domingo, 23 de agosto de 2015

Tentando achar o equilíbrio na malhação

Sabe que nesse processo de emagrecimento - se você não tem uma super equipe de todas as áreas contigo nessa jornada - é muito sobre tentativa e erro. Até você achar a melhor dieta pra você, a melhor atividade física, o melhor horário, a melhor frequência....você tenta e se não tiver dando certo, você tenta de um jeito diferente. O importante é nunca deixar de tentar. 

E eu sou uma pessoa que busca a filosofia da coisa...eu penso muito sobre o assunto e tento bolar planos e mais planos sobre a melhor forma de fazer as coisas. E nesse processo eu sou a minha própria cobaia. 

Com isso eu inventei a Atividade do Metabolismo. E é algo que não está completamente construído. Se dá certo? Claro que dá. Mas eu ainda tento buscar nele o ponto de equilíbrio. O ponto entre super produtivo e super danoso. 

Eu tento buscar esse equilíbrio entre malhar demais e malhar o suficiente.......o suficiente é o ideal eu sei. Mas eu tento atravessa essa fronteira, sem entretanto, chegar no malhar demais. 


E na minha postagem sobre Sobrecarga Muscular, uma amiga deixou um comentário: "Eu era assim, mas percebi que a imunidade da gente baixa muito com o exagero...". E eu vou te falar....ela está com a total razão. E como a minha imunidade é baixa por natureza, essa é uma de minhas maiores preocupações. 

Uma vez assisti um programa e eles disseram o seguinte: quando a gente malha, o corpo, naquele momento abaixa a imunidade. Isso é  o básico. O normal. Acontece com todo mundo. Pra lidar com todo o processo da atividade física, o corpo meio que deixa de lado as defesas do corpo e foca no exercício, no necessário para realizá-lo. Mas depois que a atividade física termina, o corpo volta ao normal e os níveis da imunidade retomam ao que deveriam ser. Isso - como eu já disse - é um processo normal do corpo. 

Mas quando se malhar demais, não damos tempo ao corpo de normalizar as defesas. E com isso a nossa imunidade abaixa. 
 
E eu  percebi isso da pior maneira (como sempre). Eu estava malhando todos os dias 1 hora de manhã, 1 hora de tarde e 1 hora de noite. Tipo....malhando pesado (quando eu digo que gosto de malhar muito, não é brincadeira). Então nessa época começou a me dar afta. Tipo, muita afta. 


E eu sempre ouvi dizer que afta significa que algo não está legal. E eu fui procurar no Dr. Google o que poderia não estar legal. E eu fiquei totalmente CHOCADA com o que descobri. A afta tem tudo a ver com imunidade baixa....tanto que afta é normal em pacientes aidéticos e que estão fazendo quimioterapia. 

O quê? 

Isso mesmo.  Aí você pensa.....malhando desse jeito (com um excesso tão grande) você está fazendo o seu corpo (o meu no caso) ficar tão debilitado quanto alguém que faz químio ou que tem AIDS. Gente.....isso é muito grave. Muitooooooo grave. 

Foi por isso que inventei (e na base da tentativa e do erro) a atividade do metabolismo. Porque quando você malha só uns 10 minutos....o seu corpo não fica tão debilitado a ponto de cair drasticamente a imunidade. 

Mas ainda assim...estou estudando e trabalhando na frequência. O post que fiz sobre sobrecarga (e toda pesquisa que fiz sobre o assunto) abriu meus olhos. E agora estou trabalhando em construir o período de descanso. Usar a Atividade do Metabolismo em dias alternados e tal......enfim, estou construindo isso ainda. Eu preciso chegar ao equilíbrio entre o que quero e o que o meu corpo é capaz de aceitar. Porque, por mais que a gente queira ficar magra, entrar no vestido ou se preparar para a festa....o que realmente importa nesse processo é a saúde. Sem ela, de nada vale o resto.

4 comentários:

  1. Menina, eu tenho esse problema da afta também, mas nunca tinha associado a malhação (a gente pode aprender algo novo todos os dias, rs...) e sim a alimentação. Meu irmão caçula fez Educação Física (Engraçado, eu nunca ter comentado isso) e foi quem me alertou... Eu também tinha o hábito de correr de estomago vazio e depois, quando comia algo, acabava vomitando tudo... Segundo ele, era uma reação de um metabolismo extremamente exigido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você vê como a gente não liga uma coisa na outra.....e no fundo tudo tem correlação. A gente tem que se ligar. Essa coisa de malhar em jejum....tem muita gente que faz, porque tem lá sua função. Mas no final das contas, acho que é mais danoso que tudo. As pessoas - inclusive eu -exagera. Viu a menina que ficou sem andar por só tomar shake? A outra que morreu por fazer 4 meses de dieta detox? Então....o preço vem depois.....e a gente tem que se ligar nisso. Bjsjbsjbs

      Excluir
  2. Que interessante Nanda, agora é ir se conhecendo para poder achar o seu equilíbrio! Beijão!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...