terça-feira, 18 de agosto de 2015

Treino de intervalo

Outro dia postei algumas dicas do Chris Powell. E uma delas foi: 
 
- Treino de intervalo: Para Chris Powell, a melhor maneira para emagrecer com exercícios é o treino de intervalo. Ele sugere o treino de intervalo 3-2-1: 3 minutos de baixa intensidade, 2 minutos de intensidade moderada e 1 minuto de alta intensidade, em um ciclo que se repete durante toda a duração do exercício. O treino de intervalo queima mais calorias do que um exercício em que você mantém a intensidade constante, e portanto, funciona para emagrecer mais rápido. 


 Eu sei que já disse isso, mas preciso dizer de novo:  ADOREI ESSA DICA!

Em se tratando de Chris Powell, eu nem precisaria dizer mais nada. Claro que não. Mas eu não consigo não dizer, então vou falar, por mais redundante que isso possa parecer: funciona mesmo.  E funciona por diferentes aspectos. 

Primeiro: ninguém consegue fazer atividade física com intensidade máxima (aquela que é difícil até respirar) por 20 minutos seguidos. Então você intercala e garante que, mesmo que por poucos minutos, você chegue na intensidade máxima. 

Segundo: Se você malha sempre na mesma intensidade, você meio que relaxa. A verdade é, quanto maior a vontade (e com isso a intensidade) na hora de malhar, melhor o resultado. Você ir pra academia com a vontade mil é melhor (em termo de resultado e de emagrecimento) do que você ir arrastada e fazendo a atividade física por fazer. Pense nisso, porque já que está usando o tempo pra malhar, aproveite ele da melhor forma possível, tire o máximo disso. Então, quando há diferentes intensidades, você se concentra nisso e faz melhor a atividade e potencializa os resultados. 

Terceiro: quando o pico de energia do corpo vai lá em cima, porque se está malhando, ele fica alto por um tempo antes de ir diminuindo, então você usa isso a seu favor. Você malha com intensidade alta, o metabolismo se eleva e fica elevado por um tempo. E enquanto isso você malha moderadamente, e quando o metabolismo começa a cair de novo, você voltar a fazer em intensidade alta.......com isso você mantém o metabolismo super elevado por mais tempo. 

Enfim......vemos tantas dicas boas por aí, e a gente pensa "que legal" e segue a vida. Não, não....as dicas realmente boas temos que incorporar na nossa vida. E foi isso que eu fiz. 

Primeira coisa que fiz foi procurar um aplicativo de treino intercalado com 3 tempos. Não achei. Se alguém souber algum pra indicar, me avisa. Mas achei um com 2 tempos. Melhor que nada. O "Interval Timer AD".


Que é bem legal. Você que faz os seus intervalos, e edita como quiser. E o meu eu fiz assim:


Eu malho em tempos de 20 minutos. Então malho 20 minutos de aeróbico, 20 minutos de local e 20 minutos de aeróbico, completando assim 1 hora. Então na parte de aeróbico eu uso o aplicativo. E eu programei para ficar assim: 1 minuto de atividade intensa e 2 minutos de moderado. E com isso a cada mudança ele apita pra avisar que é pra mudar a intensidade (eu fui nas configurações e mudei ele pra apitar só na mudança de intensidade, antes ele fazia um barulho chato a cada segundo).

Enfim.....adorei a dica do Chris. E to aplicando no meu dia-a-dia. Dica incorporada com sucesso! Já que vou ficar 1 hora malhando mesmo, então vou aproveitar ao máximo esse tempo. Bora lá malhar!

6 comentários:

  1. Adorei sua dica.Bem interessante!
    Estou precisando me exercitar mais, vou aderir!
    Bons treinos e boa sorte.

    beijos

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    Respostas
    1. Isso mesmo. Já que vamos malhar mesmo, vamos lá potencializar os resultados. Por que não?

      bjsjbsjbs

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  2. Boa dica Nanda, vou tentar usar por aqui!!! Um xero!!! ♥♥♥

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  3. Vou incorporar essa dica esse final de semana!

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