sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dicas para emagrecer no inverno

O inverno é um problema crônico....é muito difícil emagrecer, é muito difícil ficar nas 1.500 calorias, é muito difícil querer malhar....enfim...é tudo muito difícil.  


E pra não pensarem que no inverno, tudo é uma dificuldade só, saibam que, tecnicamente, é mais fácil emagrecer no inverno. O corpo por si só já gasta mais energia tentando aquecer o corpo. E justamente por isso sentimos mais fome, e fome de algo super ultra mega calórico. Ou seja, no inverno é mais fácil emagrecer e mais difícil de se manter na dieta. 

Então, comecei a procurar na internet dicas para conseguir emagrecer no inverno, e vou reunir as principais aqui....para todos que possuem a mesma dificuldade que eu. 

Vamos às dicas:

1. Abuse dos chás:


No inverno aumenta a procura por alimentos quentes e a boa notícia é que você pode abusar dos chás, que contém zero calorias, se consumidos sem adição de açúcar. Os chás são ótimos aliados ao emagrecimento, ainda mais nessa época do ano. Além de nos manter aquecidos, com sensação de bem estar, nós podemos utilizar as ervas que auxiliam no emagrecimento, como, por exemplo, chá verde com gengibre, chá de frutas vermelhas, chá de hibiscos com limão, chá branco com canela, dente de leão com hortelã, anis, limão siciliano e gengibre, chá de cavalinha, chá de marcela, etc.

Uma dica para o preparo correto do chá é não deixar a água ferver. Quando começar a levantar fervura você deve desligar o fogo e deixar as ervas em infusão de dois a três minutos.

2. Abuse das sopas:


Além de saudável, a sopa de legumes auxilia no emagrecimento e favorece a sensação de bem estar. Evite sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados e adicionais, como pães e torradas.

Algumas das sopas mais indicadas, como sopa de legumes ou sopa de legumes com proteína – em que se acrescenta na preparação uma quantidade de carne vermelha, frango ou tofu para as versões vegetarianas. Além de serem quentes e super leves, aquecem o corpo e ajudam a fortalecer a imunidade (fator condizente à estação, uma vez que o inverno é favorável para o aparecimento de doenças como a gripe), dão saciedade e são auxiliadores da hidratação, que muitas vezes é deixada de lado na temporada de frio.
 
Mas as sopas podem virar uma bomba calórica se você escolher os ingredientes errados. Fuja de caldo verde com batata inglesa, bacon e minestrone, composta por macarrão com feijão. Uma sopa balanceada deve possuir uma porção de proteína ou gordura boa, como amêndoas, semente de girassol ou de linhaça. Entre os legumes, os mais recomendados são abobrinha, berinjela, chuchu, alho poró, couve-flor, brócolis, abóbora e carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou baroa. Se você optar pelos carboidratos, combine com legumes de sabor neutro, como couve-flor e chuchu, para diminuir o teor de calorias do prato.

 3. consuma vegetais e frutas:


No inverno, muitas pessoas deixam de consumir a salada verde crua. Uma dica é fazer folhas verdes refogadas, afinal os vegetais são fundamentais para um emagrecimento saudável.

Já as frutas, opte por elas como sobremesa. As frutas assadas ou cozidas são ótimas para a sobremesa ou lanche da tarde. Além de saudáveis, elas também são importantes para o emagrecimento. Então, bateu aquela vontade de comer um docinho? Fuja do chocolate! As frutas quentes ou assadas são ótimas opções. Opte por maçã, banana, pêssego ou abacaxi. Você ainda pode polvilhar canela sobre elas, que possui propriedades termogênicas. A especiaria ainda ajuda a atrasar o esvaziamento gástrico, colaborando para evitar a fome ao longo do dia, prevenindo picos de ansiedade e a consequente vontade de comer mais doce.

4. coma da 3 em 3 horas: 


Comer a cada três horas já não é mais um segredo do emagrecimento. Esta regra é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a fome fora de hora. Aqui, o intuito é se alimentar com intervalos de três horas durante as refeições, diminuindo assim a ansiedade e aquela sensação de fome exagerada que leva à compulsão. A lei é: coma pouco, mas coma sempre.

Mas se mesmo assim você está sentindo uma fome fora do normal, diminua este intervalo. O frio favorece a perda de peso, já que o corpo precisa gastar mais calorias para se manter aquecido. E como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ficamos com a sensação de fome mais cedo. Uma dica é diminuir o intervalo entre as refeições para duas horas e meia, em vez de três. Procure consumir alimentos pouco calóricos em porções pequenas e fracionadas.

5. Invista nos termogênicos:


Dê preferência aos temperos termogênicos - a pimenta e o gengibre são alimentos termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna do corpo facilitando a queima de calorias e na quebra de gordura do tecido adiposo. 

Para conseguir este efeito, você pode consumir em até quatro xícaras de chá verde por dia, acrescentar gengibre ralado ou picado no leite, iogurte e saladas ou polvilhar canela em frutas assadas ou quentes, vitaminas, leite e iogurte. O café também é considerado termogênico e você deve consumir de três a quatro xícaras por dia para não exagerar na ingestão de cafeína. A pimenta vermelha pode ser usada em um preparado especial, colocando-a em um vidro de azeite junto com gengibre. Deixe curtir por três dias e use em saladas e carnes. O vinagre de maçã também pode ser usado para temperar saladas.

A lista dos termogênicos mais conhecidos é composta por alimentos como a pimenta vermelha, que é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo; o ômega 3, encontrado em peixes e importante auxiliador na redução da retenção de líquido no corpo; o gengibre, que possibilita o aumento de 5% a 10% no gasto calórico e pode ser consumido junto com alimentos ou em forma de chá; o óleo de coco virgem, que contém ácido láurico e o monolauril, que ajudam na redução da gordura corporal; a canela, que é também fonte de cálcio; e o chá verde, que é ótimo para o funcionamento do metabolismo, uma ótima maneira de emagrecer no frio se alimentando com saúde.

Uma ótima dica também é o Leite desnatado com canela que é uma ótima pedida para esquentar no friozinho, já que as bebidas quentes não podem faltar no nosso cardápio durante os meses mais frios, por isso é ainda mais importante fazer escolhas saudáveis. O leite desnatado é uma fonte de proteína magra, enquanto a canela é considerada um alimento termogênico, ou seja, essa combinação além de ser uma delícia também ajuda a queimar calorias.

 6. Beba água


A água é conhecida como líquido fundamental no controle da fome e na hidratação do corpo. Outro benefício na ingestão da água é o auxilio no bom funcionamento do intestino quando associada à alimentação rica em fibras. Portanto, seja qual for a época do ano, beber bastante água sempre ajuda a emagrecer com saúde.

7. Pratique atividade física


Para muita gente, o inverno é sinônimo de preguiça e de utilizar o tempo livre para hibernar embaixo das cobertas. Porém se o seu objetivo é ficar com o corpo ideal, o rigor e disciplina são essenciais. Saia de casa, movimente-se, realize atividades que, além de prazerosas, trarão inúmeros benefícios para o seu físico e sua saúde.

 Além da dieta balanceada, a rotina de exercícios é fundamental para emagrecer no frio e manter a saúde em dia. E não adianta dar espaço para a preguiça: o inverno será esquecido totalmente graças ao calor das atividades físicas e da sensação de dever cumprido após o fim de mais um dia se exercitando.


8. Consuma fibras

A inclusão de fibras na alimentação também é crucial para se manter a forma, pois elas aumentam o gasto calórico do corpo. Além disso, as fibras podem e devem ser consumidas em qualquer época do ano, uma vez que são fundamentais para o organismo, auxiliando no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças como diabetes.

Inclua o farelo de aveia no cardápio - com grande poder emagrecedor, o alimento confisca calorias no intestino delgado e as elimina do corpo. O farelo de aveia é um ótimo substituto na preparação de pães, bolos e panquecas.

9. Recorra a versões leves das tradicionais pratos de inverno


Desde que faça trocas inteligentes, você pode se dar ao luxo de jantar um belo fondue ou queijos e vinhos durante o inverno. Tente fugir do fondue de queijo. No caso do fondue de carne, opte por grelhar na pedra em vez de fazer frito. Como acompanhamento, escolha molhos que não contenham maionese ou creme de leite. Para o fondue de chocolate, prepare-o com consistência mais rala, à base de chocolate amargo e abuse das frutas como acompanhamento. 
Foi convidado para uma comemoração com queijos e vinhos? "Opte pelos queijos de cabra, ovelha e búfala, já que o grau alergênico é menor quando comparado aos derivados do leite de vaca. Todo alimento considerado alergênico pode aumentar o grau de inflamação do sangue, que favorece o acúmulo de gordura.
Troque a cerveja pelo vinho. O clima frio é mais favorável ao consumo de vinho. É verdade que a cerveja é menos calórica mas, provavelmente, você não conseguirá consumir apenas duas latinhas. O vinho tinto ainda faz bem para a saúde do coração, condição essencial para manter o ritmo na academia. Ele possui possui polifenóis, componentes naturais encontrados na casca e na semente da uva, que possuem importante ação antibiótica, efeito antioxidante e ainda reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o chamado colesterol bom (HDL), ajudando a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias. A recomendação diária de consumo é de ate duas taças para homens e até uma taça para mulheres.



E assim a gente vai tentando fazer algo que parece mesmo ser impossível: emagrecer no inverno!

Vamos nessa que daqui a pouco o verão chega!!!!

6 comentários:

  1. Ótimas dicas! Gostei!!!
    Bjs e ótimo fds! =)

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    1. Agora é colocar em prática, né? :D
      Obrigada....bjsjbsjbs

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  2. Inverno é realmente muito difícil seguir a dieta, eu mesma ando com uma fome descontrolada, não sabia o motivo, mas deve ser o frio! Ótimas dicas! Bjs

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    1. Simmmmmm o frio faz mesmo isso com a gente. Temos que prestar mais atenção no que estamos fazendo....não só alimentar, mas também esquentar o corpo.....mas vamos conseguir.

      bjsjbsjbs

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  3. Informações valiosas gostei dessas dicas preciso incluir o chá no meu dia a dia...

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    1. Eu incluí o chimarrão, né? Então coloco gengibre na térmica e tomo a tarde toda......é uma boa pedida pra espantar o frio.

      bjsbjsbjs

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