domingo, 4 de janeiro de 2015

Foque nos primeiros passos

Sabe que esse fim de ano (2014, que acabou de acabar), analisando tudo que passou na minha vida...eu cheguei a algumas conclusões.

Nunca é bom generalizar, e não é minha intenção aqui. É claro que existem casos e casos, e quanto mais perto você está da sua meta, mais difícil é emagrecer, porque o corpo luta para manter as reservas de energia....blá blá blá. Mas a grande questão é: estou falando de mim. Do que acontece comigo, e do que que eu deveria fazer. E por mais que eu escreva o testo como se fosse pra outra pessoa....é de mim que ele se trata. E é sempre bom deixar isso bem claro. 

Enfim....analisando a finaleira do ano, em que eu dançava entre o 87 e 88....eu cheguei a uma conclusão: se você está começando uma dieta, ou acabou de ter uma super jacada, ou tem uma alimentação com várias "permitidas" e ainda assim diz que fazer dieta é muito difícil....ou você precisa achar um médico para ver se tem algum problema de saúde, ou está sofrendo por antecedência com medo da "empacada" e de quando emagrecer se torna mesmo mais difícil., ou você está se referindo a todos os hambúrgueres com batata frita e doces que não pode comer.


A questão é, passei os meses finais de 2014 sem conseguir alcançar de fato os 86. Mas passei os meses final de 2014 sem levar a dieta muito a sério. Sempre tinha uma fatia de pão a mais, sempre tinha uma fatia de bolo em vez do pão, sempre tinha uma colherada de sorvete roubada do marido, uma fileirinha de chocolate roubada do marido. Uma taça de vinho não programada, um carboidrato na janta.....e o que percebi é: quando eventualmente eu tinha um deslize....a dieta não sentia tanto assim. Mesmo porque eu não estava nada perto da minha meta. Mesmo que todo dia, eu tivesse uma bola fora....a dieta não sentia tanto assim. 

O problema era quando eu fazia isso tudo do mesmo dia. Tipo....várias bolas fora, toda refeição com algo a mais....aí não tinha jeito....a dieta sentia mesmo o peso da falta de disciplina. Mas no geral, se você não está fazendo nada muito restritivo, se você tá no começo ou coisa assim, olha, o corpo está com o metabolismo lá em cima, e não precisa passar fome pra emagrecer. Pode até ter aquele bombom de sobremesa (digo no começo, e digo 1 só). 

O problema não é 1 bombom. O problema é quando queremos comer a caixa toda. Ou quando depois do bombom, queremos uma fatia de pão a mais no lanche e o carboidrato na janta....

Não! Não é tão difícil, não precisa passar fome. Nós precisamos entender qual é o real problema. E o problema não está naquele iogurte a mais, nem a fruta num horário não programado. O problema está no exagero. Tá, a gente já sabia disso. Mas sabe o que acontece? Acontece que quando começamos uma dieta e sentimos uma fome danada no meio da tarde, mesmo depois de comer o lanche, a gente se xinga, se pune, como se 1 frutinha a mais colocasse toda dieta a perder. Não vai. Uma maçã a mais, ou mesmo uma banana a mais, não vai destruir sua dieta. 

Não é isso o que prejudica, não é mesmo. Se você está aproveitando 2015 pra (re)começar [e não esqueça que você tem o ano todo] lembre-se disso. Se num dia você comeu uma coisinha a mais, não faça disso uma tempestade. Pense em apenas ter mais cuidado no resto do dia. E deu. 


No inicio é super fácil. Basta você optar por coisas mais saudáveis e se mexer um pouco mais que o corpo já está emagrecendo. Não pensa - agora- o quanto será difícil depois. Dê um passo de cada vez. Vai com calma. E não pense no prazo, no carnaval, na páscoa ou no que quer eu seja. Se dê o tempo que você precisar. 

E se quiser se preocupar com o futuro, não se preocupe com a parte ruim. Pra quê? Não pense no quanto demorará, no quanto ficará difícil ou coisas do tipo. Pense na parte boa. Pense em como você quer ficar o em como vai se sentir quanto chegar lá. 


Pense só na parte boa, e deixe o resto ir ao seu tempo. Cada coisa na sua hora....e não se esqueça: você tem o ano inteiro pela frente!

Aproveite o inicio do ano para ter o inicio de sua nova vida, e aproveite que é o inicio para ir devagar. O que imposta não é a velocidade. É a constância. E foque apenas nos primeiros passo. E se der um deslize, deixe por conta do metabolismo. Apenas tenha cuidado no resto do dia (ou da semana...depende do deslize) e se concentre em um passo de cada vez. 

Vai chegar uma hora em que vai ser mais difícil? talvez. Mas não se preocupe com isso agora. Pode ser que esse momento nem mesmo chegue pra você. Apenas comece. Comece a comer coisas mais saudáveis, dê preferência aos integrais, coma frutas, coma legumes, se mexa mais, e você perceberá fazer uma RA não é assim tão difícil, Basta começar.

2 comentários:

  1. Você está completamente certa: o ideal é fazer tudo direitinho no início, pois os resultados chegam; porém, vai ter um momento em que realmente fica tudo mais difícil (é sinal que emagrecimento está acontecendo), em que vamos ter que fazer algo além do que estamos fazendo... Mas acho mais fácil tirar a motivação nesse momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sabe que muitas vezes a gente que dificulta. Fira o foco do agora e começamos a focar no resultado, piramos querendo tudo pra ontem.....sei lá. Acho que a paciência é o que nos falta. Mas realmente....depois de ter começado...nos tornamos nossa própria inspiração, e a motivação é real.

      E como você tá?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...