quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Evidências

Hoje eu tava assistindo (do meu HD da NET) um programa bem antigo que eu adoro: comendo escondido

Enfim, nele a produção coloca câmeras para investigar pessoas que teimam em achar que não come o suficiente para ser tão gordas. E elas câmeras de vigilância, enfim, diz o porquê de tanta gordura extra. Mas isso nem importa para este post. A questão é que em cada episódio há um teste alimentar. E o que vi hoje foi bem interessante. 

Pegaram um grupo de pessoas e colocaram para assistir a uma apresentação enquanto comiam. Serviram asinhas de frango infinitamente, durante toda a apresentação, e dividiram as pessoas em 2 grupos. Do grupo A, de tempos em tempos, eles limpavam o prato das pessoas. Do grupo B eles não limpavam, os ossos das asinhas já comidas ficavam lá como lembrete. 

Resultado? O grupo que teve seus pratos limpos de tempo em tempo comeu 71% a mais que o grupo que teve os ossinhos lembrando do quanto já tinham comido. 

E eles explicam: "o problema é que comemos com os olhos, o que significa que ficamos com vontade de comer quando vemos um alimento, mesmo se nós não estivermos com fome. Mas podemos usar o fato de comer com os olhos a nosso favor. É só ficar de olho no que já comemos, mantendo as evidências na nossa frente. Diante das evidências visuais conseguimos dizer ao cérebro que estamos satisfeitos. E assim controlar melhor o que comemos durante o dia". Então se você mantiver uma lembrança do que já comeu, vai comer muito menos. "Se comer balas, fique com os papéis. Numa refeição deixe os restos no prato. Se tiver bebendo deixe as garrafas vazias na mesa. Deixe sempre pistas visuais que te ajudarão a te lembrar da comida e você comerá menos. Experimente. Funciona."

Pra quem é mesmo ultra organizada não vai conseguir fazer isso direito. Mas é importante. Principalmente se você tá naquele dia em que tá comendo o mundo. A cada nova comida, não jogue as embalagens no lixo imediatamente. Por um tempo, deixe visível. Para que você  tenha a noção do que está mesmo comendo. 


E no dia-a-dia isso vale nas pequenas coisas....na hora de sair com amigos e tal....deixe que a evidências te ajudem na hora de saber quando deve parar. É mesmo uma ótima dica.

4 comentários:

  1. Boa dica Nanda! Quando for a um rodízio de pizza vou tentar deixar as bordas á vista, (geralmente os garçons levam) rs aí n comerei tanto! Um xeeero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoooooooo. É essa a idéia. E quando se tem ali, um lembrete do quanto se comeu, garanto que vamos mesmo comer menos.
      bjsjbsjbs

      Excluir
  2. curti as dicas, vou tentar fazer.
    E quem nunca comeu tudo que via na frente, rsrsrsrs.
    Essa dica aí vai assustar.... mas é bom....
    Iara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk é verdade. É um jeito de ter controle com o que se comer. Uma ótima dica mesmo.
      bjsjbsjbs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...