domingo, 22 de novembro de 2015

Pãozinho Integral Macio

Aproveite o domingo para colocar meus dotes culinários em prática e fazer um pãozinho integral.


Adoro cozinhar. Adoro (infelizmente). E acho mesmo que você fazer sua própria comida é uma parte importante da vida saudável. Sei que nem todo mundo tem tempo, mas sempre que posso, eu faço. A verdade é que comida de verdade não vem em embalagem. 

Então, bora lá gastar umas calorias sovando pão e ainda cozinhar algo mais saudável que o pão francês da padaria. 

Tirei a receita de um livro novo que comprei. Este aqui:


Agora estou tentando testar uma receita nova para cada livro novo que compro. Ou não teria sentido comprar.



Pãozinho Integral Macio



Ingredientes:

225g de farinha de trigo integral, e mais um pouco para polvilhar
1 col. (chá) de sal
25g de manteiga picada
1 1/2 col. (chá) de fermento biológico instantâneo
1 col. (chá) de açúcar
cerca de 150ml de leite morno

Modo de fazer:


Unte ou enfarinhe a assadeira. Misture a farinha e o sal em uma tigela, adicione a manteiga e amasse. Junte o fermento e o açúcar. Faça uma cova no meio e adicione o leite aos poucos, misturando até obter uma massa macia. 

Coloque a  massa em uma superfície polvilhada com farinha e sove até ficar lisa e elástica (mais ou menos uns 10 minutos). Faça uma bola com ela e ponha em uma tigela levemente untada com óleo., cubra e deixe crescer em local aquecido até dobrar de tamanho (de 1 a 2 horas).

Sove a massa novamente em uma superfície polvilhada com farinha e divida-a em 8 porções iguais. Role cada porção até dar-lhe uma forma redonda ou oval e pressione-a firmemente com a base das mãos. 

Coloque a massa na assadeira , espaçando bem, cubra e deixe crescer por 20-30 minutos, ou até dobrarem de tamanho. 

Preaqueça o foro a 220°C. Polvilhe a parte superior das massas com farinha. Asse por 15-20 minutos, ou até que os pães esteja dourados. 

Desenforme e cubra com um pano de prato limpo e seco para manter as casas macias. Sirva morno ou frio.

Para ver como ficou o meu pão, olhe no instagram.

Eu, a pedido do marido, fiz um com linguiça e também ficou muito bom. Tá, confesso, ficou ainda melhor. Mas aí a gente perde toda a proposta do saudável. Né?

Fiz as contas das calorias (do pão normal...esquece que eu fiz um com linguiça).

Eu usei a farinha de trigo integral da Pan Fácil. 


Que cada 50gr tem 160 calorias. E acho que isso é importante dizer, pois faz toda diferença nas contas das calorias, já que o trigo é basicamente a maior parte dos ingredientes. Então, fiz as contas e cada pãozinho tem 137 calorias. Contra 135 do pão francês. 

Aí você pensa: pra que ter tanto trabalho e ainda ter 2 calorias a mais. 

Se levarmos em consideração das calorias gastas no preparo, olha.....esse pãozinho terá menos calorias que o pão francês. E não é só isso....gente, esse pãozinho dá uma saciedade imensa. Muito mais que o pão comum. Sério, eu comi um pãozinho (e ele não é grande)....e deu, nem consegui pensar em outro. 

Super recomendo que tentem a receita. E quem testar, depois me conta o que achou.

6 comentários:

  1. Pão caseiro é outra história! Ingredientes de boa qualidade e muito amor.
    Uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita. E olha: além da saciedade, o índice glicêmico é mais baixo, o que além de mais saudável, diminui sua vontade de comer, porque açúcar é viciante e te predispõe a querer sempre mais!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...