bastante confiante nas tarefas que são executadas por ti. Sua habilidade e destreza diante de um problema é completamente excepcional, os mínimos detalhes não passam despercebidos por você. Tudo que faz é com amor e carinho, dificilmente você fica de mau-humor com algo completamente fútil. As pessoas que estão ao seu redor te admiram por causa de suas atitudes e forma de agir . Bastante despreocupado e atraente, adora viajar e conhecer novos lugares. Você tem um grande futuro pela frente e será um mestre na profissão que escolher.

7 – Você é daqueles que se importa bastante com os outros e na situação que estão, mas também tem pleno tempo para resolver suas coisas. Não deixa de fazer seus deveres para viver a vida dos outros, primeiro faz o que deve ser feito e depois parte para ajudar a pessoa. Seu maior defeito é ser um pouco frio mas quanto a isso, sua capacidade de interagir e ajudar uma pessoa quando está mau é ainda maior que seu defeito. Sua virtude é pensar no futuro de uma forma bem ampla e amável. Seu amor é grande o bastante para constituir uma família bonita e adorável. Seus relacionamentos são poucos duradouros porque ainda não encontrou um parceiro certo à nível de te proporcionar a felicidade que tanto almeja.

8 – Você tem uma grande capacidade de despertar sorrisos e de fazer as pessoas felizes que estão ao seu redor. Sua maior virtude é amar ao próximo de uma forma que acaba deixando de pensar em você para poder contribuir com alguma coisa.  Sua fé te levará a realizar todos seus objetivos e jamais deixe de caminhar na luz para pegar um atalho, sua vida está apenas no começo e você que tem o poder de transformá-la na vida perfeita que sempre sonhou. Não deixe de buscar a felicidade, ela está mais próxima que imagina. Muitas pessoas desistem da felicidade quando ela ela está mais próxima que se imagine.

9 – Você é bastante peculiar, está sempre fazendo as coisas darem certo para aqueles que estão ao seu redor. Pessoas que estão a sua volta te acham incrível devido suas atitudes e forma que trata as pessoas. Sua forma de sonhar e correr atrás de seus objetivos te tornam cada vez mais forte e as vezes acabam gerando um objetivo para levar para o resto de sua vida. Sua força para agir diante de um problema é superior a de muitos e faz com que você se torne uma pessoa determinada. Além de muito atraente, você possui vários dotes no amor e faz com que seus relacionamentos se tornem cada vez mais saudáveis.

10 – Você é uma pessoa de confiança e que presa por sua integridade, quem está ao seu redor o admira devido sua honestidade e estabilidade emocional e espiritual. Você tem uma paz interior que guia suas decisões e te fazem caminhar pelos melhores caminhos. Sua fé é uma das suas maiores características e que fazem você estar mais próximo de seus objetivos cada dia mais, sua força de ir atrás de seus sonhos é inabalável e intocável. Não ligue para o que as pessoas falam sobre você, seu futuro é como um grande profissional da área escolhida.

E aí? Deu certo com você?

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Outras formas de gastar calorias

Bah, esta semana foi punk. A sensação que eu tenho é que tá cada vez pior. O meu marido tem um lema que é: "ahhhhh azar....". Tipo assim, não deu pra fazer, "ahhhhh azar, faz quando der....". Não é o mesmo lema que o meu. Eu tô mais pra "fazer o que precisa ser feito". E não tá fácil resolver tudo o que eu tenho pra resolver.

Ou seja, não estou tendo muito tempo pra malhar. Não estou tendo muito tempo pra nada. Mas a 1 hora pela manhã é sagrada. Mas é isso e nada mais (eu sei que pra muita gente 1 hora de malhação por dia é o suficiente, mas não pra mim).

Então ontem, no meio de todas as coisas que precisam ser feitas....eu olhei pra grama e ela olhou pra mim. Aqui no sul é muito úmido e a minha grama tava quase que pra capim. De noite o marido não tem como cortar e nos fins de semana a gente tá correndo atrás de umas outras coisas. No processo de "ahhhhh azar...." do meu marido, a grama ficou pra depois. Mas no meu processo de "fazer o que precisa ser feito" eu sabia que aquela grama precisava ser cortada. Ainda mais com 3 cachorros dentro de casa. 

Ontem me enchi que razão e cortei a grama. 


Já tinha feito isso antes na vida, sabia bem no que eu tava me metendo. E se você acha que cortar grama não é serviço pra mulher....acertou. Só as super-heroínas conseguem (olha eu me achando). E se você é mulher e corta grama (ainda mais com os aparelhos modernos que não encostam no chão), saiba que você não é uma mulher. É uma super-mulher. Porque não é fácil. 

Mas aí eu pensei....olha que forma legal de gastar calorias. Em vez de ir pra academia, pode cortar grama, lavar carro e se sentir com o dever cumprido. Olha aí uma tabelinha de calorias gastas.


E 400 calorias não é pouca coisa não. É pouca coisa na hora de comer, mas na hora de gastar...olha, é complicado. Cortei, rastelei e ensaquei a grama. E tudo foi em 2 longas horas (é grande o pátio). 

E, lá estava eu, gastando calorias, com o pior moletom, o pior blusão, cabelo preso de 3 dias sem lavar. Mas na minha cabeça.....a cena era assim:


kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Digamos que sou uma pessoa de muita imaginação.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

E não é?


Vantagens da atividade física

Outro dia postei um texto sobre as vantagens do emagrecimento. Quero dizer, emagrecer tem tantas vantagens e a gente sempre se foca em um só: a perda de medidas.

E agora vou fazer um post exatamente igual. Mas falando da atividade física. 


A malhação tem muitas vantagens. E vou enumerar algumas delas:


- Ficar com mais disposição
- Ficar com o corpo mais firme e desenhado
- Melhorar o desempenho em atividades do dia-a-dia
- Melhora a respiração
- Dormir melhor
- Controlar o nível de gordura do sangue
- Diminui a celulite e a flacidez
- Te deixa mais feliz e menos estressada
- Ahhhh, claro, já ia esquecendo: ajuda a emagrecer e a manter o peso

Temos tantas vantagens e tantos motivos para malhar....mas sempre focamos em 1 delas: emagrecer. E pior, quem acha que não gosta de malhar (sinceramente acho que é só uma questão de se acostumar), tenta emagrecer sem praticar nenhum exercício físico. Como se este (emagrecer) fosse o único benefício dele.

Mas não é. NÃO É!


E entender isso é um ponto bem importante no processo duradouro de emagrecimento. Sim, incorporar a atividade física na sua rotina evita o efeito sanfona. Porque o que acontece: a gente usa a AF pra emagrecer, e quando chegar lá...não precisamos mais emagrecer, então paramos de malhar. ERRADO. Por isso, muitas vezes, voltamos a engordar. E por outro lado, entender isso faz com que nosso emagrecimento se torne constante. Quero dizer, AF constante, gera emagrecimento constante. 

Mas não é isso que acontece. Sabe por quê?

Por que a pessoa pensa: "vou malhar para emagrecer". No dia que ela não emagrece ela não quer malhar (claro, ela vê isso como o único objetivo). Quando empaca, ela para de ir pra academia. Está aí o problema de se ver o emagrecimento como o único objetivo da malhação. Queremos emagrecer. SIM. Suamos a camisa pra isso. SIM. Mas não só pra isso. 

E quando você (e eu) começar a ver a atividade física assim, bem, quando empacarmos (por exemplo) vamos continuar no processo de malhação. Afinal, este não é nosso único objetivo. Tá, esta semana eu não emagreci (o que acontece muito, porque se ganha massa magra que é mais pesada que gordura), mas vou continuar para conquistar um melhor desempenho, um corpo menos flácido, enfim, focando em todos os outros objetivos. E persistindo na atividade física, logo a balança volta a se mexer. E pra baixo. 


Todo mundo diz: foca no emagrecimento.

Sim, estou dizendo o contrário. Não é para perder o foco do emagrecimento. Mas para focar também em todos os outros benefícios. Assim, quando um deles não estiver indo perfeitamente bem numa semana, você tem todos os outros para focar. 


Emagrecer não é fácil. Requer persistência, perseverança.....e muitas vezes, para chegar tão longe temos mesmo que abrir nosso campo de visão. Parar de mirar só no ponto de chegada e observar tudo o que nos leva até lá.


Foca na sua saúde, e faça do emagrecimento uma consequência!

Estou tentando....


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Mais ou menos assim:


Chega de brincar de Barbie

A criança passa 10 anos de sua vida brincando com a Barbie.....bom, pelo menos eu passei. E eu tinha várias. Sinto dizer, mas do mesmo jeito que a boneca "meu bebê" e a cozinha de brinquedo ensaiam para a criança se tornar uma perfeita dona de casa (eca!), a Barbie também ensaia.


Na cabeça da criança é assim que vai ser quando ela crescer: loira, alta e magra.

E é um choque pra criança - pelo menos pra mim foi - descobrir que na realidade não é bem assim que as coisas acontece. É como descobrir que o Papai Noel não existe. 


O choque é o mesmo. Como assim? Eu ia dormir mais cedo, deixava biscoitinho pra ele. Como assim?

E com a boneca não é diferente: eu passei 10 anos da minha vida ensaiando - com a Barbie - como seria a minha vida quando eu ficasse adulta. Como assim não vai ser igual?


De fato, de fato, ninguém supera isso. O Papai Noel é até mais fácil. Mas a Barbie.....mulher nenhuma supera. Algumas simplesmente disfarçam melhor. Aliás, algumas disfarçam brilhantemente. Outras passam a vida toda buscando um ideal de beleza e sofrendo por isso. E algumas poucas piram de vez e tentam a todo custo se parecer com a boneca. Tipo: "eu me recuso a aceitar um futuro diferente do que ensaiei quando eu tinha 6 anos de idade....". E dá nisso:


Mas, no fundo, lá no fundo, mulher nenhuma supera de verdade.

Mas aos 27 anos (ops, 34) eu sinto que tá na hora de seguir adiante. Não vou parar nunca de buscar o melhor que posso ser, mas a perfeição, bem....me sinto uma adulta acreditando em Papai Noel. Patético. Acho que tá na hora de eu deixar a Barbie pra trás. Eu só não faço ideia de como fazer isso.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Enfrentando do dia-a-dia

Passando correndo pra só contar como está sendo o meu dia. Sim, eu estou com milhões de coisas para fazer, mas estou me virando. 


Sabe que desde que o inverno começou eu parei de tomar o Kefir. Como a temperatura fica muito baia aqui no sul, eles não fazem o que tem que fazer (estou trabalhando em algumas ideias para driblar isso). E sabe que desde que parei de tomar o Kefir é que fui perceber como ele tava me ajudando. Ando sentindo mais fome, mais tudo. Nossa....quero meu Kefir de volta. 

E com isso tenho tentado me virar com o chimarrão. Eu tomo muito chimarrão. Passo o dia tomando. Quem olha até pensa que é gaúcha...kkkkkkk. Mas é tanto, tanto, tanto, que nem dá tempo de sentir fome. A barriga tá ocupada demais tentando processar tanto chá. Mas os dias que eu não tomo é uma tragédia. Não que eu saio atacando tudo. Mas eu preciso fazer um esforço sobrenatural para não me entregar à geladeira. Dá-lhe chimarrão. Outro dia eu vi a foto de um cupcake de chocolate no face (gente maldosa) que fiquei sonhando com aquilo. Nossa. Foi então que me dei conta que não tinha feito chimarrão naquele dia. Pra você o nível de ajuda.

Então, continuo no café com canela, que me deixa bem pra cima. O chimarrão que me ajuda no frio e na fome. Estou malhando muito, controlando o que como (apesar de uns dias ter vontade de comer até o reboco da parede).....e longe da balança. Estou tendo - neste momento da minha vida - um monte de coisa pra resolver. Já ando ansiosa demais com tudo que tá acontecendo e com tudo que está pra acontecer. Decidi fazer o meu melhor sem subir na balança(por enquanto). Não preciso, agora, de mais uma coisa pra me deixar ansiosa. Mas em breve me peso e vejo o resultado.

Estou usando o jump, o elíptico, correndo 3 vezes na semana....semana que vem retomo a atividade do metabolismo. Sim, tenho mil coisas pra fazer, tem mil coisas acontecendo, mas eu estou tentando. Estou tentando de verdade. E assim que sobrar um tempinho, venho contar mais. Vamos nessa, conquistar o corpo sarado:

#BoraSarar

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Em breve....



Programa de Corrida: Primeira Semana


Aprendendo a correr

Como começar este post?

Bem, vou contar como tudo aconteceu: eu sempre fui louca para aprender a correr. Acho lindo. Acho fit. Mas a minha coluna e o meu joelho nunca que me deixaram a vontade ou corajosa com isso. De fato de fato não posso correr. Mas.....mas quem é que diz pro nosso corpo o que podemos ou não fazer? Sim, a gente.

Então....outro dia esta fussando no blog da Aline. Adoro fussar blog. Adoro o blog da Aline (para conferir, clique aqui). Gente, eu fiquei babando no blog dela. Nas coisas que ela faz, dos eventos fit que participa. Entrei em contato com ela e disse: "também quero".

Essa coisa de blog na teoria é bom, mas o bom mesmo é sair pra viver tudo o que se sabe. E qual a melhor forma de fazer isso? Correr e entrar em competições de corrida. Não é? Sim, é. 

Então a Aline me deu todos os direcionamentos. Ela realmente me ajudou muito. Me indicou um APP para celular que ensina a correr. Gente, tudo de bom. Mas...como o APP dela é todo em inglês, eu baixe outro, que é o que eu estou usando. 

Na hora de pesquisar, procurei como "Treinador de 10k Free". Na lista de possibilidades, lá pelo número 12, aparece ele:


É bem simples de usar e ele já vem com uma programação do que fazer.

É um programa de 10 semanas para você aprender a correr 10 quilômetros direto (1 hora). E para quem não tem celular com todas essas modernidades de androide (até bem pouco tempo eu não tinha) pode usar a programação dele e fazer por conta. O bom de usar o programa é que você pede pra ele iniciar e ele vai te avisando o que é pra fazer "agora anda", "agora corre". E essas mensagens são em inglês, mas todo o processo de informação é em português, então você entende e logo se vira com isso. Sim, né gente, correr não é sair, colocar o pé na estrada e achar que vai correr 1 hora direto. O corpo tem que ganhar preparo e este programa é justamente pra isso.

Enfim, pra quem quer aprender, aqui está a programação dele:


Lembrando que corrida é corrida leve. Não é para sair correndo como se estivesse um cachorro raivoso atrás de ti. E cada semana tem 3 dias de treino. E até a semana 7, os 3 dias de treinos são iguais, e na 7, 8, 9 e 10 são iguais nos 2 primeiros dias, no terceiro muda. 

Claro que dá pra fazer contando no relógio, mas quem tiver celular compatível, baixe o aplicativo porque ajuda muito. Recomendo.

Então tá, tudo preparado para corrida. Mas faltava achar uma parceira. Porque correr sozinha e quando se está começando é chato. Logo escalei e vizinha e muito amiga para o papel. E começamos a correr juntas. Rumo ao objetivo corpo sarado. 


Eu brinquei com ela e mandei a mensagem #ProjetoSaradasEm2017. Sim, porque 2014 já tá acabando. E claro que vamos ficar mais magras e coisa e tal, mas corpo sarado e desenhado, só por 2017 mesmo. 

E então uma outra amiga (prima do marido da primeira amiga) também quis correr com a gente. Fizemos até um grupo no WhatsApp para combinarmos tudo. O grupo se chama "Projeto Verão 2015" (olha aí, já encurtaram o tempo)...kkkkkkkkkk

Então agora somos 3, correndo por um corpo sarado. E queremos no final, ficar assim:


(Eu sei, já usei esta foto um milhão de vezes aqui, mas é que que a adoro)

Detalhe: estou adorando correr. É muito legal e eu recomendo. 

E não, não posso deixar de agradecer a Aline....que agora foi promovida para o cargo de "Madrinha de Corrida"...hehehehehehe

E você que sempre quis correr, mas não sabe como começar....faz assim (também): arrume uma madrinha de corrida, baixe o aplicativo, arrume umas amigas parceiras.....e bora colocar esse corpinho pra se movimentar. 

2015, 2017...não importa....o que importa é fazer por onde chegar lá. Bora correr então!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O frasco de maionese e café

Agora a pouco li um texto que tem tudo a ver com o post de hoje.

Se chama "O frasco de maionese e café". 

Vamos a ele:

O FRASCO DE MAIONESE E CAFÉ

 "Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega um frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de Golf.

A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.

Então o professor pega uma caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de Golf.

O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então o professor pegou outra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".

De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

 QUERO QUE SE DEEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA. As bolas de Golf são as coisas Importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. São coisas que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam, como: O trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é todo o demais, as pequenas coisas. Se puséssemos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de Golf. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.

Brinque ensinando os seus filhos, Arranje tempo para ir ao medico, namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora, Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos.

Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro... ocupe-se sempre das bolas de Golf primeiro, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

...O café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

Verdade


Vou colocar...afinal é para isso que serve a lista de prioridades: para te ajudar a chegar na felicidade.

Eu em primeiro lugar......será?

Outro dia fiz um post sobre prioridades. E depois que escrevi fiquei pensando nele. Porque a gente tenta focar, ser nossa prioridade e na prática não é bem assim que acontece. E depois de pensar muito no assunto cheguei a conclusão (minha conclusão, pode ser uma conclusão equivocada para alguns) de que é assim mesmo. Somos nossa prioridade até certo ponto. Somos nossa prioridade no que é vital. E depois disso, outras prioridades tomam conta. Normal. Isso é normal. Não se culpem por isso. 


Estabelecer o que realmente é urgente em nossa vida não é uma tarefa fácil, apesar de parecer. E dependendo de como fica a nossa lista, podemos ser tachados de egoísta. E estaremos sendo mesmo. Então - eu pensei - a melhor forma de lidar de uma vez por todas com isso é fazer uma lista. Sim, todos nós temos uma lista de prioridades na nossa cabeça. Mas essa lista muda muito. Uma coisa que hoje é prioridade amanhã não é e isso bagunça tudo. No final das contas a gente acaba achando que nem tem prioridade alguma. 


Mais um motivo para fazer a lista. Para focas nas prioridades, para saber das prioridades, para saber o que pode ser deixado em segundo plano e em que momento.

Eu fiz a minha lista de prioridades e tentei ser o mais honesta possível nela. Então vamos à minha lista:


Agora vamos às explicações:

Eu estou em primeiro lugar na minha lista. Mas o "Eu" que aparece em primeiro lugar não é simplesmente meu bem estar. O bem estar está em quinto lugar. O "Eu" do primeiro lugar são necessidades vitais. Saúde tá incluído, claro. Mas para mim, apenas com um sobrepeso, emagrecer não é vital. Não é uma questão de vida ou morte. E eu preciso entender e aceitar isso. E o meu "Eu" está em primeiro lugar porque se eu não existir, não consigo ajudar ninguém mais. Então tá. Estou em primeiro lugar nessas circusntância. 

Em segundo lugar vem a família. Minha mãe, meu pai, minha sobrinha, meu marido, meu irmão, minha cunhada, alguns tios e tias e primos que considero muito muito muito, e até mesmo alguns amigos que considero como da família. E deu. Acabou aqui o segundo lugar. 

E eles vêm antes de eu querer emagrecer. É claro. Não posso achar que ir pra academia e comer salada é mais importante que minha mãe. E quando falo "minha mãe", não to falando que não vou pra academia pra ficar fofocando com ela pelo telefone. Eu tô dizendo que na hora que ela (ou minha família em geral) precisar de mim, eu não posso achar que eu primeiro tenho que ir pra academia malhar para depois ver se tenho tempo pra ajudar. Não é assim que funciona. Eles são prioridades máximas na minha lista. 

Em terceiro lugar tem o trabalho. Sim, porque dependo dele pra conseguir me dedicar melhor às minhas outras opções todas. De 1 ao 7. No meu caso é o estudo pro concurso. Tem que estar também no topo da lista. 

Em quarto lugar vem minha casa. Que está ligado também ao bem estar da minha família. Não posso achar que posso largar a casa às baratas e ir pra academia cuidar do corpo. Seria muito egoísmo. É claro que posso lavar a louça na volta. Colocar a roupa na máquina e ir enquanto a roupa bate. Mas se a casa está precisando de uma faxina máxima, pelo meu bem estar e pelo bem estar da minha família, eu devo gastar calorias limpando a casa e não levantando peso. 

Em quinto lugar, finalmente vem o meu bem estar (e incluído nisso o "emagrecer e ficar linda"). Não estou dizendo que são coisas supérfluas. Se assim fosse estaria no final da lista. São coisas essenciais sim. Mas - pra mim - vem depois da minha família e de nosso bem estar (incluindo trabalho e casa). Depois que o 1, o 2, o 3 e o 4 estiver tudo bem, posso me dedicar só a mim e ao meu bem estar. 

Mas vocês podem pensar: mas só depois dessas 4 coisas é que você se dá o direito de pensar só em você? 

Sim, mesmo porque essas 4 coisas estão sempre bem (de forma geral). Então eu posso me dedicar a mim simplesmente como regra. Mas se em algum dia, algum momento, alguma dessas coisas precisar da minha atenção, tenho sim que parar tudo e cuidar disso. Não posso achar que comer salada todos os dias é mais importante que manter a relação ativa como marido e sair uma noite para namorar com ele. Não tenho este direito de me colocar à frente de nosso relacionamento. Seria muito egoísmo da minha parte. 

E bem, em sexto vem os amigos. É claro que se algum amigo, mesmo que distante precisa de mim em caso de vida ou morte, eu paro tudo e vou ajudar. Mas em relação ao bem estar, não é a mesma coisa. Não acho que o bem estar de um amigo é mais importante que o meu. Um amigo te chama para comer pizza porque não quer jacar sozinho.....bem, o meu bem estar vem antes que o dele. 

E em sétimo todas as outras coisas......

Pode parecer bobagem....nossa, ela fez uma lista pra descobrir que emagrecer está em quinto. Não....não é bem assim. Emagrecer é bem importante. Só que tem coisas na vida mais importante que emagrecer. E agora que sei disso, posso lidar com isso. 

Agora eu sei que se eu não for pra academia para socorrer a família não preciso ficar com peso na consciência, não mesmo. A minha lista é assim mesmo. E ao mesmo tempo, se um amigo me convida pra algo banal, eu posso dizer não e ir pra academia sem peso na consciência. Porque bem estar por bem estar, o meu vem primeiro. E posso fazer isso sem peso na consciência, porque a minha lista é assim. 

E quando falo que "o amigo chama pra algo banal", não é quando ele tá mal precisando conversar, é quanto ele quer companhia para fazer supermercado. Não, não. Neste caso você vem em primeiro lugar. 

E ter isso claro na mente, dá uma paz. Porque não tem mais essa coisa de consciência pesada. Você está apenas seguindo sua lista. Você estabeleceu prioridades e segue o que é prioridade. Isso traz uma paz.....vocês também deveriam fazer isso. Façam uma lista. Estabeleça suas prioridades. A minha lista foi parar na contra-capa da minha agenda. Só pra me lembrar do que devo fazer. E emagrecer tá lá. Em quinto. Mas tá lá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...