sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Calorias cheias

Com essa onda em que estou tentando implementar, de uma vida mais equilibrada e mais saudável, as calorias não são mais a minha única preocupação. 


É claro que as calorias devem ser observadas. Não importa se é alface, se você comer 10.000 calorias por dia, vai engordar. Mas já que é para consumir calorias, estou observando o que vem junto com elas. Estou tentando comer o que chamam por aí de calorias cheias.


Se você vai comer, e vai consumir 500 calorias, bem, que estas calorias venham recheadas de nutrientes, e não apenas de açúcar e gordura.  

E quando se fala em calorias cheias x calorias vazias, pensamos sempre nos exemplos extremos. Bala x uva. 


Mas não é só por aí que estou pensando. Estou pensando também nos diet/light. Muitas vezes eles tem poucas calorias, o que aparentemente é muito bom, mas também não tem nenhum (ou pouco) nutriente. 

E apesar dos diet/light parecerem uma boa opção, se eles não tem nutrientes, eles na verdade não são. Não só de calorias (mesmo que poucas) vive o homem. Eles precisam de vitaminas, potássio, ferro.......E se sua deita não tiver isso, não importa muito quão pouca calorias tem: ela não é boa. 

E eu ando pensando muito nisso. Apesar da gelatina sem sabor ter pouquíssima caloria, uma laranja ou uma ameixa seca de sobre-mesa faz melhor para o corpo. E este é o meu objetivo: fazer bem para o corpo, equilibrá-lo e fazer da minha vida uma vida saudável. O meu equilíbrio mental exige que eu pense menos em calorias e pense mais em nutrientes. Comer é muito mais que um prazer. Comer é uma forma de dar ao corpo que ele precisa. E é nisso que eu tento pensar enquanto como.

Então, sempre que olho para uma guloseima eu separo mentalmente tudo o que a compões. E algumas coisas tem apenas açúcar e gordura. Chocolate, por exemplo. Se não for o meio amargo é puro açúcar e gordura. Então, eu como o 70% cacau, que tem nutrientes. É esse jogo metal que estou treinado. Essa consciência é importante. Eu diria que a consciência é o primeiro passo. E eu não vejo a hora de dar todos os outros e ir rumo à minha vida nova.

2 comentários:

  1. Engraçado, foi usou logo o exemplo do suco de laranja... Eu costumo falar isso para todo mundo: ele pode ser calórico, mas é saudável! Se nos obrigarmo a comermos ao menos uma fruta por dia e incluir salada no almoço, já vai fazer um grande diferença.... Ficamos mais saciadas e bem alimentadas... Depoi é aumentando gradativavente as opções saudáveis!

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