quarta-feira, 23 de setembro de 2015

De boca aberta

Faz um tempo fui no otorrinolaringologista (que nome horroroso) porque estava com dor no ouvido. E para mim foi uma surpresa quando o médico me olhou e disse: "o seu problema não é no ouvido". E então ele me explicou que eu tenho bruxismo. Aquela coisa típica de ranger os dentes enquanto dorme. 

Mas no meu caso, eu não ranjo os dentes, eu os aperto. E os aperto com tanta força que deixa minha mandíbula e até o ouvido (que fica perto) doendo. 


E o médico me disse: "você precisa procurar um dentista e fazer uma placa para bruxismo." O que eu fiz? eu pensei: "ahhhhhhhh...depois eu procuro". E o depois ficou para depois, depois e depois. Eu pensei: eu preciso relaxar mais na hora de dormir e tá tudo bem. 

Até que chegou um dia que a situação ficou insustentável. Eu não consegui abrir a boa toda. Eu abria só um pouco e doía. E parava por aí. Não consiga abrir mais, e tava difícil até pra comer. Pra ter uma ideia, no café da manhã eu tinha que apertar o pão pra ele entrar no tantinho que a minha boca se permitia abrir. 


Não teve jeito....fui eu procurar uma dentista. 


E quando finalmente fui procurar a abertura da minha boca estava tão limitada que ela nem conseguiu tirar a medida pra fazer a placa. Ela me mandou embora com inflamatório,  relaxante muscular, a recomendação de fazer compressa quente e voltar dali a uma semana para enfim tirar a medida para placa. 

E nessa conversa inicial ela me disse umas outras coisas. Bem, é o estresse diário e essa tensão toda que me faz pressionar tanto os dentes. E uma outra coisa: como eu malho demais da conta, é muita adrenalina no sangue. E essa adrenalina toda afasta a calma necessária para um repouso o corpo na hora de dormir. 

Dá pra acreditar nessa história?

E mais, a dentista disse que eu preciso fazer também atividades calmantes, como alongamento, pilates e coisas do gênero. E que eu preciso diminuir o ritmo da malhação. 

Bem, essa primeira consulta já tem 1 mês....e eu não disse nada até então porque eu nem sabia o que dizer. Não sabia nem por onde começar o raciocínio. Mas não precisa ser um gênio para saber que não é a primeira vez que a minha saúde é sacrificada em nome de loucuras para emagrecer mais rápido. 

Já lesionei o joelho, já lesionei o músculo do meio do peito de tanto fazer abdominais (acredita?), já lesionei a coluna e agora lesionei até o maxilar. Dá pra acreditar?

É, vou ter que repensar tudo isso. Repensar meus métodos. Essa é a verdade. E ainda estou repensando. Ainda estou trabalhando tudo no nível mental. 

E o final da história foi: voltei na dentista e fiz o molde para a placa. E hoje fui lá buscar a minha placa de bruxismo. Que é assim:


E posso parecer louca (mais?), mas preciso dizer: adorei! kkkkkkkkkkkkk

 Me fez lembrar da época em que eu usava aparelho. Sim, já usei aparelho (aí vc imagina minha adolescência, gordinha, com aparelho....). Só que eu adorava usar o aparelho. Sei lá o porque. Só sei que adorava.

Então hoje cheguei em casa e logo coloquei a placa. Só para matar a saudade de tempo em que usava o parelho. Mas a verdade é que o passado não volta. Mais cedo ou mais tarde vou ter que acalmar os ânimos e repensar essa minha história, porque o futuro chega sem pedir licença.

16 comentários:

  1. É... a gente tem que repensar sempre todos os processos da nossa vida, incluindo o de emagrecimento. Não dá pra buscar resultados sacrificando coisas importantes, como a saúde, né? Eu tenho buscado meditar, tô frequentando um centro budista, tem me ajudado muito a controlar o estresse do dia a dia... me fez bem, espero que você também encontre uma forma de lidar com isso e tenha sucesso em repensar seus métodos! :) Ah! que bom que já está com a plaquinha, isso vai te ajudar também, né? bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meditação em centro budista? Isso é o máximo. Que legal. E é verdade. Temos que rever nossas prioridades. Eu tenho que rever a minha prioridade. Amando a plaquinha. Ainda com ela kkkkkkkkkkkk
      bjsjbsjbs

      Excluir
    2. Faço meditação junto com a Yoga, é realmente transformador.

      Excluir
  2. É com saúde não se brinca, eu estou adiando o retorno ao dentista de 6 meses acho que já vai pra 1 ano, porque será que a gente deixa a coisa piorar para tomar uma atitude? Espero que dê tudo certo com a plaquinha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade....a gente só muda quando não tem jeito. A gente que precisa mudar, se cuidar mais, não é só beleza......é uma questão de saúde.
      bjsjbsjbs

      Excluir
  3. Ai, Nanda... é tanta loucura que fazemos em nome do emagrecimento... eu comecei a ficar mais light com exercício físico. Até porque estava ficando maromba e não tava perdendo muito peso. Não quero ficar parruda... quero ficar mais fina, com curvas... Então reduzi a atividade física. Faço caminhadas, trilhas e dança do ventre. Parei com os exercícios localizados com peso. Mas isso aí... vá mais devagar... faça mais atividades relaxantes e que te dêem prazer. Tenho certeza que irá se apaixonar por alguma. Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí é um outro problema na minha cabeça, a linha entre definidinha e definida demais.....eu também não quero ficar com as coxas que mais parece tora de árvore. Eu te entendo completamente.
      Bjsjbsjbs

      Excluir
  4. Oi Nanda, td bem? Nossa eu sei como isso é péssimo. Eu tenho bruxismo desde criança por causa de ansiedade, mas td minha familia tem, meu irmão com 2 aninhos dormia e eu ouvia ele ranger os dentes, então acho que nossa ansiedade é psicologica. Fiz a placa, paguei um horror de caro e não consigo usar. Babo a noite inteira, ela machuca td, é dura.. e eu acordo sem ela.. O dentista falou que é dura e não macia justamente para a gente parar de morder, mas não adianta, eu odiei, me arrependi. Enfim.. Estou te seguindo nesse blog e queria te convidar para conhecer o meu e o meu canal no youtube. Eu fiz como forma de apoiar e receber apoio nesse momento da reeducação em que nossa autoestima pode estar vulnerável.. sabe? Espero que goste. Beijo

    http://www.derepentevinteenovesim.blogspot.pt/

    https://www.youtube.com/channel/UCVv7gvSXF0dKTL6SW4CgkkQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa....muito me interessei por essa história? Quanto você pagou? Eu paguei 240 reais a plaquinha e todos as idas ao dentista, foi 160 reais. A minha também é dura, mas eu não acordo sem ela. Acho mesmo que meus anos usando aparelho me ajuda nesse momento.

      Você precisa tentar mais, tentar mais uma vez. Pensa que daqui a pouco pode ficar pior.
      bjsjbsjbs

      Excluir
  5. Lembrei muito de mim agora..que vou deixando pra depois e quando vejo já ta insustentável rsrs.
    Dentista já falou pra mim e eu estou adiando tbm pressiono muito os dentes e ela me disse que é estresse :(.
    Que bom que gostou,isso ajuda muito!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz a plaquinha também.....claro que é preciso se acostumar, no inicio incomoda mesmo (mas pra quem já usou aparelho, tá acostumada). Mas é necessário. Tem casos que a pessoa aperta tanto que deixa todos os dentes danificados. Tem que tirar, fazer canal e tudo mais. Resolve logo antes que fique sério....que nem eu :D
      bjsjbsjbs

      Excluir
  6. Oi
    Sempre é hora de fazer a análise do que não está bom.
    Que bom que VC foi e fez, aos poucos vamos engrenar o devagar e sempre em nossa vidas.

    Bjs

    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai.....mudar o que precisar ser mudado e seguir em frente.....pra frente sempre. Bjsbjsjbs

      Excluir
  7. Nossa não conhecia isso de bruxismo não que bom agora é só usar a plaquinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? É um caso serissímo...o meu - eu acho - é menos pior, porque quem esfrega os dentes faz um barulho danado e os dentes se desgastam, ficam retos, todos do mesmo tamanho e tem uns que ficam pequenininhos. É horrível.
      Agora com a plaquinha tá tudo tranquilo. E estou usando todos os dias.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...