quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Por que não comecei antes?

Um sentimento recorrente - pelo menos para mim - nessa minha busca pelo corpo ideal é o arrependimento.

E ele não vem apenas quando faço algo errado, quando como de mais ou coisa do tipo. Ele vem também quando faço tudo certo. Ou seja, ele está sempre me acompanhando. Quando eu faço tudo o que precisa ser feito, eu tenho aquela sensação de "por que não comecei antes?".


Seja lá qual foi o novo hábito que estou tentando incorporar, eu sempre penso "por que não comecei antes?". Por exemplo, quando comprei as luvas de boxe para ter um exercício para parte superior e deixar a parte inferior descansar. 

Antes eu quase não conseguia fazer atividade física todos os dias da semana. E isso me atrapalhava muito, porque no dia que eu não malhava, comia mais. E essa coisa de nas terças e quintas fazer boxe para as pernas descansar e eu trabalhar os braços está dando tão tão tão certo, que eu volto a pensar: "por que não comecei antes?"

E a questão é: o tempo não volta. 



É chato ter essa sensação de que queria ter começado antes o tempo todo, mas a verdade é que não se tem o que fazer. Temos que simplesmente aproveitar melhor o tempo daqui pra frente.

E já que é tão tão tão chato ficar sempre com a sensação de que deveria ter começado antes, quero deixar aqui um conselho (um conselho que eu mesma quero começar a seguir): FAÇA!

Faça o que for necessário. FAÇA. 

Não espere um momento exato, não espere um convite para uma festa, não espere pela segunda-feira, não deixe pra depois. Comece hoje, comece agora. E faça. 

É muito comum ouvir pessoas dizendo - por exemplo - que quer emagrecer um pouco para entrar na academia, para procurar um médico, para procurar uma nutri. 

"Não vou começar uma academia gorda desse jeito"

"Vou emagrecer uns 5 quilos e depois vou na nutri"

"Como que vou voltar na médica e dizer que engordei 3 quilos? Vou primeiro esperar emagrecer esses 3 quilos para depois voltar lá"

Eu sei.....é difícil pedir ajuda. É difícil admitir que - talvez - sozinha essa jornada lhe parece impossível. E entrar pra academia ainda gorda, voltar na médica depois de engordar 3 quilos, procurar a nutri estando acima dos 100 quilos.....é mesmo um pedido de socorro. Mas, sabe, não é feio pedir socorro. Muito pelo contrário. Isso mostra uma coragem, isso mostra uma força incrível. 

Então meu conselho é: faça o que der, o máximo que der. 

Se puder procurar um médico, vai, mas vai agora. Ele, com toda certeza, sabe mais que você, vai poder te ajudar nessa jornada. Se puder ir numa nutri, vai. Vai agora. Ela vai conseguir te ajudar a começar, que é também um fase muito importante. Se puder entrar numa academia, entre. Entre agora. Absolutamente todos que estão lá (independe do corpo que tenham) estão pelo mesmo motivo que você. Vão te entender como ninguém. 

Não estou dizendo que não conseguirá sem isso tudo. Claro que conseguirá. Mas com toda essa ajuda a sua jornada pode ficar um pouco mais fácil. E não espere para facilitar as coisas pra si mesma. Você merece isso. 

Eu sei que nos culpamos muito por ser gordas. Achamos que precisamos sofrer, nos punir por isso. Então a dieta tem que ser um sofrimento. A ginástica tem que ser um sofrimento. E se alguém que conhecemos busca um plano B (sei lá, cirurgia ou remédios) achamos que estão trapaceando. Porque toda gorda tem que sofrer para perder tudo que acumulou. 

Pare de se punir. Você merece se perdoar, você merece ter tudo facilitado, seja uma academia com uma super estrutura e aulas legais, seja uma nutri espetacular, seja uma médica fabulosa que parece já te conhecer de tanto que te entende. Você merece. Você não precisa passar por todo esse caminho sozinha para se sentir vitoriosa. Você é vitoriosa por tentar, você é vitoriosa por pedir ajuda, você é vitoriosa por não desistir. 

E seja lá qual tipo de ajuda que quer, se é malhando na academia ou em casa. Se é tendo aulas de dança pelo youtube ou malhando ao ar livre, se é indo a uma médica, massagista, homeopata, acupunturista....não importa, mas faça, faça agora. Para depois não ficar com aquela sensação de "por que não comecei antes?".


E, acredite......mesmo que essa sensação venha, não se apegue muito a ela. O tempo pra trás poderia ser melhor aproveitado, e não foi....tudo bem. Aceite isso como um aprendizado e aproveite melhor o tempo futuro, ou melhor, o tempo presente. E daqui um tempo....você vai ter agradecido (a si mesma) por ter começado hoje. Agora.

10 comentários:

  1. O que mais valorizo nestas temporadas de emagrecimento é a PAZ.
    Como é bom sentir que a cada dia temos mais saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade......e é incrível como abandonamos essa paz por tão pouco.

      Excluir
  2. Sábias palavras, Fê... As coisas só começaram a melhorar para mim quano comecei a respeitar meus limites!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post amiga! Temos que começar e prosseguir! Força na batalha e um super beijo. Tamo juntas! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô indo tão bem Mia.....mas tão bem que nem parece eu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho que fui abduzida,ou pelo menos abduziram minha ansiedade.

      Excluir
  4. Cheguei ao seu blog agora por acaso e estou devorando (melhor do que devorar comida =p)
    Pelo pouco que li, notei que temos a mesma filosofia em relação ao emagrecimento e ao modo de chegar a ele, e gostaria humildemente de te deixar duas sugestões (nem sei se já falou sobre elas rsrs): o Blog da Mimis e o livro Pense Magro. Acho os dois imperdíveis
    Tô achando que vou aparecer aqui mais vezes =)
    Mah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões. Adoro o blog da Mimis. E o livro já li também. Faz um tempinho que li. Tô até pensando em ler de novo. Obrigada mesmo. Pelas sugestões e elogios.

      Excluir
  5. Amiga...

    Adorei suas PALAVRAS GENEROSAS. Tudo o que eu precisava ouvir e que eu SOU UMA VITORIOSA, POR NAO DESISTIR. E quer saber, sou mesmo!

    Todas nos somos!

    SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmmm Ester, e fico imensamente feliz que tenha te ajudado. Vc é mesmo uma super mulher.
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...